Crítica| 'Rei Arthur: A lenda da Espada' tem mitologia, romance e gancho para futuro filme

16:06 24 Comments A+ a-


A Lenda da Espada conta a história o Rei Uther Pendragon (Eric Bana), traído pelo próprio irmão chamado Vortigen (Jude Law) que usurpou o trono de Camelot. Apesar disso, uma profecia existe. Aquele que tomar posse da poderosa espada Excalibur, forjada pelo grande mago Merlin, sucederá e legitimará o grande e esperado Rei.
Arthur (interpretado por Charlie Hunnam) cresceu órfão e foi criado num bordel onde leva a vida fazendo parte de uma gangue que domina o Londínio (atual Londres). Isso porque ele não sabe da sua verdadeira linhagem. Porém, os dias de glória e reinado de Vortigen estão prestes a terminar quando Arthur finalmente descobre a sua predestinação. Numa luta para salvar Camelot das ruínas e salvar o seu povo, Arthur precisará enfrentar seus demônios e derrotar o seu tio Vortigen e sua aliança com as trevas. 

Charlie Hunnam dá uma repaginada no personagem que conhecemos através do Rei Arthur, de 2004, protagonizado por Clive Owen (de Os Especialistas). Hunnan faz de Arthur um personagem mais contemporâneo, destemido e com um toque de humor ácido que casou bem com o papel e serviu para quebrar a atmosfera tensa que paira sobre algumas passagens. Cenas com pouca ação e diálogos inteligentes e explicativos permeiam o filme sem quebrar a ideia principal e superando as expectativas dos telespectadores. Charlie alcançou os “píncaros da glória” com a série Sons of Anarchy (2008-2014) onde viveu Jax Teller, o vice-presidente de um clube de Motociclistas fundado por seu pai. E, agora, pretende ser reconhecido por sua atuação no longa.


Rei Arthur: a lenda da espada é a mais nova aposta do diretor Guy Ritchie (Sherlock Holmes) e o que é melhor: ele aborda o universo mítico no qual a lenda foi criada. Sim, a probabilidade de que o famoso monarca não passe de uma lenda é enorme, originada em meados do século V, ficando mais conhecida em 1982 com o lançamento da série As brumas de Avalon e perdurando até os dias atuais. Ritchie pretendeu agradar todos os públicos numa dose Hollywoodiana certa de fantasia: aos conhecedores da história e aos não tão amantes assim do gênero. Por isso, A dama do lago e Merlin tiveram o seu momento na trama

O romance entre Arthur e a Maga (Àstrid Bergès-Frisbey) não teve foco principal, mas ficou subentendido, assim como o gancho para o próximo filme sobre os cavaleiros da Távola Redonda. Resta saber se foi uma decisão acertada ou se ele pagará o preço por querer agradar gregos e troianos.

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

24 Comentários
Comentários

24 comentários

Write comentários
15 de maio de 2017 18:25 delete

Olá, Diana

Fiquei surpresa com o fato do filme ter pouca ação, pelo trailer eu pensei que seria uma sangria desatada! Hahaha
Eu não gosto muito dessa coisa meio medieval, então não pagaria ingresso para assistir, mas verei quando chegar na TV a cabo, pois a fotografia está bem bonita e porque o Charlie é bem gostoso! Hahahahah

Beijos

Reply
avatar
Dicas Rodapé
AUTHOR
15 de maio de 2017 20:56 delete

Olá confesso que faz meu estilo, gostei muito da escrita e explicações sobre fatos desconhecidos pra mim na história.

Reply
avatar
F
AUTHOR
16 de maio de 2017 10:23 delete

Ola
A história parece ser ótima, digo isso justamente por ser uma ambientação que eu curto bastante e por isso adoro conferir novidades nesse estilo. Confesso que ainda não tinha lido nada a respeito, e fiquei bem motivada para poder conhecer a história. Gostei do trailer, e legal que ficou um gancho para outro filme.
Beijos,F

Reply
avatar
Feliciity
AUTHOR
16 de maio de 2017 19:37 delete

Olá!
Esperava que nesse filme tivesse mais ação. Eu iria gostar mais se fosse assim.
Mesmo assim, tem um elenco muito bom. Gosto bastante do Jude Law, principalmente como o "vilão" que tenta tomar o trono.
Ótima indicação.

Reply
avatar
16 de maio de 2017 19:58 delete

Olá!

