Resenha| Infinito reflexo: um palácio para Hamid, de Cris Ávlia

10:53 2 Comments A+ a-


Hamid é um garoto indiano de 12 anos simples e entusiasmado, que vende canetas artesanais no estacionamento, no pé da montanha do Palácio dos Espelhos. Porém, a venda é apenas um pretexto para poder se aproximar daquelas pessoas que eram como astronautas para ele. Sua real intenção era conhecer um pouco sobre o país de cada turista com o qual ele conversava. Após a conversa, ele escrevia tudo no seu caderno cheio de orelhas e desenhava todos os detalhes imaginados.

“Hamid repetia as respostas dezenas vezes na língua de origem da turista, do jeito que tinha aprendido, com os olhos fechado e o sorriso no rosto partia para outra dimensão.”

Desse jeito, ele conhece vários países, enchendo vários diários com as suas experiências e línguas aprendidas. Até que ele conhece uma turista especial que o faz mudar a sua visão sobre o mundo e sua terra natal.

“Hamid escolhia qual seria a nova pessoa a transportá-lo pelo mundo, sentiu uma menininha, de quatro ou cinco anos de idade, puxando a sua manta.”

Infinito Relfexo é uma história inspirada na vivência de um encontro da autora, Cris de Ávila, com um menino vendedor de canetas artesanais na Índia. Hamid é o nome fictício para esse menino, já que a autora não teve a chance de perguntar a ele. 

Um conto simples, mas que surpreende pela sua intensidade, Infinito Reflexo não é uma obra somente para crianças, ela também encanta e arranca suspiros e sorrisos de adultos. Assim que recebi o livro, me apaixonei de cara pela capa, pelas cores e pelo desenho. Ao começar a leitura, me surpreendi pela simplicidade da linguagem e da forma como Hamid nos é apresentado. Além da história linda, as delicadas ilustrações de Leonardo Guidugli combinam perfeitamente com a história, nos transportando para as aventuras do personagem. 

É um livro de leitura rápida, mas que merece ser degustado e vivido de coração aberto. Poderia me estender falando sobre essa linda história, mas prefiro deixar vocês curiosos para viajar junto com Hamid.

Perfil do blog Porre de Livros. Se gosta de ler, você está no lugar certo. 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: 
Twitter: @_raypereira / Instagram: @PorreDeLivros / Facebook: Porre de Livros

2 Comentários
Comentários

2 comentários

Write comentários
2 de abril de 2017 21:59 delete

Olá Jadson
Eu não conhecia este livro, mas fiquei doida para ler.
Adorei seu post e quero muito conhecer a estória de Hamid
Muito bom seu post, parabéns
Bjs

Reply
avatar
3 de abril de 2017 14:51 delete

Oi, tudo bem?
Não conhecia o livro e adoreiii a capa. Também adorei a história. Parece ser bem comovente, além de super original.
Conforme ia lendo sobre, nem me ocorreu de ser um livro infantil, mas sim para todas as idades, como você disse. Adorei conhecer :)

Reply
avatar