Resenha| Órfão X, de Gregg Hurwitz

11:11 25 Comments A+ a-

Ficção Científica, | Editora Planeta | Classificação 4/5 | Ofertas
Evan Smoak tinha doze anos e era o menor dos garotos do orfanato localizado em East Baltimore. Na quadra de basquete, era  observado continuamente pelo sr. Mistério. Muitas eram as teorias sobre aquele senhor desconhecido, mas alguns diziam que ele poderia ser um empresário rico procurando alguém para adoção, e foi por isso que Evan aceitou o seu convite para entrar no misterioso sedã preto. O sr. Mistério, ou Jack, como Evan descobrira depois, era um agente do governo designado para recrutar jovens para um programa de treinamento ultra secreto que o batizou de Órfão X. Foi o seu tutor, e o mais próximo que Evan teve de uma família.

"– Você faz parte do que chamamos de Programa Órfão. É excepcionalmente equilibrado e muito comedido diante do desconhecido e foi escolhido para o programa justamente por ter essas qualidades. Há outros como você. Mas jamais os conhecerá. – As mãos grandes seguram o volante, comandam o veículo e dominam a estrada. – Você vai ser treinado para seu trabalho.
– Vou trabalhar com o quê?
– Armas. – Responde Jack."

Após uma missão malsucedida que resulta na morte de Jack, Evan decide abandonar o trabalho e seguir uma carreira solitária, ajudando pessoas que se encontram em situações perigosas e não têm mais a quem recorrer. É assim que ele conhece Morena Aguilar, uma jovem de 17 anos que sofre abusos recorrentes de um policial corrupto.

"Encontre alguém que precisa de ajuda. Dê meu telefone. 1-8-5-LUGARNENHUM. Não importa quanto tempo vai demorar. O importante é encontrar alguém em uma situação tão ruim quanto a que você e sua irmã viveram. Alguém encurralado e desesperado. Fale de mim para essa pessoa. Diga que estarei do outro lado da linha."

Poderia ter sido uma missão como outra qualquer, mas foi apenas o ponto de partida para uma perseguição. Alguém que conhece suas habilidades e o seu passado está tentando matá-lo e parece estar sempre um passo à sua frente. Agora, enquanto trava uma batalha pessoal consigo mesmo para não se envolver mais do que o estritanente necessário com a sua vizinha Mia, promotora de justiça  e o seu filho Peter, Evan terá que se esforçar para cumprir aquele que ele chama de Décimo Mandamento: nunca deixar um inocente morrer.

Se você não assiste filmes de ação porque acha que são muito surreais e mentirosos, eu sugiro que não leia esse livro. Órfão X é um filme de ~MUITA~ ação, só que escrito. É impossível ler esse livro sem lembrar de 007 e similares. Na verdade, o personagem principal é um misto de Batman com James Bond, pois mescla tecnologia e riqueza para realizar as suas missões e, claro, não pensa duas vezes antes de puxar o gatilho. Embora esteja muito longe de ser o meu gênero de leitura preferido, eu tive uma agradável surpresa quando me peguei devorando o livro, pois o enredo é envolvente, misterioso e bem estruturado.

Narrado em terceira pessoa, a história intercala o presente do protagonista em sua fortaleza solitária e suas missões e seu passado, enquanto era treinado para se tornar o melhor em tudo o que fazia: artes maciais, tiro, resistência, enfim, tudo o que contribuiu para que Evan se tornasse o assassino mais letal do programa Órfão. Mesmo tendo uma narrativa bastante descritiva, característica que eu particularmente desaprovo, a leitura não se tornou maçante em nenhum momento, e o suspense foi bem preservado ao longo da trama.

A relação entre ele e Peter nasce despretensiosamente e é muito fofa. Já Mia, é exatamente o tipo de personagem de filme que você acha engraçada e te faz sentir vergonha alheia algumas vezes, mas você acaba se encantando por ela e pela sua sinceridade desastrada, capaz de baixar a guarda até de um cara que aparentemente não tem coração. Eu disse aparentemente porque todo bom anti-herói tem esse "clichezão" de querer se manter solitário e nunca, sob hipótese alguma, se envolver, mas sempre aparece alguém, e a gente sempre acaba torcendo, não é? Os personagens secundários também reafirmam o ar de longa metragem do livro, eles são típicos vilões saídos de um bom filme de ação, com características e personalidades bem definidas e marcantes.

