Resenha| Serraria baixo-astral (Desventuras em série #4), de Lemony Snicket

09:48 3 Comments A+ a-

Ficção internacional | Editora Seguinte | Classificação: 5/5 | Ofertas
Créditos: De livro em livro
No livro anterior, O lago das sanguessugas, conhecemos a tia Josephine e o seu cuidado excessivo. Nele, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire passaram por alguns infortúnios, uma palavra que aqui significa “acontecimentos infelizes que se sucedem a alguém ou a um grupo de pessoas”, e ainda a tia Josephine se encantou pelo charme do Capitão Sham, que era o conde Olaf disfarçado. Porém, não foi dessa vez que as crianças vivera felizes para sempre com sua tutora, afinal "felizes para sempre" só existe em contos de fadas, e, claramente, a vida dos irmãos Baudelaire não é um conto de fadas.

Em Serraria baixo-astral, vemos os irmãos Baudelaire serem abandonados pelo sr. Poe numa estação de trem. Chegando ao seu novo lar, na Serraria alto-astral, sim, eles morariam numa serraria, conheceram o seu tutor, um personagem não revelado, mas que só o conhecemos pelo nome de "senhor". A serraria poderia ser tudo, menos alto astral, lá as crianças eram obrigadas a trabalhar e em troca o tutor protegeriam-nas das guarras do Conde Olaf. Nesse cenário, os órfãos enfrentarão alguns desafios, como, por exemplo, 1) trabalhar sem nenhum tipo de remuneração, 2) lidar com um Klaus bastante estranho, pois ele vai ao médico ser examinado pela Dra. Giorgina Orwell - referência a George Orwell -, que é médica, mas não é uma pessoa boa. Porém, sinto dizer, mas todo esse trabalho de nada vai adiantar, afinal o Conde Olaf estará a espreita, colocando seu plano em prática.

No 4º volume da série, as vidas das crianças Baudelaire parece que piora, apesar de nós, leitores, pensarmos que não poderia piorar, mas pode, sim. Sabe aquele livro que faz você pensar no pior a cada momento, a cada página lida? Definitivamente, esse é o livro. Aqui, o Conde Olaf se supera e tem, para mim, um dos piores planos até agora. Além disso, no decorrer da leitura podemos ver um crítica ao sistema de trabalho no mundo real que, em muitos casos, não oferece condições para um ser humano exercer a profissão, chegando a tratá-los como animais, que é o caso do regime de trabalho na Serraria alto-astral.

Como disse antes, o Conde Olaf se supera nesse livro, mas tem cada personagem... por exemplo: Flacutono, o capataz responsável por colocar todos da Serraria para trabalhar, é um ditador, claro que obedece ordens, mas ele faz de tudo para deixar o trabalho ainda pior. Já Phil, funcionário da serraria, é o personagem que vê o lado bom de tudo, mesmo quando perde uma perna. Sim, mesmo sem uma perna, ele acha que está tudo bem, bem louco, não? Nesse livro, os irmãos ficaram meio dispersos, pois Klaus estava bem diferente, mas sabe o que o autor conseguiu nos mostrar? O quanto eles são unidos e o quanto se esforçam para ver o outro bem e seguro. A impressão que fica é que juntos, eles são mais fortes, e são mesmo. Afinal, foi pela falta de um irmão que o Conde Olaf teve sucesso quase absoluto no plano.

Não preciso falar sobre a fórmula para fazer a história, não é? Mas só lembrando: os irmãos conhecem o novo tutor, descobrem que em algum lugar está o Conde Olaf disfarçado, tentam acabar com o plano dele. Porém, acho que, apesar de sabermos a forma de como as coisas vão acontecer, esse foi o que mais me surpreendeu no sentindo de: ter um peso a mais, pois aqui tem mais cenas "violentas", ou seja, a cada livro o leitor tem algo novo, e essa novidade é que faz o leitor querer ler os próximos. Lemony Snicket se superando sempre, é claro. Quero saber quais novidades estarão presentes nos próximos livros. 

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

3 Comentários
Comentários

3 comentários

Write comentários
24 de janeiro de 2017 13:27 delete

OIii!

Como eu disse no post anterior, eu ainda não li essa série, mas estou acompanhando no Netflix e foi bem parecido com o final que vi hahah gostei!
Mesmo sendo a mesma formula, o suspense continua e muito envolvente, isso mostra como o autor é bom no que faz.

AMEI a resenha!

Beijinhos

Reply
avatar
30 de janeiro de 2017 00:04 delete

Estou louca pra ler esse livro. E depois dessa resenha, só aumentou a vontade!

Reply
avatar
30 de janeiro de 2017 04:02 delete

Anciosissima pra ler. História mt boa, interessante

Reply
avatar