Resenha| Guerra do velho, de John Scalzi

10:20 21 Comments A+ a-

Ficção científica, Ficção internacional | 368 páginas | Editora Aleph | Classificação: 5/5 | Ofertas
Com os avanços tecnológicos, os seres humanos começaram a se dispersar pelo universo com um único objetivo: colonizar planetas. No entanto, alguns desses territórios já eram habitados por criaturas alienígenas pouco amigáveis. É por essa razão que existe as Forças Coloniais de Defesa (FCD), uma espécie de força militar espacial, que garante a proteção das colônias humanas no espaço, além de colonizar novos territórios. As FCD recrutam pessoas com idades 75 anos para entrarem para o exército espacial. (Juro que não estou mentindo!).

"No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo de minha esposa e depois entrei para o exército."

Em Guerra do velho, conhecemos John Perry. Através dele, iremos conhecer a sua nova vida, a vida de soldado nas FCD. Com 75 anos, viúvo, e com um filho adulto, ele resolve seguir seu desconhecido destino. Sim. Desconhecido. Afinal, ninguém sabe o motivo de as FCD quererem pessoas idosas. Com tecnologia de ponta, alguns acreditam que eles rejuvenescem o soldado, ou que eles descobriram a fonte da imortalidade etc. Porém, ninguém pode confirmar nada. E a pergunta que fica é: como soldados com 75 anos vão lutar contra alienígenas? Só posso dizer uma coisa: vocês se surpreenderão.

John Scalzi me fez ler esse livro em 24h. Ou seja, garanto que a leitura é muito boa. Guerra do velho é um livro, digamos, diferente. Pois, apesar de parecer que o foco é a guerra épica no espaço, a leitura nos mostra mais que isso; aqui, o leitor acaba se interessando muito mais pelos personagens e suas histórias, pelas situações e pelos diálogos. E isso mantem o enredo num ritmo maravilhoso. No entanto, o autor não deixa de pôr uma pitada de ficção científica. 

O enredo é cheio de personagens cativantes. As "velharias", o grupo de amigos de que John Perry faz parte, não poderiam ser personagens melhores. Infelizmente, eles se separam. Cada um é mandando para uma parte do universo. Eu realmente gostaria que eles ficassem juntos, aliás que combatessem juntos. 

"Todos os Velharias sabiam que nosso grupo era, no melhor dos casos, temporário. Éramos simplesmente sete pessoas unidas aleatoriamente, em uma situação que não tinha esperança de permanência. Viramos um bando e uma família, inclusive nas pequenas espetadas e brigas."

John Scalzi é um autor bem realista, ou seja, ele mostrou, de fato, as consequências de estar numa guerra. John Perry, o personagem principal, é bem-humorado e narra todo o livro. Então, garanto que vocês rirão em algumas partes, além de surpreender com as situações contadas por ele.

Guerra do Velho lembra um pouco Tropas Estelares, do Heinlein, mas, sinceramente, John Scalzi superou completamente as minhas expectativas. Com uma narração divertida, uma pitada de ficção científica e muita surpresa para o leitor, esse livro é mais do que recomendado. Se você curte uma boa ficção científica, esse livro é leitura obrigatória. Se você não curte tanto, deveria ler. Aposto que vai curtir muito. Para mim, Guerra do Velho está entre as melhores leituras do ano. Só queria registrar que estamos ansiosos, pois queremos os outros livros na estante também. (Mensagem de um colecionador detectada).

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

21 Comentários
Comentários

21 comentários

Write comentários
- fecprates
AUTHOR
4 de agosto de 2016 10:52 delete

Olá Jadson
eu também li esse livro muito rápido e acho que o autor fez um ótimo desenvolvimento no enredo. Fiquei fascinada pelo modo como as coisas eram descritas e só larguei quando cheguei nas últimas páginas mesmo. Acho essa capa bem bonita. Sua resenha ficou ótima! Minhas expectativas também foram superadas mesmo..
Beijos, Fer

Reply
avatar
LiteraKaos
AUTHOR
4 de agosto de 2016 16:10 delete

Ok! agora estou morta de curiosidade para saber porque idosos de 75 anos se alistam para guerrear contra alienígenas! La vamos nós outra vez furar a fila de resenhas.... =/
E eu achando que era um livro chato sobre guerras e talz... quebrei a cara! =)
Adorei a resenha!!! Parabéns!! =)

https://literakaos.wordpress.com/

Reply
avatar
4 de agosto de 2016 19:37 delete

Olá♥
Confesso que não é o meu gênero favorito, mas você me deixou com a pulga atrás da orelha " Por que querem recrutar pessoas com 75 anos?" fiquei mais curiosa ainda quando você disse que iramos nos surpreender com o por que ! Você fez uma ótima resenha, falando as partes que mais chamaria atenção dos leitores, estou cheia de perguntas referentes ao livro, mas creio que só lendo terei minhas respostas, muito obrigada pela dica ♥

Reply
avatar
4 de agosto de 2016 19:49 delete

Olá... EU não sou muito fã desse tipo de leitura (coisas do espaço), mas o tema guerra me chama a atenção. Não conhecia o livro e senti muita curiosidade ao ler sua resenha... A história realmente é diferente, de acordo com seu texto, e isso me desafia... Sempre é bom ler algo diferente e sair um pouco do habitual. Dica anotada. Parabéns pela resenha... Aquele abraço...

