Resenha| O Livro das coisas que nunca aconteceram, de Ana Luiza Savioli

10:29 24 Comments A+ a-

Romance, Mistério, Literatura nacional | Hoo Editora | Classificação: 4/5 | Ofertas
Créditos à foto: menino literário
Harry Darwin é um adolescente de 15 anos que conseguiu ingressar no elitizado colégio St. Raphael como bolsista e atleta do time de polo aquático. Em um episódio incomum, ao nadar no lago do colégio, Harry, excelente nadador, acaba se afogando. E teria morrido se um estranho não o tivesse tirado de lá. No dia seguinte, em seu quarto e com a memória embaralhada, ele tenta se lembrar do acontecido e como nada fazia sentido, ele começa a cogitar se tudo aquilo não passou de um sonho ruim, até que a sirene do colégio toca, anunciando que alguma coisa de muito ruim aconteceu.

O corpo de Damon Knight foi encontrado pendurado numa árvore. O garoto que estava desaparecido há dois anos aparentemente tinha se suicidado. Teria sido melhor se o corpo que Harry viu no caixão não tivesse sido o mesmo do garoto que o tirara da água no dia anterior. Atormentado por perguntas que não tinham respostas, Harry vê no irmão mais novo de Damon, Mathew Knight, a chave para solucionar essa difícil equação, mas o garoto é ainda mais misterioso que o seu irmão morto, e as coisas que ele tem para compartilhar com Harry fazem ainda menos sentido.

O livro das coisas que nunca aconteceram tem uma narrativa leve e fluída que traz a mistura equilibrada da fantasia com a realidade. A história é contada em diversas realidades alternativas onde as ações que acontecem "fora da linha do tempo" (passado ou futuro) causam fraturas no tecido do tempo que permitem a passagem de monstros atemporais para a nossa realidade. Difícil de entender? Vou explicar: se me permitem a comparação é uma coisa tipo Efeito Borboleta, sendo que nessa história Mathew é uma partícula, ou seja, pessoa designada a cuidar de coisas que não eram para terem acontecido em alguma realidade paralela. Nesse caso, aqui ele não volta ao passado para evitar que coisas aconteçam, embora ele tenha esse poder. Aqui, o foco principal é ir para o futuro tentar consertar as coisas que já aconteceram, pois uma vez que ele impede algo que deveria acontecer, de acontecer de fato, essas chamadas fraturas aumentam, liberando mais monstros atemporais para a realidade atual. E aí tem os caçadores, que são as pessoas designadas a detectar e exterminar essas criaturas. Pode parecer muito fantasioso, mas essas pessoas especiais levam uma vida absolutamente normal, estudam, tem família, namoram e o mais importante: escondem essa identidade das pessoas "normais".

A trama gira em torno de três personagens principais: Harry, Damon e Mathew, mas com foco também na equipe de polo aquático, os amigos de Harry: Bill, seu colega de quarto, David, o capitão do time, Greg , Frederic e Denis e todos tem uma personalidade bem definida, que se encaixam bem na trama. Esse livro está muito distante de uma literatura juvenil comum. Um livro que trata de bullying, preconceito, homossexualidade, e precisa de um certo grau de maturidade para ser absorvido em sua totalidade ou da melhor forma possível.

A diagramação está perfeita. A capa bem legal, e olha que não curto capa com foto de pessoas mas essa achei que deu ao livro o ar de mistério que permeia as quase 400 páginas da história. A página que inicia cada capítulo tem uma fonte especial e praticamente nenhum erro de revisão. A Editora HOO de parabéns não só pelo trabalho, mas pela iniciativa de abordar temas tão atuais. 

E não tinha como deixar de falar sobre o romance da história: coisa linda de se ler!!! Vai ganhando o leitor aos poucos, envolvendo e quando a gente vê, já está completamente apaixonado junto com os protagonistas. Ganhou meu coração. Então porquê quatro, e não cinco estrelas, Diana? Dois motivos que sempre falo aqui. Primeiro: quando vejo bons autores nacionais escrevendo bons livros, sofro quando a ambientação não se dá em cenários nacionais. Segundo: Em determinado momento fiquei confusa com as idas e voltas do passado e futuro, mas isso não quer dizer que autora perdeu a mão da coisa, isso quer dizer que eu não estou acostumada com esse processo de realidades paralelas. No mais, eu super indico a obra e espero que vocês reflitam e se apaixonem como eu!

"Acima de tudo, saiba apenas que amor nenhum precisa de permissão."

