Por que eu deveria ler ficção?

12:37 0 Comments A+ a-


Se engana que pensa que ler livro de ficção é perda de tempo. Muito pelo contrário. Livros de ficção ou romances (como iremos tratar daqui pra frente), são livros que podem agregar extremo valor a um alguém. Por isso, mostraremos 7 razões para você ler esse gênero literário:

1) Romances aumentam seu vocabulário
Livros de não ficção, tendem a ter um vocabulário muito parecido. Se você ler dois livros do mesmo assunto, você praticamente ja dominou 96% do vocabulário necessário para lê-los. Já romances possuem infinitos adjetivos, advérbios, substantivos e até novas palavras.Dessa forma, depois de ler um romance, seu vocabulário tende a crescer.

2) Inspiração
Claro que, se a história for baseada em fatos reais, ela tem um gostinho a mais, porém nem sempre elas são. E as melhores histórias são aquelas inventadas. Imaginem a quantidade de heróis que foram criados nos romances. Na verdade, os grande arquétipos heroicos foram inventados no inicio da literatura humana. A nossa ideia de herói foi construída pelos gregos e foi evoluindo ao longo da história da civilização moderna, mas essa historia não mudou bastante, e você pode ver traços de Odisseu em Harry Potter, por exemplo.

3) Diversão
Esse aqui é o mais fraco dos argumentos. Diversão? Por que diversão, quando você pode ler um livro técnico e aprender como ganhar mais dinheiro online. Porque sim, diversão! Uma vida sem um escape não é sustentável e tende a entrar em um péssimo caminho ao longo do tempo. A diversão que a imersão em um livro traz não se compara a de nenhuma mídia que exista, nem de filmes, quadrinhos ou teatro.

Se você não acha livros divertidos, provavelmente você ainda não encontrou o livro certo. É tudo questão de ajustar o livro ao leitor. Você não pode dar um caviar a um macaco; macaco come banana.

4) Experiência humana simulada
É, aquele velho clichê de que você pode ser quem quiser em um livro. Se você está afim de viver em uma sociedade totalitária, você lê Orwell. Se quer viver com robôs, lê Asimov e, se quiser viver na idade média, pode ler Ken Follett. A questão é: os livros lhe permitem entender e estar dentro da cabeça de qualquer personagem. Quando sua imersão é feita de forma verdadeira, você acaba realmente se colocando no lugar deles.

5) Ficção aumenta sua empatia
Você aprender a tratar e entender melhor as pessoas. Quando você lê um personagem, você pode começar a associar as características desse personagem a alguém com quem você convive. E, na forma que a personagem começa a se desenvolver no livro, você pode passar a entender melhor as pessoas. 

Vamos dizer que seu amigo João é um cara mimado: você lê um livro em que uma das personagens é egoísta, mimada e meio má. Mas lendo o livro, você percebe que essa personagem não teve o carinho que devia dos pais e sempre foi escanteado por todos em sua casa. Automaticamente, meio que inconscientemente, você associa João a essa personagem, e começa a entender melhor as motivações e reações dele.

6) Aprendizado
É impressionante a quantidade de informação (técnica!) que você pode reter em um livro de ficção. Claro que não é de forma direta e rápida quanto num livro de não-ficção, porém é de forma mais lúdica e aproveitada. Se você quiser ter uma introdução a filosofia, o que é mais interessante: um livro acadêmico de introdução ao tema, ou “O Mundo de Sofia“, por exemplo? Se você não sabe a resposta, eu digo com firmeza: vá para “O Mundo de Sofia”, do Jostein Gaarde.

A criação de histórias para se passar uma ideia ou ensinamento existe desde sempre. Quando somos crianças nos contam contos e no final nos dizem “a moral da história”. Enquanto você cresce, os novos enredos trazem lições cada vez menos óbvias e mais complexas. E cabe a nós compreendê-las da maneira correta.

Para finalizar, ficções são grandes fontes de entretenimento e crescimento pessoal. Se você é preconceituoso ou simplesmente preguiçoso com gênero, pense de novo. E leia, é claro. Você pode se surpreender com o que essa leitura pode te proporcionar.

Fonte: Estrategistas

Perfil do blog Porre de Livros. Se gosta de ler, você está no lugar certo. 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: 
Twitter: @_raypereira / Instagram: @PorreDeLivros / Facebook: Porre de Livros

0 Comentários
Comentários