A diagramação é simples, mas atende às necessidades dos leitores mais exigentes. A tradução está impecável, sem nenhum errinho que possa atrapalhar a leitura. E a capa? Ah, a capa cai perfeitamente bem pra um DVD (desculpa, mas não consigo parar de pensar nessa história como um filme). Tanto para os que gostam quanto para os que precisam de um pouco mais de ação na vida, Órfão X é uma ótima pedida, uma leitura indispensável.

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

25 Comentários
Comentários

25 comentários

Write comentários
F
AUTHOR
20 de fevereiro de 2017 15:53 delete

Olá
Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
Boas leituras :)
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com

Reply
avatar
20 de fevereiro de 2017 16:25 delete

Meu marido foi uma das pessoas que leu e tbm falou que adoraria ter um filme sobre esse livro.. .. meu marido não se arrependeu de ter lido.... e eu estou curiosa pra ler! Que bom que vc gostou !

Reply
avatar
20 de fevereiro de 2017 17:52 delete

Oi, Diana!
Estou bem curiosa com esse livro
Fico feliz pela leitura fluir, apesar de ser muito descritiva. Se não fosse, eu ia ficar desanimada. Essa capa tem mesmo o estilo de filme. o/
Com sua resenha, só fiquei mais curiosa com esse livro! Evan parece um personagem que eu vou gostar bastante. :D
Beijão!
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
21 de fevereiro de 2017 08:31 delete

Ainda não conhecia o livro e fiquei bem empolgada com a sua resenha. O excesso de descrições não me incomodaria, porque eu adoro. Espero poder ler em breve.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
Luisa Aranha
AUTHOR
21 de fevereiro de 2017 10:49 delete

Outro dia li uma resenha desse livro e apesar de não curtir muito o genero, me chamou a atenção. Agora sua resenha me deixou um pouco mais curiosa. Apesar das descrições excessivas saber que a leitura flui é bem interessante.

Bjos
www.causoseprosas.com.br

Reply
avatar
Diane
AUTHOR
21 de fevereiro de 2017 14:19 delete

Oie...
Adorei sua resenha!
O livro tem um contexto bastante interessante, mas, acho que não é um livro que leria no momento...
Vou anotar a dica para ler em outro momento ;)
Beijos

Reply
avatar
Nay*
AUTHOR
21 de fevereiro de 2017 15:30 delete

Uau!
Parece incrível,livros com ação geralmente me chamam a atenção, e isso esse livro parece ter de sobra!

Reply
avatar
Nay Sartor
AUTHOR
21 de fevereiro de 2017 19:04 delete

Oie! Tudo bem?

Já li outra resenha sobre esse livro, e por mais que sua resenha tenha sido positiva, não consigo sentir vontade de realizar a leitura dele, por mais que seja uma trama que me chame a atenção, falta algo para que eu realmente queira ler! Por isso por enquanto passo a dica!

Bjss

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2017 22:52 delete

Oi, tudo bem?
Não conhecia esse livro ainda, mas a sua resenha despertou minha curiosidade. Achei a premissa bem diferente e interessante. Além disso, apesar de não ter o hábito de ler livros desse gênero, só de você falar que o protagonista lembra o 007 e o Batman, já me interessou.
Já vou procurar esse livro e adicionar na minha listinha de desejados. Adorei sua dica!
Beijos!

Reply
avatar
Jessie
AUTHOR
22 de fevereiro de 2017 04:33 delete

Oi Diana!

Tudo bem? Eu li uma outra resenha faz um tempinho sobre o livro e achei o tema bem pesado, essa parte do assassinato me lembrou um pouco a série Na Companhia dos Assassinos (porque a série fala de assassinos de aluguel, mas eles matam sem nenhuma consciência) e mesmo assim o Evan parece ter uma personalidade complexa e isso realmente me atrai em um livro porque nos mostra uma dualidade que todo ser humano possui!

Achei pra lá de interessante a história se intercalar entre presente e passado onde são apresentadas as missões dele. É genial porque ajuda a compreender melhor a personalidade dele!

Beijinhos
Jessie
www.paraisoliterario.com

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2017 17:42 delete

Oi, Fabi, acho que ele entrou na mesma vibe que eu. Queremos um filme, sim, por favor!

