Resenha: Não Fale com Estranhos, de Harlan Coben.

11:05 30 Comments A+ a-

 Literatura Estrangeira, Suspense | 304 páginas | Editora Arqueiro Classificação 5/5 Oferta
Adam Price é advogado, casado e pai de dois filhos. Eles vivem numa cidade abastada de Nova Jersey onde todos se conhecem e são amigos. Ele sempre acreditou que vivia uma vida de sonhos, e até certo ponto ele estava certo. Mas a que custo essa idílica cidade esconde seus segredos? 

Quando Corinne, sua esposa, precisa se ausentar por conta de um congresso da escola em que trabalha e pede que Adam a substitua na reunião de escalação dos atletas do time de Lacrosse, ele não imagina que aquela seria sua última noite como marido e pai de uma família feliz. Um estranho aparece do nada e com poucas palavras faz uma revelação terrível sobre Corinne. Seria possível que a mulher o tivesse enganado daquela forma?

"O mundo de Adam Price não foi destruído imediatamente pelo que o estranho revelou. Isso foi o que ele disse a si mesmo mais tarde. Mas era uma grande mentira. De alguma maneira, ele soube, logo após a primeira frase, que sua vida tranquila como pai de dois filhos nos subúrbios endinheirados de Nova Jersey havia acabado para sempre.

Após uma breve investigação por conta própria, Adam confirma que a informação que o estranho lhe dera era verdadeira. Confrontada, Corinne pede um tempo e foge, deixando apenas duas mensagens. Agora, Adam tem um problema enorme, dois filhos (Ryan e Thomas) para cuidar e um estranho para encontrar. Em apenas alguns dias, sua vida virou de cabeça para baixo e parece que a mentira da sua mulher era apenas um fio da enorme teia de mentiras, vinganças e assassinatos que estava por vir.

Enquanto isso, mais pessoas têm as suas vidas devastadas por conta de um segredo revelado. Heidi, Dan, Suzane, Michaela. Será que essas pessoas têm alguma coisa em comum além de apenas guardarem segredos? É isso que Adam, com a ajuda da policial Johanne, que tem motivos pessoais para descobrir o culpado pela tragédia que assolou a família da sua melhor amiga, vão tentar descobrir. Até que ponto a verdade liberta?

"- Nós, seres humanos, nunca vemos as coisas com imparcialidade. Sempre procuramos proteger os nossos próprios interesses."

Não fale com estranhos, com certeza, é um livro que vai prender sua atenção do início ao fim. Coben tem uma narrativa fluida e cheia de suspense. Sabe interligar os personagens de maneira inteligente e intrigante. Com a narrativa em terceira pessoa, podemos acompanhar não só a busca de Adam pela esposa como também a vida, os segredos e, claro, a ligação dos personagens, seja com o estranho ou não. Esse livro gira em torno de consequências, isso vocês já devem ter percebido. Mas é fascinante e assustador imaginar que as pessoas mais improváveis possam guardar segredos sombrios, e a fragilidade a que são submetidas quando esses segredos caem em mãos erradas.

Vi muitas pessoas falando que esperavam mais do livro. Eu confesso que teve uma coisa que me intrigou, mas não resta pontas soltas. Terminei o livro em menos de 24 horas porque, sério, eu precisava saber o final e achei que foi no mínimo surpreendente para mim, que manjo os finais na metade da leitura, o que não aconteceu dessa vez. Quanto aos personagens, me envolvi bastante com eles. Adam é o típico protagonista do Coben, carismático e com aquele humor ácido, que eu super me identifico. Tive muita, mais muita raiva da Corinne, mas, no fim, fiz as pazes com ela. Os garotos, Thomas e Ryan, são uns fofos e alguns personagens secundários também tiveram papéis de destaque na trama , inclusive o vilão que me deixou de boca aberta.

Eu super indico esse livro, porque não tem foco apenas no suspense. Na verdade, ele é bem mais profundo e me fez refletir bastante de uma forma quase obsessiva sobre as relações. Fala sobre amor, até onde a gente vai para proteger a nossa família, até que ponto acreditamos nos nossos sonhos, quantas escolhas erradas fazemos achando que estamos certos e da doce ilusão de achar que estamos protegidos ou anônimos na internet. Mas quem está por trás de todo anonimato que os sites prometem? Será mesmo que ninguém tem acesso as suas transações? A dica mesmo é: se puder, não tenha segredos. E nunca, nunca mesmo, fale com estranhos. Boa leitura!