Okay, eu estou meio que surtando aqui com essa dica! Eu preciso confessar que, mesmo a história sendo incrível e muito interessante mesmo, eu vou ver esse filme só por causa do Charlie Hunnam. Assisto Sons of Anarchy só por causa dele. hahaha Seus comentários sobre o filme me deixaram muito empolgada também, mal posso esperar pra ver logo. Ansiosa!

Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4

Reply
avatar
Carol Mendes
AUTHOR
17 de maio de 2017 07:07 delete

O filme parece bom, mas ultimamente não estou na vibe de assistir filmes, então por ora, vou passar sua dica!
Já assisti uma série nessa mitologia (Merlin) e apesar de ter adorado, não pretendo assistir nada do gênero.
Mas que legal que não deram foco no romance e que vai ter continuação!

Virando Amor

Reply
avatar
17 de maio de 2017 20:11 delete

Doida para ver esse filme, grande parte em culpa do Charlie e do trailer que está maravilhosa.
O fato de ter pouca ação pode me incomodar, já que ao me deparar com um filme desse é ação o que eu espero.
Gostei muito de saber que o Guy trouxe um pouco do lado lenda e fantasia que permeia a história de Arthur isso com certeza despertará o interesse de muita gente em ir buscar mais sobre essa história.

Bjs,
Garotas de Papel

Reply
avatar
18 de maio de 2017 19:05 delete

Oii, tudo bem?
Bom, nem sabia do filme. Em relação a cinema eu sou beem atrasada suahsahssh
O fato de não ter muita ação já me deixa desanimada,isso não é uma coisa que eu esperaria de um filme desses. Acho legal o fato do romance não ser o foco, mas vou passar a dica, pois realmente não me atraiu.

Reply
avatar
18 de maio de 2017 21:17 delete

Olá!
Sou apaixonada pelas lendas do Rei Arthur, inclusive li recentemente aquela edição da Zahar sobre a história. Gostei muito do trailer e do toque de humor que colocaram no filme, estou animada pra assistir logo! Fiquei surpresa em saber que não tem muita ação, não me importo muito, mas o trailer dá a entender que seria 80% ação.
Beijos,

Luana

Reply
avatar
Nayara Borges
AUTHOR
19 de maio de 2017 14:17 delete

Olá!
Meu gosto pra filmes e livros, as vezes são um pouco diferentes. Eu amo ler histórias medievais, com guerras sangrentas e tudo mais, mas ver filmes assim, eu não gosto, da pra entender? Coisa louca hahahaha. Eu um conheço um pouco da história do Rei Arthur e acho muito legal, por isso tenho interesse em ver esse filme, mas se eu não conhecesse, acho que não assistiria. Acho que a produção do filme está incrível, espero que eu goste.
Beijos,
Nay
Traveling Between Pages

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
20 de maio de 2017 13:20 delete

Eu não imaginava que teria romance e isso me deixa com mais vontade pra conferir o filme.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
Wesley Italo
AUTHOR
20 de maio de 2017 14:31 delete

Essa é uma das poucas histórias medievais que eu não curto tanto, desde criança o Arthur não me agrada (rsrsr). Porém estou disposto a dar uma chance para o filme, achei a fotografia legal e gosto bastante de contextos medievais (e o Merlin é um dos meus magos/feiticeiros/bruxos preferidos. Acho bom ter um pouco de romance na trama. Espero ter a oportunidade de assisti-lo em breve. Beijos!

Reply
avatar
Dani Jardim
AUTHOR
20 de maio de 2017 16:10 delete

Olá, tudo bom?

Confesso que não sabia da existência do filme mas muito com muita vontade de assistir, acho a história do Rei Arthur muito interessante. Pelo trailer não parecia ter uma romance no filme e fiquei com muita vontade de saber como vão desenrolar ele.