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2017 17:44 delete

Oi, Ivi, espero que consiga ler, também espero que volte para me dizer o que você achou. :)

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2017 17:46 delete

Oi, Nay. Tem, sim, muita ação. Acho que talvez você goste. ;)

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2017 19:51 delete

Oi, tudo bem?
Eu também não curto muito excesso de descrições, mas que bom que aqui não atrapalhou em nada.
Adoro narrativas intercaladas em passado e presente pois dão um panorama muito melhor né?
Acho a história desse livro bem interessante, vou anotar a dica :D



ourbravenewblog.weebly.com
Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

Reply
avatar
Duda Almeida
AUTHOR
24 de fevereiro de 2017 20:56 delete

Olá!
Quando você começou a falar do livro eu já fiquei "pronto, foi sequestrado, vão vender os órgãos do menino", porque é a primeira coisa que passa pela minha cabeça quando o assunto é entrar no carro de estranhos.
E quando você falou "Órfão X é um filme de ~MUITA~ ação, só que escrito", desculpa, mas eu ri haha.
Não faz meu tipo de leitura, porém é sempre bom sair da zona de conforto e tentar algo novo.
Beijos!

Reply
avatar
25 de fevereiro de 2017 17:32 delete

Olá!! :)

Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura!! :) Eu achei a capa interessante e deixa alguma curiosidade... Que bom que a diargramação também agrada!!

Bem, eu gostei do tema e adoro essas personagens maravilhosas e que baixam a guarda ate aos "sem coraçao" ahah Costumam ser mesmo muito cativantes de tao espontâneas..

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Reply
avatar
26 de fevereiro de 2017 09:45 delete

Olá!
Realmente, essa capa daria um ótimo dvd! Eu gosto muito de histórias com ação, principalmente se conseguimos imaginá-la como um filme, então essa me chamou muito a atenção. Achei bem interessante a personalidades dos personagens, como você descreveu, e espero poder ler um dia.
Beijos.

Reply
avatar
26 de fevereiro de 2017 15:54 delete

Olá!

Não sou muito fã de Ficção Científica, e não conhecia esse livro ainda da Planeta. A narrativa do livro parece ser daquelas que te prende a história. Apesar de não gostar muito, vou anotar o nome do livro, indicar para o meu sobrinho, ele adora esse gênero, e se ele gostar, eu tento dar uma chance ao livro.

Reply
avatar
Mary Pires
AUTHOR
27 de fevereiro de 2017 21:10 delete

Oii, tudo bem?
Não conhecia esse livro acho que é porque eu não leio muitos livros do gênero. Tenho que ler mais.
Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
Abraços Mary

Reply
avatar
Janiele Silva
AUTHOR
27 de fevereiro de 2017 23:49 delete

Oie, já vi algumas resenhas desse livro e achei interessante a premissa do mesmo apesar de não ser minha leitura habitual.

Bjs jany

www.leituraentreamigas.com.br

Reply
avatar
Dryh Meira
AUTHOR
1 de março de 2017 11:50 delete

Oiee Diana ^^
Eu ainda não conhecia esse livro, e até tenho curiosidade de ler algum livro de ação, que saia da minha zona de conforto, mas não sei se o faria agora. Até porque tenho uma pilha de livros para ler aqui...haha'
Fico feliz em saber que gostou tanto da obra, e pelas coisas que disse em relação à história, seria mesmo um bom filme.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Reply
avatar
1 de março de 2017 14:11 delete

Olá!
Adorei a premissa, a capa, tudo hahaha acho que livros com ação tem que ser exatamente assim, com uma história completa, cheia de detalhes, vários plots. Concordo plenamente que seria um ótimo filme, eu leria e assistiria hahaha adorei a resenha!
Beijos,

Luana

Reply
avatar
1 de março de 2017 14:20 delete

Só vejo resenhas positivas sobre esse livro e minha vontade de ler só aumenta, sério. O enredo realmente me lembra um filme mas creio que isso não atrapalharia nada, eu adoraria ver também.

Reply
avatar
2 de março de 2017 10:26 delete

A capa desse livro é realmente intrigante, mas senti falta da sinopse.

Gosto de livros assim, de ação. Especialmente quando as cenas são bem feitas e descritas, o que esse livro parece ter em perfeição. E Anti-heróis são os melhores, quem não gosta de Hancock? \o/

Ótima indicação!

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com

Reply
avatar
4 de março de 2017 10:21 delete

oi, bacana saber que você gostou do livro, mesmo ele sendo bastante descritivo. Particularmente gosto de livros cheios de descrições, mas não me atrai essa pegada ficção científica, por isso desde o lançamento dele foi uma obra que não me chamou atenção.

Reply
avatar