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

24 Comentários
Comentários

24 comentários

Write comentários
28 de setembro de 2016 10:46 delete

Olá, Diana. Muito bom saber que esse livro é um achado nacional, é sempre bom vermos aqui autores ganhando destaque. Eu não curto o gênero fantasia, é bem difícil para eu conseguir gostar dos personagens e entender a história, mas a premissa é diferente do que já procurei ler e acho isso bem envolvente.
Um abraço! Visite o Leitora Encantada

Reply
avatar
28 de setembro de 2016 13:53 delete

Oi Diana,

Acho que a qualidade dos livros nacionais tem crescido muito. Digo no sentido de que os enredos estão ficando próximos e competitivos em relação aos contemporâneos estrangeiros que vemos por aí. Acho que por isso muitas vezes a ambientação das histórias ainda não se dar em nosso país. Gostei da premissa do livro, apesar de achar que essas indas e voltas na narrativa vá me deixar confusa inicialmente.
Sem contar que em questão de nacional, sempre é bom aumentar nossos horizontes e ver o que de novo está rolando na nossa literatura.

Bjs,
Garotas de Papel

Reply
avatar
28 de setembro de 2016 17:37 delete

Olá, boa tarde,sua resenha esta muito boa e interessante, apesar de eu não gostar de fantasia estou feliz em saber que a literatura nacional está ganhando espaço cada vez mais e abrindo horizontes para vários gêneros.
Parabéns pelo blog e um abraço.

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
29 de setembro de 2016 09:17 delete

Embora eu leia bem pouco no universo da fantasia, eu fiquei bem interessada neste livro aqui em função do que você falou dele. Orgulho ver autores nacionais conquistando seu espaço, pelo talento. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
Michele Lopez
AUTHOR
29 de setembro de 2016 13:57 delete

Olá,
Desconhecia a obra, mas fiquei bastante curiosa para conferir essa mistura de fantasia com realidade que parece ser na proporção adequada.
Sem contar que é uma obra nacional, o que me deixa com mais vontade ainda de conferir e a ambientação me instiga bastante.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

Reply
avatar
29 de setembro de 2016 16:58 delete

Olá! Mais um livro nacional que foge do clichê/hot. Gostei da dica principalmente por você dizer que é um livro com uma escrita leve, o que é difícil encontrar quando se trata de livros de mistério.

Reply
avatar
29 de setembro de 2016 23:43 delete

Oi Diana!
Eu estou super afim de ler esse livro. Adoro histórias de fantasias e achei interessante que a autora colocou esse diferencial que é a ficção científica com a viagem no tempo.
Achei muito legal também que a autora não introduziu o romance muito forçado - pelo menos é o que parece... E o melhor: ser de autoria nacional! Realmente ter um livro nacional que não se passa no Brasil é um pouco chato, mas se for natural e bem feito/colocado, acho que diminui um pouco esse "problema".
Estou bem curiosa a respeito da história. Pretendo dar uma chance para ele logo.
Bjss

http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/09/a-lista-resenhadesafio.html

Reply
avatar
30 de setembro de 2016 17:20 delete

Olá Diana, tudo bem?
Ainda não conhecia esse livro e concordo contigo que a capa é muito bonita!
Com relação à história achei bem confusa, principalmente por conta dessa questão de a narrativa não ser linear, sabe? Essa alternância entre passado e futuro me incomoda um pouco.
Mas, apesar de não ter me sentido atraída pela leitura, esse livro me lembrou uma amiga e parece ser a cara dela. Vou indicar para ela!
Beijos,
Um Oceano de Histórias

Reply
avatar
30 de setembro de 2016 19:07 delete

Oii Diana, tudo bem? Amei sua resenha! Já tinha visto o livro em alguns blogs e ficado bem curiosa com a leitura. Curto bastante o tema viagem no tempo, mas infelizmente são poucas as obras que abordam isso. O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram já está nos desejados e espero ter a oportunidade de ler logo.
Beijos!

Reply
avatar
2 de outubro de 2016 00:08 delete

Olá!
De fato achei bem interessante e ao mesmo tempo bem complicado de ler. Mas como eu amo histórias com realidades alternativas eu fiquei morrendo de vontade de ler. Quem bom saber que tem um romance e que é super lindo!
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

Reply
avatar
2 de outubro de 2016 09:50 delete

Olá!

Fiquei bem interessada - mesmo - nessa história. Eu também não gosto de capas com rostos, mas nossa, essa tem esse ar de mistério que me intriga muito. Aliás, toda premissa é bem intrigante e junto com uma narrativa fluida e leve, com certeza uma boa aposta pra leitura. E que bom que o romance envolvente, adoro haha.

beijos!

Reply
avatar
2 de outubro de 2016 16:03 delete

OI!!

Diana que leitura envolvente. Nossa, fiquei realmente impactada com sua coerência e coesão, parabéns! Não tinha visto nada a respeito do livro até esse momento, e mesmo a narrativa abordando temas tão polêmicos como bullying e homossexualismo não me cativou ao ponto de acrescenta-la em minhas leituras. Entretanto o fato da autora ser nacional e conseguir passar todas essas impressões é um orgulho, mesmo não aproveitando o Brasil como cenário. Beijos!!