Beijos:*

Reply
avatar
20 de maio de 2017 18:41 delete

Oi!
Estou vendo falar bastante do filme nas redes sociais, mas confesso que não sou muito fã da temática medieval do filme, deixo esse lado mais para meu marido rsrs
Pela sua crítica deu pra perceber que o filme está bem feito e que vale a pena assistir se tu gosta do gênero.
Dica anotada

Reply
avatar
Carla
AUTHOR
20 de maio de 2017 20:47 delete

Oie!
Eu ainda não tive a oportunidade de ir ao cinema, mas estou curiosa com o filme. E realmente, talvez o filme não agrade a todos, mas uem sabe eu acabe gostando.
Uma ótima dica, que quero conferir com certeza.
Bjks!
Histórias sem Fim

Reply
avatar
21 de maio de 2017 01:38 delete

Oiiii,

Eu estou louca para assistir esse filme, já estava na expectativa a algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ir assistir, e sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Fiquei feliz de saber que ainda que exista um romance ele acaba como plano de fundo, porque eu fico bem chateada quando a história tem tudo pra ser sensacional e ai eles tacam um foco no romance o resto acaba por se perder. Adorei a critica e estou mais ansiosa ainda pra poder conferir o filme.

Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/

Reply
avatar
21 de maio de 2017 04:12 delete

Oii Diana, tudo bem? Gostei muito do seu post. Eu não fiquei tão empolgada com o filme, por já conhecer a história e não estar animada mesmo para mais uma adaptação cinematográfica. Talvez eu acabe assistindo depois em algum momento, mas no momento não acho que farei isso tão cedo.

Beijos!

Reply
avatar
21 de maio de 2017 08:13 delete

Olá, tudo bom?
Esperava que esse filme tivesse mais ação e mais romance, uma pena que não é assim. Apesar da temática medieval que eu não curto muito, gostei muito da sua crítica que mostrou que o filme é bem feito e interessante, então apesar de o romance ficar em segundo plano, não ter tanta ação e da temática, vou conferir rs Espero gostar!

Beijos

Reply
avatar
21 de maio de 2017 13:40 delete

Oi, tudo bem?
Eu confesso que não sou lá muito fã de histórias sobre mitologia, por essa razão não fiquei muito animada com sua dica de hoje, sabe? Mas lendo seus comentários deu para ver que foi tudo muito bem desenvolvido e por essa razão parece ser uma ótima dica para os fãs desse estilo de história. Enfim, embora eu não vá aproveitar a dica, eu gostei bastante de conferir o post.

Beijos :*

Reply
avatar
21 de maio de 2017 21:51 delete

Olá, tudo bem?
Eu estou doida para ver esse filme. Adoro a lenda do Rei Arthur, que conheci quando ainda criança com o filme Lancelot - O primeiro caveleiro de 1995.
Eu não sabia que essa nova versão é dirigida pelo Guy Ritchie e só isso já me deixou ainda mais ansiosa para assistir. Adoro o trabalho dele em Sherlock Holmes e, pelos seus comentários, fiquei com a impressão de que vou gostar desse Rei Arthur também.
Adorei o post e espero assistir o filme em breve.
Beijos!

Reply
avatar
22 de maio de 2017 08:10 delete

Olá!!

Eu estava afim de assitir esse filme, ai li que foi um fracasso de bilheteria e desisti, mas sua resenha me fez ver o lado de quem gostou e eu fiquei indecisa. Só achei que teria mais ação, mesmo assim não é algo que me incomoda, mas é sempre bom está preparada para evitar decepção. Adorei sua resenha.

Beijos e Sucesso!!

Reply
avatar
Michele Lopez
AUTHOR
22 de maio de 2017 15:00 delete

Olá,
Tenho que dizer que fiquei um pouco desanimada por saber que o filme não tem tanta ação, afinal o trailer nos deixa crer que haverá sim muito sangue e lutas.
A premissa é bem legal e fiquei feliz por saber um pouco mais através de sua resenha. Gosto muito de filmes do gênero e vou tentar assistir o quanto antes para ver se gosto ou não.

LEITURA DESCONTROLADA

Reply
avatar
Ana Gabriela
AUTHOR
22 de maio de 2017 17:06 delete

Não é um filme que eu veria, vi uns comentários negativos. Mas quando é filme eu não ligo tanto pra review. O lance é que eu não assisto filmes no geral haha. Quem sabe quando chegar na internet eu não tente ver.
www.belapsicose.com

Reply
avatar
Carol Souza
AUTHOR
22 de maio de 2017 17:27 delete

Oi, Diana, tudo bem?
Bem que eu estava conhecendo o ator hahaha.
Esse tipo de história não me atrai muito e tenho dificuldade para me concentrar em filmes, não sei o motivo... Por conta disso, é bem improvavel que eu assista... Mas vai saber né?
Beijos!

Reply
avatar