Reply
avatar
4 de agosto de 2016 23:59 delete

Eu já estava interessada nesse livro e ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele, agora que li a sua eu pude conhecer um pouco mais sobre a história e digo que fiquei ainda mais interessada nele e espero comprar ainda esse a ano. É um livro que eu tenho certeza que vou gostar.

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
5 de agosto de 2016 07:31 delete

Sua resenha me deixou bem curiosa para ler o livro. Estou procurando no momento um livro que me prenda do inicio ao fim e acho que vou encontrar isso neste enredo.
Valeu pela dica.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
5 de agosto de 2016 09:39 delete

Olá Jadson,
Pelo que tenho visto, esse livro está sendo bem aceito pelos leitores. Gostei da forma real como o autor demonstrou como é estar em uma guerra e também da forma como os personagens - e suas histórias - são o foco da história. Fiquei interessada pela leitura, mas não sei se me adaptarei bem a ela, por isso, vou indicar ao meu irmão que curte mais a temática.
Beijos,
Um Oceano de Histórias

Reply
avatar
Wesley Italo
AUTHOR
5 de agosto de 2016 11:10 delete

Infelizmente não é um dos gêneros que costumo ler, mas, parece ser uma história bem legal e que nos prende até o final do livro!! Ótima resenha!!

Reply
avatar
Amanda
AUTHOR
5 de agosto de 2016 14:14 delete

Oi Jadson, tudo bem?
Fiquei um pouco intrigada com esse livro pois fiquei imaginando o porquê das Forças Coloniais de Defesa recrutarem pessoas idosas e me pergunto se o motivo seja convincente o bastante. Porém, como se trata de ficção científica, acredito que a razão de tudo isso não seja um problema. Já li histórias que se passam em guerras e apesar de eu achá-las tristes, elas me agradaram de alguma maneira e como você disse que nesse livro o autor nos possibilita conhecermos os personagens e sua história de vida, fiquei bem curiosa para conferir o livro e quais consequências a guerra irá trazer para o John. Espero me surpreender com o livro, como você diz.

Beijos! ♥

Reply
avatar
5 de agosto de 2016 18:51 delete

Olá!
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que se o visse na livraria, pela capa, jamais compraria. Essa história de alienígenas e universo sempre me deixa maravilhada, então creio que o autor deve fazer algumas descrições de lugares no mínimo complexas.
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

Reply
avatar
Camila Coelho
AUTHOR
6 de agosto de 2016 11:11 delete

Olá, desde a primeira vez que eu vi esse livro estou super curiosa para embarcar nessa leitura. Acho a premissa bem interessante e estou curiosa para saber os motivos de levarem só velhos. E também curto essa pegada ficção científica. Achei sua resenha muito legal.
Bj

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
6 de agosto de 2016 13:08 delete

Oi, Fê! Acho que tivemos a mesma sensação lendo essa beleza de livro! <3

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
6 de agosto de 2016 13:09 delete

Oi, com certeza, você vai gostar. Garanto que não vai se arrepender de passá-lo na frente dos outros livros!

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
6 de agosto de 2016 13:10 delete

Oi, se contar mais, vai sair spoilers. Prefiro que vocês leiam e tenham a mesma sensação que eu.

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
6 de agosto de 2016 13:12 delete

Oi, a capa parece não ter nada demais, não é? Mas tem muito a ver com a história. E o autor tem uma escrita bem simples. Garanto que ele não irá te enlouquecer com as descrições. hahaha

Reply
avatar
Sefora Silva
AUTHOR
6 de agosto de 2016 22:12 delete

ualll, Um exercito, uma guerra, uma pitada de humor, parece uma ótima receita, e para você ter lido em 24h realmente deve ser uma leitura muito boa.
Que quote maravilhoso, só de lê-lo já deu vontade de ler o livro, eu nunca li nada do autor, mas essa parece uma boa pedida para começar em, dica anotada. Espero conseguir realizar essa leitura e gostar tanto como você.
bjs.

Reply
avatar
Michele Lopez
AUTHOR
8 de agosto de 2016 15:54 delete

Olá,
O enredo do livro me deixou bastante curiosa.
Não lembro de ter lido nenhum livro em que o protagonista seja mais experiente e isso me deixa intrigada.
Adorei a resenha.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

Reply
avatar
8 de agosto de 2016 18:26 delete

Oi, Jadson

Eu não curto ficção científica, são raros os livros do gênero que leio e geralmente não são leituras tão prazerosas, mas confesso que esse plot sobre os soldados idosos despertou bastante a minha curiosidade. O que será que está escondido por trás disso?
Achei a capa bem interessante.

Beijos

Reply
avatar
10 de agosto de 2016 15:57 delete

Eu tenho o livro, e confesso que só não li ainda por conta da continuação. Não quero ficar roendo as unhas até que o livro 2 saia :)
Bjs!

Reply
avatar
12 de agosto de 2016 20:25 delete

A pouco tempo fiquei fascinada por ficção cientifica, gênero inteligente. Acho que o autor conseguiu narrar o livro com uma facilidade percebível, criando bem seus personagens, fiquei curiosa para saber porque querem idosos para a FCD, certeza que causara uma confusão rsrs

Reply
avatar
13 de agosto de 2016 16:55 delete

Oi, tudo bem?
Eu já ouvi falar bastante desse livro, mas devo confessar que não faz meu tipo de leitura, não curto ficção científica e acredito que eu não leria ele no momento, talvez mais para frente dou uma chance por se tratar de uma obra muito bem comentada. Fiquei mega feliz em ver que você gostou do livro e recomenda. Adorei!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/

Reply
avatar