Resenha| Jantar Secreto, de Raphael Montes

12:43 20 Comments A+ a-

[ Companhia das letras | Classificação: 5/5 | Ofertas ]
Quando quatro amigos decidem sair de Pingo D'água, cidadezinha do interior do Paraná, para tentar a vida na cidade maravilhosa, eles tinham grandes planos e muitas expectativas. Dante iria cursar administração, Leitão era um fera em computação e cursava T.I., Hugo era um promissor aspirante a cheff de cozinha e Miguel sonhava em ser um bom médico e ajudar pessoas. Inseparáveis desde a infância, acreditam que dividir as despesas seria a melhor opção para economizar, por isso eles acabam alugando um apartamento em Copacabana.

Anos depois, desiludidos com as profissões, com o aluguel atrasado e prestes perder o apartamento, decidiram que voltar para Pingo D'água não seria uma opção, iriam tentar mais uma vez, e por isso  inscrevem num site de aventuras gastronômicas que realiza jantares de responsabilidade dos anfitriões. A princípio não havia nada de errado nisso, até que pensaram num diferencial para o prato principal: carne humana (ou carne de gaivota, como carinhosamente apelidaram a iguaria).

"Já pararam pra pensar que o canibalismo pode ser a solução mais imediata pra fome no mundo? Quero dizer, não comemos nossos próprios mortos por uma questão cultural. Não fomos criados assim. Acontece que enterrar os mortos é um grande desperdício de carne saborosa que poderia ser usada como alimento."

Atraídos pelo exótico prato principal, o jantar acaba causando um furor enorme na elite carioca, que se mostra bastante interessada e satisfeita em pagar quantias exorbitantes pela "especiaria". Porém, quando se anda às margens da Lei, tudo pode dar errado. E acaba dando errado mesmo. Os amigos acabam descobrindo uma máfia onde a matéria-prima é o contrabando de corpos, abatedouros humanos clandestinos e assassinatos. Numa sucessão de erros, eles se veem completamente envolvidos num mundo cruel onde as pessoas chegam ao limite da loucura e acabam conhecendo um lado que nem sabiam existir.

"-Você não se incomoda nem um pouco de fazer isso com um ser humano?[...]-Deixa de ser besta... A mulher já tava morta. Depois de morto, todo bicho é igual. Você é engraçado, sabia? Se a carne vem naquele pacote, coberto no plástico transparente, você não se importa. Pega, frita e come sem nem pensar de onde veio. Agora fica aí, cheio de mimimi. Quer saber? A única diferença é que não sou hipócrita como você."

Se assim como eu, você curte histórias macabras, sinistras e acima de tudo inteligentes, eu não vou precisar  te convencer a ler este livro, pois Jantar Secreto  te ganha pela capa, conquista pela sinopse e supera toda e qualquer expectativa que se possa ter sobre a história. Se você não está preparado psicologicamente para saber até onde vai a capacidade do ser humano em busca de dinheiro e poder, se choca facilmente ou é adepto do bom e velho churrasco do domingo, eu recomendo que você NÃO leia este livro. Aviso dado, eu parto para as minhas considerações sobre a leitura.

"A perversão não tem limites. O ser humano é um bicho escroto por natureza. Não importa o que digam, todo mundo é assim. Rico ou pobre, negro ou branco, velho ou novo, não interessa. Somos todos iguais em escrotidão."

A edição da Companhia das letras está no capricho como sempre. A capa é bem sugestiva, e o corte da frente é pintado de vermelho, que contrasta com o fundo branco da encadernação e possui 360 páginas amareladas que possuem a fonte num tamanho agradável para a leitura. O livro é narrado em terceira pessoa por Dante, o personagem principal da história. A linguagem é dinâmica e atual, tendo capítulos em forma de diálogos de whatsapp e fazendo referência à hits atuais.

Os personagens conseguem despertar os mais variados sentimentos no leitor, desde pena até ódio. Hugo é arrogante e egoísta (todo mundo tem um amigo assim e se pergunta por que ainda são amigos), Leitão é repulsivo e completamente fora da caixinha, Miguel é o politicamente correto e o narrador, Dante passa a sensação de equilíbrio do grupo, nem é tão certo e nem tão errado. Cora, apesar dos pesares é uma personagem que você acaba desenvolvendo algum carinho e procura entender os motivos que a levaram a ser quem ela de fato se tornou. Todos são muito bem descritos e contam com aparências e personalidades totalmente distintas e bem elaboradas.

