RESENHA| O Duelo dos Imortais

18:44 14 Comments A+ a-


Quando o cosmos foi estabelecido, Geb (Deus da Terra) e Nut (Deusa do Céu) deram a luz a quatro filhos: Osíris, Deus da Agricultura, Néftis, vidente responsável pelo equilíbrio do universo, Ísis, Deusa da Criação, e Seth, o Deus Seco. Por ser o único Deus que ainda não tinha desenvolvido poder algum, por muitos séculos Seth foi escanteado e desacreditado pelos deuses do panteão egípcio, tornando-se invejoso e desprovido de sentimentos bons. Ele direcionou sua obsessão para Ísis, que amava desesperadamente Osíris. Humilhado, Seth imaginava que o sentimento de Ísis por Osíris tinha a ver com o seus poderes e, com isso, passou a observar e perseguir a Deusa em segredo. Um dia, depois de muito fracassar e quase perder as esperanças, chegara o momento de seu tão esperado poder se revelar. Agora não haveria mais motivos para Ísis não ser sua.

Osíris sabia que a união de dois deuses era terminantemente proibida, pois violava as regras do cosmos, mas o seu sentimento por Ísis falava mais alto. As regras precisariam ser mudadas. Néftis, vidente e ouvinte das estrelas, no entanto, sabia que uma coisa terrível estava prestes a acontecer, mas nada poderia fazer para interferir no futuro do universo. A sorte estava lançada.

“Talvez você tenha razão – concedeu Osíris – Seria mais fácil. Mas o caminho mais fácil nem sempre é o melhor. A luta costuma fortalecer.”

Duelo dos Imortais é o livro precursor da série Deuses do Egito e conta a história de quatro deuses: Néftis, Ísis, Osíris e Seth. Embora seja um prelúdio das aventuras dos nossos três muminhos preferidos, não consegui ver ligação com eles nem com Lily, o que sinceramente me chateou um pouco. Como venho acompanhando a série e adoro mitologia, seja ela qual for, fiquei bastante empolgada quando soube do lançamento do livro. Obviamente me frustrei, pois até Amon-Rá, que tem um papel importante na saga, foi deixado de lado. Basicamente, serviu para nos fazer entender quem é o tão temido Deus Seth e a razão de ele ser como é. Num primeiro momento eu realmente cheguei a sentir pena dele. Vejam bem, eu disse num primeiro momento, porque poucas linhas depois eu já o odiava. Se Colleen realmente queria um vilão, ela conseguiu. Sem nenhum traço de comicidade, Seth chega a ser mais repugnante e obsessivo do que a nossa imaginação pode nos levar a crer que alguém pudesse ser. 

Néftis, por ser responsável pelo equilíbrio do universo, deveria ser mais equilibrada (eu sei, o trocadilho é péssimo). Embora pareça que ela sempre sabe que no final as coisas dão certo (ou não), a impressão que eu tive foi que ela deixa tudo acontecer e não intervém como poderia ou deveria. Gostei da forma como a autora a descreveu, como uma deusa meio "desorientada" embora cheia de boas intenções, mas de boas intenções o inferno está cheio, não é? Já Ísis, do cume da sua bondade e meiguice imensurável, me lembrou mais uma adolescente impulsiva e loucamente apaixonada, disposta a fazer o que fosse preciso para ficar em paz ao lado do seu príncipe encantado: Osíris. E ele é o típico galã de romance, o Deus da Agricultura é certinho, respeitador e... previsível. Nada contra, mas nada a favor também. Amon-Rá, que deveria botar ordem em tudo, só vivia brilhando e dando ordens que a todo momento eram violadas, então já viu, não é? A emoção predominante ao ler o livro foi raiva de Seth que, mesmo sendo odioso, roubou a cena e, acredito eu, a intenção era mesmo essa.