Reply
avatar
K Riquelme
AUTHOR
2 de outubro de 2016 22:09 delete

Oie! Acredita que não tinha ouvido falar desse livro ainda, que pena.
Mas agora com a tua dica eu fiquei maravilhada pra ler, nossa só de imaginar o enredo já deixa a gente sem folego, estou adicionando no Skoob agora pra não esquecer.
Parabéns pela resenha, ficou incrivel!
Xoxo

Reply
avatar
3 de outubro de 2016 18:17 delete

Oi, tudo bem?
Eu não conhecia essa livro e lendo sua resenha fui ficando cada vez mais animada. Essa parece ser uma história bem misteriosa e um tanto confusa por causa dessa coisa de realidades paralelas, mas eu gosto desse tema e por isso fiquei animada. Enfim, eu espero ter oportunidade de ler, acredito que há grandes chances de eu gostar bastante.

Beijos :*

Reply
avatar
3 de outubro de 2016 18:21 delete

ooi!

Não conhecia a autora nem a obra, mas você me deixou curiosa pra ler!
Você foi super sincera sobre "o porquê de não dar 5 estrelas", falou sobre o romance mas deixou um "?" sobre o mesmo.
Usou bem as palavras e não spoilers!
Amei e anoite a dica, beijos ⚓

Reply
avatar
Livreando
AUTHOR
3 de outubro de 2016 19:51 delete

Olá Diana,
Ainda não conhecia essa obra, e apesar de ficar um pouco confusa durante a resenha, no final consegui entender a história é acabou me chamando a atenção. Adorei saber que é um nacional e com temas tão atuais,e apesar da ambientação não lhe convencer, com certeza é uma obra que merece ser lida.
Bjim!
Tammy

Reply
avatar
Rízia Castro
AUTHOR
4 de outubro de 2016 15:03 delete

Oi Diana

Não conhecia o livro, mas amei a premissa e suas considerações. Já consegui imaginar muita coisa advinda desses três personagens centrais. Confesso que esperava uma narrativa mais pesada, mas depois que vi o que você contou, já sei que posso ler em qualquer momento.
Fiquei curiosa para conhecer o desfecho e já anotei a dica para uma próxima oportunidade!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Reply
avatar
Dryh Meira
AUTHOR
5 de outubro de 2016 16:06 delete

Oiee ^^
Já me apaixonei pelo romance desse livro...haha' Ainda não li os livros da Editora Hoo, mas tenho curiosidade de conhecer as obras publicadas por eles, já que a maioria (senão todas) possuem a temática LGBT (amo!). Adorei a premissa do livro, é bem diferente de tudo o que eu já li ou assisti, e, eu já ouvi falar em "Efeito borboleta", mas ainda não assisti *-*
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Reply
avatar
5 de outubro de 2016 21:24 delete

Oi oi querida,
Você acabou de me convencer a ler esse livro!
Já havia visto algumas fotos dele, mas sempre enrolei e deixei passar está leitura. Parece algo inovador, que no caso é o uma discussão sobre bullying, o que torna o foco outro. A autora sendo nacional faz o leitor querer ter orgulho de ler algo nosso (ou o nosso país)
Gostei muito da resenha, quero ler pra já!

Beijos, Enjoy Books

Reply
avatar
5 de outubro de 2016 22:10 delete

Olá!

Caramba, eu amei essa premissa. Tudo que mexe com o tempo e realidades alternativas me atraem demais. Fiquei aqui louca para saber quem é o Damon de fato, o que o Harry tem a ver com essas coisas que não aconteceram e tudo mais.
Acho que vou procurar esse livro para ler. Obrigada pela dica.

Ingrid Cristina
Plataforma 9¾

Reply
avatar
6 de outubro de 2016 06:54 delete

Oie!!!
Amo estórias com fendas temporais, vários pontos de vista, passado e futuro acontecendo ao mesmo tempo e que tem uma relação causa-efeito tipo o efeito borboleta!
Estes livros devem ser lidos com muita atenção e por isso vou deixar a sua dica na minha lista para quando o momento propício chegar!
Valeu a dica, ainda mais por ser um livro nacional com uma qualidade de texto tão boa!!!!
Bjinhos ;)
Elaine M. Escovedo
Caminhando Entre Livros
Http://www.caminhandoentelivros.com.br

Reply
avatar
6 de outubro de 2016 21:23 delete

Oi! Tudo bem?
Achei a sinopse do livro e o resumo do mesmo muito interessantes! E com temas que particularmente acho fantásticos! Me convenceu, em um futuro próximo, a fazer essa leitura!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com

Reply
avatar
8 de outubro de 2016 16:24 delete

Olá! Já tinha visto algumas pessoas falando a respeito desse livro e fico cada vez mais animada pra conferir, a história parece ser muito promissora e amo quando livros nacionais trazem algo com potencial para valorizar ainda mais nossa literatura. Beijos,

Luana

Reply
avatar
11 de outubro de 2016 09:31 delete

OI, tudo bem?

Achei sua resenha bem legal, principalmente pelo seu comentário de que a historia acontece "fora da linha do tempo". Amo historias assim!

Seu ponto de vista e opiniões a respeito da obra me deixou super curiosa para conferir a historia!

Dica anotada (:

Reply
avatar