Raphael Montes sem dúvidas é o futuro do suspense/policial nacional. Carioca, 26 anos, é autor de quatro livros e atualmente escreve roteiros para a TV e o cinema (está trabalhando na adaptação do seu romance, O vilarejo), além de assinar uma coluna semanal no jornal O Globo. Além disso, seus romances "Suicidas" e "Dias Perfeitos" já tiveram seus direitos vendidos e este último foi publicado em mais de catorze países. 

Não há como não se impressionar com a leitura até a ultima página.  O Jantar Secreto é um livro que nos remete a verdadeira realidade do Brasil e faz uma crítica social velada através de metáforas. Vegetariano, o autor aborda temas como limites morais e éticos no que se refere ao consumo de carne humana e as diferenças sociais que vincula e mata literalmente diariamente em nosso país. O autor nos empurra no abismo repulsivo e engenhoso da mente humana e nos mostra de perto a sordidez e a hipocrisia do que somos capazes. Tudo está descrito como ficção, mas bem que poderia ser realidade...

Foto: vida em marte

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

20 Comentários
Comentários

20 comentários

Write comentários
F
AUTHOR
4 de maio de 2017 22:29 delete

Ola
Eu quero muito poder fazer essa leitura, especialmente por ja conhecer a escrita do autor e admirar bastante p seu trabalho. Fico mais curiosa diante de todos os elementos apresentados e em especial as críticas. Amo o gênero, por isso tenho grandes expectativas também. Sua resenha me deixou ainda mais motivada.
Beijos, F

Reply
avatar
6 de maio de 2017 00:10 delete

Olá,

A premissa do livro é bastante interessante, mas acho que não leria o livro no momento. Me agradou saber que os personagens despertam variados sentimentos no leitor e que ótimo que a leitura supera as expectativas. Adorei conferir sua resenha!

www.virandoamor.com

Reply
avatar
7 de maio de 2017 00:50 delete

Oii Diana, tudo bem? Que resenha maravilhosa! Como boa fã de Hannibal eu fiquei curiosíssima quando li sobre esse livro pela primeira vez, mas acabei perdendo o interesse com o tempo. Agora depois de ler seu post a vontade de ler retornou, e espero ter a oportunidade. Parece aqueles livros que chegam realmente para provocar o leitor e tirá-lo da zona de conforto sem dó nem piedade.

Beijos!

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
7 de maio de 2017 10:25 delete

Tenho curiosidade e quero ler, mas morro de medo.
Ontem mesmo vi que o livor será adaptado par ao cinema, e isso me deixou mais pilhada para ler antes disto acontecer.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
7 de maio de 2017 13:34 delete

Olá!! :)

Eu já ouvi falar imenso deste livro, incluindo opiniões mesmo muito positivas! :) Ainda bem que gostaste e ate flaast um pouco sobre o autor!!

Acho que e este o livro que vai ser adaptado ao cinema nos EUA, certo? Acho ótimo que te tenha impressiondo!!

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Reply
avatar
7 de maio de 2017 20:51 delete

Olá Diana,
Já li esse livro e me surpreendi página após página, pois o Raphael estava sempre me presenteando com coisas novas que davam um baque. Achei a construção dessa história inteligentíssima, com uma trama extremamente amarrada e de tirar o fôlego. Bateu uma baita vontade de reler.
Beijos

Reply
avatar
8 de maio de 2017 11:50 delete

Olá.
Meu santo não bate com o desse autor. Mas tenho muita curiosidade de ler seus livros. kkkk
Acho o enredo de jantar secreto sensacional e acredito que será uma leitura chocante.
Apesar de você ter gostado e já ter lido tantas resenha positiva. Só lendo mesmo, pois apesar de achar que posso gostar as chances de odiar são grandes. Já que acredito que o final pode ser daquele "Aff, sério que você fez isso?"


Bjs,
Garotas de Papel

Reply
avatar
8 de maio de 2017 14:04 delete

Olá!

Já vi várias resenhas sobre esse livro mas nenhuma me chamou tanta atenção quanto a sua, fiquei bem curiosa pois achei esse livro uma mistura de Hannibal e seus jantares macabros e suspense haha Mas gosto de coisas do tipo, obrigada pela dica !

Infelizmente o churrasco vai ser difícil encarar, mas preciso ler esse livro!