Embora a ambientação seja legal e esclarecedora em relação aos deuses e seus sentimentos, senti falta das aventuras dos livros "anteriores" e em vários momentos me perguntei se realmente seria necessário para o andamento da trilogia. Cheguei a seguinte conclusão: o ponto positivo é que pode ser lido antes ou depois dos outros livros, pois não tem spoilers e não traz relação com os protagonistas dos volumes anteriores e por ser curtinho (apenas 112 páginas) dá para ser lido numa tarde, já que a escrita da autora não é cansativa.

No mais, ficou um pouco de decepção, porque a gente se apega aos personagens e fica querendo ler e saber mais sobre eles, mas para quem curte o Egito e os seus Deuses misteriosos não deixa de ser uma boa pedida.

Editora Arqueiro | Classificação: 3/5 | Ofertas
Foto: Livros e Sushi

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

14 Comentários
Comentários

14 comentários

Write comentários
Jessie
AUTHOR
24 de janeiro de 2018 08:39 delete

Oi Diana!

Tudo bem? Então, eu amo a Colleen Houck, mas li o primeiro livro da série Deuses do Egito e quase morri de ódio! O livro só ficou bom pra mim depois da parte dois e isso foi pra lá da metade! Eu tenho o segundo, mas não consegui encarar até hoje, achei bizarro que em uma ou duas páginas ela tenha feito um gancho do primeiro para o segundo volume.

O fato de esse livro não ser exatamente um livro da série também me desanima. Eu ainda nem li aquele pequeno da Yesubai que ela lançou referente à Saga do Tigre e olha: eu amo essa saga!

Bom, eu amo o Egito e seus deuses misteriosos, como disse, mas de verdade não sei se encaro a leitura. É uma pena que tenha te decepcionado com esse livro.

Beijinhos
www.paraisoliterario.com

Reply
avatar
26 de janeiro de 2018 09:34 delete

Apesar de gostar do enredo mitológico do livro eu não me sinto atraída por essa série, seja pela quantidade de livros, já que prefiro livros únicos, seja pela trama que foi construida em cima desse pano mitológico. Ainda não me senti atraída por nenhum dos livros da Colleen, mas preciso dar uma chance, vai que eu me apaixono.

Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Ana Luz
AUTHOR
26 de janeiro de 2018 16:28 delete

Olá, tudo bem?

Essa série não me chama a atenção, li apenas uma obra da autora e não gostei da escrita dela (me julgue :D), desde então nada dela me chama a atenção. Na verdade, foi mais precisamente o primeiro livro dessa série, achei tudo tão moroso...

Beijo.

Reply
avatar
28 de janeiro de 2018 15:56 delete

Oi Diana, tudo bem?

Curto muito a mitologia mas não tive oportunidade de conhecer a série Deuses do Egito.

Estou passando por um momento de evitar séries, ainda que os volumes não são interligados, pois sempre nos decepcionamos com o ritmo de algum deles e acaba perdendo um pouco do encanto criado.

Mas não desisti ainda de realizar a leitura, devido a escrita da autora não ser cansativa (o que já li ótimas opiniões a respeito).

Uma pena ter gerado um pouco de decepção por conta do apego aos personagens, mas acredito que ainda assim tenha valido a pena hehehehe

Abraços, Amanda (:


Reply
avatar
Marijleite
AUTHOR
29 de janeiro de 2018 16:41 delete

Olá, muito boa sua resenha. Eu amo livros que envolvam os deuses do Egito, então mesmo que não tenha lhe agradado tanto quanto os demais da série, eu fiquei sim curiosa para ler ele.

Reply
avatar
29 de janeiro de 2018 16:44 delete

Olá, tudo bem?

Acredita que ainda não li nenhum livro da autora? Tenho a série do Tigre e essa nova, porém ainda não dei oportunidade. Pra ser sincera, iria me desfazer dos livros porquê não estava com vontade de ler. Mas lendo a resenha desse livro, fiquei um pouco curiosa com a leitura, mesmo não sendo uma "continuação. Vou tentar dar uma chance, quem sabe mudo completamente a opinião, né?