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

30 Comentários
Comentários

30 comentários

Write comentários
- fecprates
AUTHOR
16 de setembro de 2016 09:33 delete

Olá Diana, tudo bem?
Adorei poder conferir seus comentários por aqui, especialmente porque não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa depois de ler a resenha. Imagino mesmo que seja uma trama mais profunda, e realmente gostaria de poder ler. E nossa, você leu bem rápido, então deve ser envolvente <3
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com

Reply
avatar
16 de setembro de 2016 17:43 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
16 de setembro de 2016 18:15 delete

Olá ♥
Eu já tinha visto esse livro e mesmo não sendo meu gênero favorito eu estou super curiosa para saber o que o estranho disse. A esposa deve ser uma boa atriz né ? para enganar o marido o tempo todo. Fiquei feliz em saber que o livro te prendeu.Fiquei tentada a ler pela sua resenha, pois foi muito bem elaborada e convida o leitor a ler a obra . Parabéns.

Reply
avatar
17 de setembro de 2016 12:01 delete

Olá!! :)

Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste e apreciaste a leitura, assim como recebeste dele uma lição! :)

E verdade, ter segredos não costuma dar bons resultados... A verdade acaba por vir ao de cima... Quanto mais na Internet! :)

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Reply
avatar
17 de setembro de 2016 16:43 delete

Olá.

Não é atoa que ele é um dos mestres do suspense né? Ele consegue deixar as pessoas todas muito envolvidas com suas histórias. Apenas li um livro dele na vida, mas tenho muito interesse nesse, porque convenhamos que a premissa é bem instigante. Adorei saber que não restam pontas soltas, detesto isso em livros solos. Adorei a resenha, eu espero poder ler em breve =)

Reply
avatar
17 de setembro de 2016 23:05 delete

Oie tudo bem?
Então e li esse livro bem rápido também estava meio louca para saber o final um amigo tinha lido e me indicou e como ele fez um puta comercial eu garrei nele e não quis soltar e não me arrependo o final me surpreendeu pois estava esperando outra coisa o Harlan é demais e qualquer coisa que ele escreve vira sucesso.
Boa Resenha.
Bju
Mary Reis

Reply
avatar
18 de setembro de 2016 14:34 delete

Olá Diana,
Esse livro parece ser extremamente envolvente, profundo e reflexivo, pois nos faz pensar em nossas atitudes, sabe?
Fiquei muito contente por saber que você devorou o livro e que não encontrou pontas soltas na obra, bem como que não esperava mais. Fiquei bem intrigada para saber qual é essa coisa que te intrigou. Depois que ler o livro, vou te perguntar para ver se concordamos.
Beijão,
Um Oceano de Histórias

Reply
avatar
18 de setembro de 2016 18:58 delete

Oi, tudo bem?
Então, eu conheci o livro hoje, acabei de lê a resenha dele no blog Rillismo, e agora me deparei com a sua. É sério, como eu não tinha conhecido esse livro antes, são tantos elogios haha o livro parece ser maravilho, fico me perguntando o porque do estranho ter revelado o segredo e o porque dela ter fingido uma gravidez. Estou muito curiosa com a obra e espero pode lê ela o mais rápido possível.

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
19 de setembro de 2016 07:50 delete

Nunca li nada do Harlan Coben e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa deste autor tão amado e elogiado.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
Michele Lopez
AUTHOR
19 de setembro de 2016 09:43 delete

Olá,
A premissa do livro é muito interessante e envolvente.
Fiquei bastante curiosa para saber o que o estranho revelou a Adam e porque sua esposa fugiu, sem contar que estou bastante intrigada para saber mais sobre essa teia de mentiras e assassinatos que é lentamente revelada.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

Reply
avatar
19 de setembro de 2016 17:03 delete

Olá, tudo bem?
Gostei da temática do livro, ultimamente estou lendo muitos livros com advogados pois irei fazer direito e este com certeza já entrou na minha listinha, gosto de personagens inteligentes com uma trama bem construída. Parabéns pela resenha
Bjinhos

Reply
avatar
19 de setembro de 2016 22:32 delete

HArlan Coben é um dos meus escritores favoritos e quando eu li esse livro vi como ele foi audacioso ao mudar o final. Ele já tem uma marca com seus finais e nesse foi completamente diferente, eu não fazia ideia de que isso aconteceria, já estava esperando algo mais parecido com os outros livros dele e fui completamente surpreendida. Adorei o final, mesmo não sendo como eu gostaria que fosse, achei real e coerente com a história.