Beijos
Jess
www.pintandoasletras.com.br

Reply
avatar
8 de maio de 2017 22:00 delete

Oii, tudo bem?
Não conhecia essa obra, mas recentemente fiquei sabendo que será adaptada nos EUA e fico muito feliz, pois a literatura nacional está ganhando espaço. Só ouço elogios aos livros do Raphael e tenho muita vontade de ler, sem falar que a sua resenha me deixou ainda mais animada!

Reply
avatar
9 de maio de 2017 11:52 delete

Oi.
O Raphael tem a minha idade e já chegou tão longe. Sinto por ele um misto de orgulho e inveja. Pretendo chegar lá um dia.
Eu ainda não tive coragem de ler Jantar Secreto, pois tenho certeza de que nunca mais comerei carne depois disso.
Excelente resenha, você escreve muito bem e me deixou com vontade de conferir a obra.
Beijos.

Reply
avatar
Amanda
AUTHOR
9 de maio de 2017 15:54 delete

Oi, tudo bem?
Livros de suspense ou policial me agradam bastante, então é claro que Raphael Montes é um dos nomes que anseio conhecer a escrita. Fico bem feliz em saber que seu recente lançamento é uma excelente obra e a premissa realmente surpreende e incita o leitor a conhecer o livro. Adoro histórias macabras que tiram o leitor da zona de conforto, por isso, creio que Jantar Secreto seria uma leitura bem apropriada. Com certeza irei ler em breve!

Beijos! ♥

Reply
avatar
9 de maio de 2017 19:50 delete

Olá, tudo bem?
Vou te confessar que nunca li nada do Raphael Montes e, sendo sincera, nunca me interessei em ler. É muito difícil um livro de suspense chamar minha atenção, e esses mais sinistros eu passo longe.
Ao contrário de você, não curto muito essas histórias mais macabras. Então, mesmo com tantos elogios, é uma leitura que descartei desde que vi a capa.
De qualquer forma, fico feliz de saber que o livro atendeu às suas expectativas e adorei ler sua resenha!
Beijos!

Reply
avatar
10 de maio de 2017 10:13 delete

Leia, sim! Se você gostou de Hannibal, provavelmente vai gostar desse. :)

Reply
avatar
10 de maio de 2017 10:14 delete

Como teu santo não bate se você não leu o livro dele? ~dúvida cruel~, hahaha. Se joga na leitura, podes se surpreender!

Reply
avatar
10 de maio de 2017 16:03 delete

Sou doida para ler os livros do Raphael Montes, esse em especial achei belíssimo! Desde a arte quanto a trama que ele guarda.

Acredito que é um dos melhores autores nacionais da atualidade, estou doida para ler as criticas que você citou!

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

Reply
avatar
Brooke Bells
AUTHOR
10 de maio de 2017 18:04 delete

Meu Deus, definitivamente esse livro não é um que eu queira ler porque só de pensar em carne humana e pessoas comendo, e eles fazendo isso por dinheiro... É realmente muito macabro para mim, e eu não consigo me ver apreciando essa obra e prefiro continuar apreciando minha carne sem lembrar desse livro para me aterrorizar kk Mas acredito que realmente para quem curte o estilo, esse é inegável um dos melhores livros, e saber que tem uma trama inteligente agregado com um bom enredo e ainda é nacional... é algo muito bom, só não é para mim; prefiro continuar na minha ignorância porque as vezes é melhor. Parabéns pela resenha, ela está incrível!
Um beijo
www.brookebells.com

Reply
avatar
Ana Gabriela
AUTHOR
10 de maio de 2017 18:20 delete

Já dei início a essa leitura no kindle, mas esse é um daqueles livros que eu preciso do físico pra ir pra frente. A trama me lembea hannibal e eu adoro hahaha
www.belapsicose.com

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
15 de maio de 2017 15:36 delete

Oi Iviii! Se liberta mulher hahahaha você vai gostar. Bjossss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
15 de maio de 2017 15:37 delete

Oi Bruna! Também achei inteligentíssima a história. Já sei que terei companhia para ir conferir essa adaptação no cinema ;) haha Bjossss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
15 de maio de 2017 15:41 delete

Oi Jess!! Obrigada lindona, fico feliz de ter despertado teu interesse. Se eu tivesse que comparar, seria mais com O albergue do que com o Hannibal, mas não vou dar spoiler kkkkkk Leia, você vai gostar ( e se tiver 1% do Lecter em você, garanto que não vai rejeitar a boa e velha picanha haha). Bjosssss

Reply
avatar