Resenha| O ceifador, de Neal Shusterman

16:49 11 Comments A+ a-

| Editora Seguinte | Classificação: 5/5 | Ofertas |
Em O ceifador, veremos que a humanidade venceu a fome, a guerra e até a morte. Por isso, as únicas pessoas que podem tirar a vida de alguém e impedir o crescimento populacional são os ceifadores. Assim, conhecemos Citra e Rowan, 2 adolescentes que são escolhidos para serem aprendizes do ceifador Faraday. Porém, mesmo não querendo, eles são obrigados a aceitar o treinamento e, assim, dominar a arte da coleta (lê-se: matar). Mas, mesmo dentro da Ceifa, há ceifadores corrompidos, impiedosos e cruéis. E, mesmo sem perceberem, os adolescentes estarão no meio de uma briga não dita, mas que pode custar a vida de um deles ou de ambos.

Qualquer coisa dita pode ser um spoiler. Por isso, não falarei tanto da história. Afinal, Neal Shusterman preparou boas surpresas para seus leitores. Nesse livro, vemos claramente que a humanidade aparenta estar superdesenvolvida e não possui mais problemas sociais, porém, mesmo assim, as pessoas temem a morte e fogem dos ceifadores ou gostam de ver outras pessoas morrendo. E isso chega a ser assustador. Nesse universo utópico, o autor nos mostra o quanto o poder pode corromper um ser humano e que, independente de qualquer coisa, podemos ser bons, anti-corruptos e empáticos. 

Narrado em terceira pessoa, com “partes” de diários de alguns ceifadores famosos e com capítulos intercalados, mostrando Citra e Rowan, podemos ver o quão complexo e bem construído são os personagens e a trama. E nessa construção psicológica e social, podemos ver que, apesar da sociedade ter evoluído, alguns ceifadores não evoluíram junto com ela. Trazendo essa reflexão para os dias atuais. O mais impressionante no livro é que o autor não deixou passar nada, pois a narrativa tem as regras sociais da Ceifa, os métodos de coleta e a disputa por poder. Afinal, a ceifa não deixa de ser uma "sociedade".

Cheio de surpresas e reviravoltas, esse livro é superindicado. A leitura é rápida e apesar de ter uns clichês perdidos no enredo, não deixa de ser uma leitura muito boa e ter uma pitada de originalidade. Não pense que você encontrará sangue nas páginas desse livro. Definitivamente não. Então, não há desculpas para não lê-lo. O final não foi surpreendente, mas não tira a curiosidade dos próximos livros e não te decepciona a ponto de desistir da trilogia. Neste livro, você encontrará uma crítica social bem marcada, uma sociedade superdesenvolvida e personagens que vão te cativar bastante, principalmente quando eles são colocados numa disputa onde só um sairá bem. E não poderia deixar de informar que esse livro vai ser adaptado. Então, preparem-se, espero que seja uma adaptação tão boa quanto outras distopias que foram para o cinema. 

"O que mais desejo para a humanidade não é a paz, o consolo ou a alegria. É que ainda morramos um pouco por dentro toda vez que testemunhemos a morte de outra pessoa. Pois só a dor da empatia nos manterá humanos. Nenhum Deus vai poder nos ajudar se algum dia perdermos isso."

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

11 Comentários
Comentários

11 comentários

Write comentários
F
AUTHOR
15 de julho de 2017 18:24 delete

Ola
Eu também gostei muito de fazer essa leitura, ainda mais por ser cheio de reviravoltas e muito suspense mesmo, por isso também indico bastante. Um dos principais destaques para mim foi referente as partes dos diários, já que deu um diferencial a mais no enredo. Adorei poder conferir as suas impressões, e por ter me identificado também!
Beijos, F

Reply
avatar
Nay Sartor
AUTHOR
17 de julho de 2017 17:01 delete

Oie! Tudo bem?

Estou de olho nesse livro desde que ele lançou e não vejo a hora de poder realizar a leitura dele, com toda a certeza amarei cada página da história e agora que você disse que será adaptado espero conseguir ler ele logo!

Bjss

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
19 de julho de 2017 10:08 delete

Achei a premissa do livro master original e tenho ouvido e lido muitos elogios para com a obra, o que só faz aumentar o meu interesse na leitura. Ler sua resenha só endossou ainda mais minha curiosidade.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
19 de julho de 2017 12:04 delete

Falar que eu estou desesperada para ler esse livro é pouco, sinceramente é muito pouco mesmo!
Eu amo os lançamentos da seguinte, mas esse o enredo me pegou de jeito, e todos estão sempre falando maravilhas dele, como não querer ler?
Espero que saia a continuação logo e que eu possa lê-lo em breve

Reply
avatar
20 de julho de 2017 22:14 delete

Oi. :)
Essa capa é bem intrigante, o que desperta sempre a minha curiosidade.
Sua resenha ficou ótima, que bom q vc falou da estória, mas não deu spoiler, pois odeio. Já ganhou ponto comigo. \0
Pretendo ler em breve, pois o enredo é muito bom.
Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

Reply
avatar
21 de julho de 2017 09:03 delete

Gostei muito dos diários. Quero muito ler o próximo livro! :)

Reply
avatar
21 de julho de 2017 09:03 delete

Sim, será, mas sem data ainda. Vai dar tempo, sim!

Reply
avatar
22 de julho de 2017 23:07 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
23 de julho de 2017 12:56 delete

Oie, tudo bem?
EU AMO DISTOPIASSS ♥
Espero poder ler essa em breve, pois não fazia idéia de que se tratava de uma trilogia! Parece ser uam leitura bem empolgante, e fiquei curiosa sobre como é feita essa coleta e o que acontece depois disso. Também, qual a influência para decidir quem vai e quem fica. Amei sua resenha!

Reply
avatar
1 de agosto de 2017 21:57 delete

Eu concordo que qualquer coisa pode ser um spoiler, haha! Mesmo quando não temos a intenção de dar spoiler, qualquer pequeno comentário se torna um!

Não sabia muito do que se tratava, embora esteja doida de vontade de ler o livro - só a capa já me agarrou!. Que coisa um mundo onde não há problemas sociais... Mas ainda há problemas sociais, huahuha! Gosto de histórias assim, que nos colocam pra pensar nosso lugar na sociedade e nesses problemas. E saber que o autor trabalhou muito bem o sistema social, as regras e tudo o mais me deixou ainda mais encantada.

Desejada desse livro, huahua!

Abraços!
As meninas que leem livros

Reply
avatar
K Riquelme
AUTHOR
9 de agosto de 2017 20:07 delete

Oi Jadson, primeiro parabéns pelo blog e um baita blog e já coloquei como favoritos para acompanhar, parabéns ao três por criar algo tão legal e bem produzido.
Sobre a resenha, eu tinha visto minhas amigas elogiando horrores o livro e de primeira achei que era realmente terror e já tinha colocado na lista, mas agora tu explicando melhor consegui entender como funciona e claro quero ainda mais ler, parece ser um puta livrão pra ler e amar, não sabia que vai virar adaptação, preciso ler antes disso.
Ótima resenha, bem construída e bela fotografia.
http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo

Reply
avatar