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
21 de setembro de 2016 06:18 delete

Oi, Bruna. Leia e volte aqui, não fuja. Aí conversamos. :)

Reply
avatar
Heloísa Reis
AUTHOR
21 de setembro de 2016 08:15 delete

Oi Diana,
Sua resenha está ótima! Gostei da premissa do livro, e gostei ainda mais de saber que ele mantém o suspense e que você não conseguiu adivinhar o final durante a leitura. Como você, eu também sou dessas de descobrir o desfecho antes da hora, o que acaba com a graça do livro. Já coloquei o Não Fale com Estranhos na minha lista de leitura! Abraços

Reply
avatar
Vân Crist
AUTHOR
21 de setembro de 2016 08:52 delete

Tenho um amigo que vive me indicando o autor Harlan Coben, mas eu nunca tinha lido nenhuma resenha de um livro dele até agora. Eu curto bastante livros de suspense, mas o fato dele ir além disso também me deixa bastante curiosa. A premissa é bem instigadora e, quando eu ler, tenho certeza que vou fazer igual você: ler rapidinho pra saber o final logo haha. Anotei a dica pra ler assim que possível <3

Reply
avatar
21 de setembro de 2016 17:13 delete

Oi, tudo bem?
Eu nunca li nada do autor, isso porque não costumo ler histórias assim, mas eu tenho curiosidade com as obras dele, em especial essa. Eu tenho muita curiosidade para saber mais sobre esse segredo que o estranho contou e também acompanhar todo o desenrolar de tudo. Acredito que o Adam me conquistaria fácil, porque gosto de personagens com humor ácido e achei bacana ver que o foco não é apenas no suspense.

Beijos :*

Reply
avatar
21 de setembro de 2016 18:28 delete

Olá, tenho na estante "Não conte a ninguém" do Coben, sinto que vou adorar a escrita dele, não sei por que continuo protelando a leitura D: vou tratar de ler o mais rápido possível e já colocar o "Não fale com estranhos" na lista!
Beijos

Luana do lovereadmybooks.blogspot.com

Reply
avatar
Amanda Mello
AUTHOR
22 de setembro de 2016 00:49 delete

Tenho que ler um livro do Coben! Gente esse cara só ganha elogios e toda resenha que leio fico mais em dúvida sobre por qual livro conhecer a escrita dele. O pessoal ama os livros dele!!!! <3
Esse tem uma premissa muito interessante, fiquei curiosa só de ler a sua resenha sobre qual era a revelação do estranho e o que a mulher dele fez de tão errado ao ponto de fugir e largar tudo... O.O

Beijos e até logo! ;)

Reply
avatar
Rízia Castro
AUTHOR
22 de setembro de 2016 09:56 delete

Oi
Li esse livro, mas confesso que não em envolvi tanto quanto gostaria. Gostei muito da proposta do livro. Um estranho que sabe os segredos e "ajuda" as pessoas. Mas o final me deixou meio decepcionada sabe? Mas fico feliz que tenha gostado mais do que eu!
Ótima resenha.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:50 delete

Todo meu amor pra ele <3 Obrigadaaa!

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:51 delete

Oi Brenna. Aposto que você vai gostar. Depois me fala o que achou hein?

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:54 delete

Oi Ivi. kkkkkkk Saia debaixo dessa pedra mesmo e devore os livros do Harlan. Você vai A-M-A-R! Espero ler uma resenha tua em breve falando sobre alguma obra dele. Bjossss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:55 delete

Oie! Não posso falar muito sobre a Corinne pra não estragar a tua surpresa, mas acredite, está bem além da nossa imaginação kkkkkk Bjosssss e boa leitura!

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:57 delete

Oi, Anelise. O Harlan é um arraso mesmo. Espero que você leia e volte aqui pra dizer o que achou. Bjossss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:58 delete

Oi, Michele. Minha agonia toda em terminar o livro era justamente essa! Você vai ficar de boca aberta quando descobrir. Bjosss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 12:59 delete

Oi,Vân. O seu amigo tem bom gosto hein? Espero que você siga logo o bom conselho dele e leia algum livro do Harlan. Não vai se arrepender! Bjosss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 13:03 delete

Oi, Lu. Aceito doações viu? kkkkk Se apressa mulher, você não vai se arrepender. Bjosss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
22 de setembro de 2016 13:04 delete

Oi, Rizia. Eu imagino o que possa ter te decepcionado no final, mas vindo do Harlan tudo é possível né? Que pena que você não gostou tanto quanto eu! Bjosssss

Reply
avatar
22 de setembro de 2016 13:16 delete

Olá! Nunca li nada do autor e achei a ideia da história muito interessante, fiquei curiosa para saber mais sobre a história do Adam, o gênero dessa história é bem atrativo e gostaria muito de começar a ler obras do autor. A carga de elogios é enorme e isso deixa a vontade de ler ainda maior.
Beijos, Lari.

Reply
avatar
22 de setembro de 2016 20:02 delete

Eu amei esse livro, foi uma obra favoritada e que me fez termina-lo rápido também, agora preciso urgente ler Confie em Mim, espero que o autor não me decepcione. O final para mim foi perfeito, consegui sentir a adrenalina e me colocar no lugar dos personagens. O suspense foi bem desenvolvido, a capa e o título fazem jus ao conteúdo do livro.

Reply
avatar