Por que você precisa ler Extraordinário?

13:43 1 Comments A+ a-



Não leu o Extraordinário ainda? Sério! Tá perdendo tempo, hein! Nesse livro, vamos conhecer o August Pullman, para os íntimos apenas Auggie, que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial. Por causa disso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, e é ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros. Só por esse resumo, a gente já pode chorar? Sim, já podemos! Mas, além disso, ainda traremos alguns aprendizados para você não perder tempo e ler o livro de estreia da R. J. Palacio. 

1. EMPATIA É ALGO QUE PRECISA SER DISCUTIDO, PRINCIPALMENTE NA ESCOLA
Atualmente, todo mundo fala de empatia, de ser colocar no lugar do outro, de aprender a viver em sociedade. Em Extraordinário, vamos ter tudo isso sendo apresentado, só que na escola, num lugar onde deveríamos aprender a ser empáticos uns com os outros, mas nem sempre isso acontece. A reflexão que é levantada para nós, leitores, é: a escola ao mesmo tempo que é um lugar libertador, de aprendizagem e de viver em sociedade, não deixa de ser um lugar que oprime. E, muitas vezes, o problema não são os professores, mas a educação que vem de casa.

2. PARA AS PESSOAS, A APARÊNCIA É TUDO O QUE IMPORTA...

No livro, a  R. J. Palacio nos faz refletir muito acerca da importância da aparência. E só temos uma coisa a dizer a vocês: ela não define caráter, ela não nos faz piores ou melhores que ninguém. O Auggie é um menino tão bom. Apesar de sua aparência não ser uma das melhores, afinal, ele tem o rosto diferente, isso não faz dele um monstro. Trazendo isso à nossa realidade, podemos perceber o quanto nossa sociedade dá importância à aparência. Mas, felizmente, depois de ler esse livro, podemos refletir e começar a agir diferente, caso você também dê importância a isso. Julgar menos, amar e respeitar mais, isso é o que importa. 

3. GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Uma das partes mais emocionantes do livro é um discurso de um dos professores da escola do Auggie, onde ele fala sobre o ato de ser gentil. Entre estar certo e errado, seja gentil! Agora, imaginem: se nós fôssemos gentis sempre, o quanto seríamos evoluídos socialmente? Depois de ler esse livro, podemos pôr em prática muitos aprendizados. Inclusive, o da gentileza.

Depois dessas 3 reflexões contida em Extraordinário, pergunto a vocês: por que não estão lendo esse livro ainda? Se já leram, deixem nos comentários o que aprenderam durante a leitura. 


Perfil do blog Porre de Livros. Se gosta de ler, você está no lugar certo. 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: 
Twitter: @_raypereira / Instagram: @PorreDeLivros / Facebook: Porre de Livros

1 Comentários
Comentários

1 comentários:

Write comentários
14 de dezembro de 2017 14:22 delete

Eu tenho esse livro aqui em casa e queria começar a lê-lo justamente porque saiu o filme... Duas amigas minhas já leram e gostaram bastante (uma delas leu em um dia só, de tão bom!). Por outro lado eu tenho medo de o livro ser triste demais e eu ficar meio pra baixo, dá pra entender? Hahaha.
Beijo,
Luiza.

Reply
avatar