Adaptação| 8 curiosidade sobre 'Desventuras em série' que todos deveriam saber

10:59 6 Comments A+ a-


Muito provavelmente todos - ou a grande maioria - já devem ter visto, lido ou ido ao cinema ver Desventuras em Série. Porém, os bastidores da produção pode ser tão divertido e curioso quanto a série. E saber acerca de algo nunca é demais. Por isso, trazemos algumas curiosidades acerca da história adaptada para série e filme. Sem mais delongas, expressão popular usada aqui transmitir a ideia de que não vou fazer vocês esperarem mais por algo, confira abaixo algumas novidades:

1) Lemony Snicket não é Lemony Snicket

Aos que não sabiam, Lemony Snicket é o pseudônimo do autor americano Daniel Hardler. O autor já usada esse pseudônimo antes de escrever a série, inclusive para pedir pizzas com os amigos. Nós, do PdL (Porre de livros) estamos aceitando convite para comer pizzas, pois amamos pizzas. Voltando... na história o Lemony é um personagem ativo, pois é o próprio autor que narra as desventuras dos personagens principais.

2) Livros infantis, não!
Essa era a possível expressão do Lemony ao saber que tinha que ler livros infantis
O autor não gostava de livros infantis. Mas antes que perguntem: Por que ele não criou uma série para adultos então?, respondo: a sua editora resolveu dar uma "forcinha" e incentivá-lo a escrever histórias para esse publico. Ela disse que ele deveria escrever histórias que gostaria de ter lido quando era criança. Parece que o incentivo deu certo, afinal saíram 13 livros.

3) De onde veio o sobrenome "Baudelaire"?

O sobrenome dos órfãos foi dado em homenagem a um poeta francês do século XIX, o Charles Baudelaire, que é considerado um dos precursores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia.

4) Será que 13 é um número de sorte?

O primeiro livro da série, Mau começo, foi publicado no dia 30 de setembro de 1999 e o último livro, O fim, chegou às livrarias numa sexta-feira treze, em outubro de 2006. Toda a história dos irmãos Baudelaire é contada em 13 livros. Quase todos os livros têm 13 capítulos. A série foi lançada na Netflix no dia 13 de janeiro, que era uma sexta-feira 13. Coincidência? Fora a data de publicação de Mau começo, toda a série gira em torno do número 13. Será um número de sorte? 

5) As desventuras do filme

Como todos devem saber, Desventuras em série foi adaptada para o cinema pela Nickelodeon Movie em 2004, porém os direitos da série foram adquiridos em 2000. Barri Sonnenfeld, diretor de A família Adams e MIB, iniciou o projeto e contratou o Lemony Snicket para criar o roteiro do filme. Porém, depois de 8 roteiros, sim, imaginamos que o autor estivesse dando sangue por essa adaptação, o diretor saiu do projeto e o Lemony também. Quem assumiu o projeto foi mesmo diretor de O gasparzinho e ele incluiu os 3 livros nessa adaptação. Imagino que seja por isso, pela falta do autor no roteiro, que a adaptação não foi fiel aos livros, diferentemente da Netflix que está dando um show de produção e roteiro. Inclusive, a série tem o projeto original com Barri Sonnenfeld como diretor e com o roteiro do Lemony Snicket.

6) Se não for pra ser A Maquiagem, não tem Conde Olaf

Se a maquiagem for ruim, melhor nem ter Conde Olaf. Parece confuso essa frase? Deixa eu explicar: a maquiagem do personagem demora 3 horas para ficar pronta. Inclusive, o filme ganhou o oscar de "Melhor maquiagem". Acho que valeu o investimento de ficar 3 horas sentado, sendo maquiado. 

7) Neil Patrick Harris como Conde Olaf

Na adaptação do livro para o formato de série, o Conde Olaf é interpretado por Neil Patrick Harris, que está dando um show. Ao aceitar o papel, o ator leu o primeiro livro e questionou se deveria ver ao filme. Disseram que não deveria ver o filme, mas ele foi teimoso e fez o contrário. Um dos comentários feito por ele acerca da adaptação foi que o livro era mais "pesadinho" que a filme, pois a série passa um Olaf mais divertido e uma história mais leve.

8) O ator que narra a história não fez teste nenhum

Warburton, ator que interpreta o Lemony Snicket na série, simplesmente recebeu uma mensagem de texto do produtor-executivo da série, Barry Sonnenfeld, pedindo que ele passasse 5 meses em Vancouver (Canadá) para a gravação. E ele aceitou. “Se eu tivesse feito um teste, provavelmente não teria conseguido”, brincou Warburton em entrevista.

Essas foram algumas curiosidades do universo que envolve a série de livros. Não sabia de alguma ou sabe de alguma curiosidade que não está no post? Deixa nos comentários. Boas leituras!

Perfil do blog Porre de Livros. Se gosta de ler, você está no lugar certo. 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: 
Twitter: @_raypereira / Instagram: @PorreDeLivros / Facebook: Porre de Livros

6 Comentários
Comentários

6 comentários

Write comentários
18 de janeiro de 2017 11:10 delete

Oi! Ah, eu amei essas curiosidades. Já sabia que o Lemony não era ele mesmo. Quando li a série há anos atrás, fiquei eufórica e sempre queria saber mais, então para mim fio confuso essa jogada do autor, ao mesmo tempo que completamente original. O que mais estou gostando da série é que vemos algumas respostas que não encontramos nos livros, então para quem leu fica menos confuso algumas coisas. Também acredito que a história é meio irônica e caótica, com aquele estilo trash porque os atores parecem ser muito ruins tirando os Jjvens Baudelaire, e é isso que traz graça a história.
Beijo! Leitora Encantada

Reply
avatar
Cássia
AUTHOR
18 de janeiro de 2017 18:33 delete

Estou amando a série, falta dois eps para terminar e primeira temporada, e eu senti uma carga mais pesada na série do que no filme, já o conde Olaf, eu via muito do Barney nele no inicio, mas ao decorrer da série o vilão está cada vez melhor

Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

Reply
avatar
Paula Costi
AUTHOR
18 de janeiro de 2017 22:53 delete

Santo Thor... 3 horas para maquiagem... O.O

Reply
avatar
21 de janeiro de 2017 17:14 delete

Oi, você acaba vendo alguns spoilers dos ultimos livros, Miriã, hahaha.

Reply
avatar
21 de janeiro de 2017 17:16 delete

Oi, como não amar o Patrick fazendo barney? <3 De fato, a série traz um carga mais sombria em relação ao filme.

Reply
avatar
24 de janeiro de 2017 03:47 delete

EU NÃO SABIA DESSAS COISAS!!!
É incrível isso, eu não conhecia essa história até assistir a série então fui ver o filme, mas , nossa,eu tô apaixonada!

Reply
avatar