Beijos

Reply
avatar
29 de janeiro de 2018 17:12 delete

Olá!
Esse é um dos livros que mais gosto dessa série. Porque nele conhecemos mais dos deuses e tem muita mitologia que é algo que me agrada muito e que a Colleen escreve com maestria.
Confesso que o desfecho não está sendo uma das melhores experiências estou há mais de duas semanas lendo e não tá fluindo.
Beijos!

Camila de Moraes

Reply
avatar
30 de janeiro de 2018 09:47 delete

Ooi,
Eu li apenas o primeiro livro da série por enquanto, mas apesar de gostar da história senti falta de mais mitologia. Esse livro parece ser o que eu estava buscando, mais sobre os deuses e mais interação entre eles. Vou com certeza fazer a leitura em breve!

Corujas de Biblioteca

Reply
avatar
1 de fevereiro de 2018 10:43 delete

Olá!

Eu estou louca para ler essa série da autora, achei interessante sua resenha e estou levando em consideração sua opinião, acho que vou começar por esse e depois entrar na história principal, dessa forma não fico esperando o que não virá. Nunca li nada da autora, mas estou esperançosa com essa mitologia (adoro mitologia de qualquer tipo também). Obrigada pela dica e pela opinião sincera.

Beijos

Reply
avatar
Alex Costa
AUTHOR
1 de fevereiro de 2018 20:58 delete

Eu gostei, mas achei a leitura meio dispensável. Como eu disse na minha resenha, o que eu mais gostei foi que, msm não curtindo taaanto, ainda assim fiquei preso até o final! ^^

Abraços.
Alex, do Um Bookaholic. <3

umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

Reply
avatar
3 de fevereiro de 2018 17:07 delete

Oi!

Então, eu nunca tive interesse em ler essa série, apesar de achar a mitologia abordada muito interessante. Não sei bem o que é, mas não me da vontade de ler. É uma pena que você se decepcionou com o livro e que ele poderia ter mais aventuras, etc.

Parabéns pela resenha e sinceridade :)
beijos!

Reply
avatar
Delmara Silva
AUTHOR
4 de fevereiro de 2018 19:12 delete

Oi Diana,
pretendo ler essa série este ano e estava em dúvida se poderia ou não ler este volume antes dos demais, então fiquei feliz de você ter falado a respeito. Tendo como base as suas impressões cheguei a seguinte conclusão: Embora o livro possa ser lido de forma independente e seu enredo não interfira diretamente na trama principal, vou seguir a ordem de publicação pois senti que este não é tão empolgante quanto os outros e não quero ter uma má impressão inicial.

Abraços!
Nosso Mundo Literário

Reply
avatar
Bell Paula
AUTHOR
5 de fevereiro de 2018 00:41 delete

Oie, tudo bom?

Eu já tinha lido a Saga do Tigre, dessa autora e já estava dando uma olhada nesses livros dela. Mas confesso que não tinha procurado muito não. Sua resenha me lembrou da série Deuses do Egito e aguçou minha vontade de ler, mesmo que você não tenha gostado muito desse livro.

Eu vou dar uma chance para a série e deixar esse livro para o fim, pois assim eu não desanimo com a leitura.

Beijos.
www.manuscritoliterario.com.br

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2018 09:02 delete

Olá♥
Será que eu sou a única que não me sinto atraída por esses livros?
Creio que é uma ótima pedida para os fãs de mitologia. Sabe o que mais me encheu os olhos nesse enredo? Foi quando li o nome Seth, em toda fantasia que leio que tem um personagem com esse nome eu sempre me apaixono por ele e o mais incrível é que na maioria das vezes ele é o todo erado rsrs. Tenho que confessar que as capas são maravilhosas muito chamativas e todas muito bem trabalhadas no mínimos detalhes.
Beijos!

Reply
avatar