Resenha: Caminho das Sombras, de Brent Weeks

09:47 14 Comments A+ a-

Ficção estrangeira | 432 páginas | Editora Arqueiro | Classificação: 1/5 | Ofertas
Cenária é uma cidade dividida em duas partes: as Tocas, que é a parte pobre, e o lado leste, onde ficam as mansões e os castelos. A cidade vive sob o comando do Sakagé, uma organização criminosa, e para a qual Durzo Blint trabalha. Durzo é um derramador (espécie de assassino) habilidoso e famoso por ser o melhor da região. Ele pertence a uma organização secreta chamada Os Nove, chefiada por Shing e submissa à Sakagé. O rei atual se encontra à beira da morte, e a Sakagé tem interesse num substituto ao trono que esteja do seu lado. O papel de Durzo é garantir que isso aconteça.

Azoth é um menino de 11 anos que vive nas Tocas, um lugar formado por guildas. Guildas são basicamente grupos formados por crianças em condições de vida miseráveis e conduzidas por líderes abusivos. As crianças são submetidas à tratamentos degradantes em troca de alguma comida e um lugar (que nem chega a ser decente) para dormir. Qualquer tipo de desobediência dentro das guildas é punida com extrema violência e, por vezes, até a morte. Azoth já viveu e viu muitas coisas terríveis acontecerem nas Tocas. Seus únicos amigos são Jarl e a Menina-boneca, uma menina muda e indefesa que Azoth tenta proteger a todo custo. Cansado de viver à sombra do tirano Rato, líder de sua guilda, o garoto sonha em se tornar derramador, mas para isso ele precisará convencer Blint de que possui os requisitos necessários, e isso significava dizer que ele não podia ter laços. 

"- Um derramador precisa se soltar - disse Durzo. - Aliás, precisa se abandonar. Para um derramador perfeito, tem que usar a pele perfeita para cada assassinato. " 

Caminho das Sombras é o primeiro livro da trilogia Anjo da Noite. A narrativa é em terceira pessoa, e alterna os pontos de vistas dos personagens, de acordo com as situações e os diferentes núcleos contidos na trama. A história envolve temas, como conflitos políticos, disputa territorial e principalmente, problemas sociais como diferenças de classe, violência e abuso infantil. 

A má notícia é que pra mim não funcionou! O universo criado pelo autor é vasto e confuso. Me pareceu um livro de game, RPG e detalhe: eu não curto nada disso. Me senti perdida e desconhecedora dos personagens, que vez ou outra apareciam do nada e já figuravam importante papel no enredo. Como a leitura não fluía de jeito nenhum, só me restou o abandono da leitura (detalhe: eu NUNCA abandono um livro). Então, Diana, quer dizer que o livro é péssimo? Não, de jeito nenhum! Acredito que amantes do gênero e de games com certeza aprovariam a leitura, mas para mim, infelizmente, não rolou! 

Como já deve ter ficado claro, essa vai ser uma trilogia que eu não vou acompanhar, embora pretenda retomar a leitura algum dia para finalizá-la por motivos de: curiosidade. E vocês, já leram? O que acharam?

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

14 Comentários
Comentários

14 comentários

Write comentários
Diane
AUTHOR
6 de junho de 2016 16:50 delete

Oi...
Adorei sua resenha, acho que todos blogueiros literários deveriam ser sinceros como você...
Não curto games e RPG, então, é claro que nem vou arriscar a leitura! Isso sem falar que com certeza iria ficar morrendo de pena dessas criancinhas que são maltratadas.
Bjo e mais uma vez, parabéns pela resenha.

Reply
avatar
Anna Caroline
AUTHOR
6 de junho de 2016 23:07 delete

Oi Diana, tudo bem?
Eu ainda não li Caminho das Sombras, mas ele está na minha lista de leitura, porém ao contrário de você eu gosto de livros que parecem jogos de RPG. Acho que vai ser uma leitura proveitosa no meu caso. Gostei da sinceridade e assim como você só abandono uma leitura se o caso for bem extremo.
Beijos

Reply
avatar
Ju
AUTHOR
7 de junho de 2016 21:11 delete

Puxa, que pena que para você não funcionou e que achou o universo criado vasto e confuso... sou louca pra ler esse livro, mas adoro RPG, então talvez funcione melhor para mim, torcendo para isso acontecer. Nunca abandono livros, rs, espero que se um dia você realmente retomar a leitura ela flua melhor.

Beijo.

Ju
Entre Palcos e Livros

Reply
avatar
9 de junho de 2016 01:09 delete

Oiii Diana, tudo bem?
Preciso ser sincera com você e dizer que realmente essa obra não despertou meu interesse, em relação ao tema abordado e ao desenvolvimento. Por mais que sua resenha tenha ficado muito boa, pularei a dica da vez.
Beijos

Reply
avatar
9 de junho de 2016 10:21 delete

Oi Diana, sua linda tudo bem?
Assim que a editora lançou esse livro eu surtei!!! Mas segurei a onde e resolvi esperar as resenhas primeiro. E para minha tristeza eu só li até agora uma resenha positiva, você não foi a única que não conseguiu se envolver com esse livro. Uma pena mesmo, eu estava super empolgada. Agora, sinceramente, não tenho certeza se irei ler. Gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Reply
avatar
9 de junho de 2016 18:32 delete

Olá, tudo bem??
Gostei da sua resenha e que pena que você não curtiu a leitura e para você não foi uma boa leitura, eu quero ler esse livro e com certeza vou dar uma oportunidade para ele, vamos ver o que vou achar.
Beijus
www.bibliotecaempoeirada.com.br

Reply
avatar
9 de junho de 2016 19:07 delete

Ooi!
Só de olhar para a capa desse livro já julgava que tinha essa pegada voltada para fãs de games e rpg. Assim como você não curto esse tipo de entretenimento, então com certeza o livro acabaria não funcionando para mim também. Quem sabe quando você retornar a leitura não acabe curtindo? As vezes só não é o momento.

Beijos
Estilhaçando Livros

Reply
avatar
Livros & Tal
AUTHOR
9 de junho de 2016 20:58 delete

Oi Diana...
Tbm tenho um sério problema com esse tipo de livro, mesmo curtindo muito RPG. Cara... que ruim que você teve que abandonar a história. Fiquei curiosa.

beijos
Mayara
Livros & Tal

Reply
avatar
Karla Samira
AUTHOR
9 de junho de 2016 21:32 delete

Olá! Eu também não me interesso por esse universo de games e não leria o livro. Não gosto quando novos personagens com menos importância acabam de ser inseridos no livro e já tomam o lugar dos principais, acho que tudo tem que ser feito de uma maneira que o leitor se acostume antes com o personagem.
Em fim... que pena que teve que abandonar a leitura. Desejo uma melhor sorte nos próximos livros.
Beijos.

Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br

Reply
avatar
Karla Samira
AUTHOR
9 de junho de 2016 21:32 delete

Olá! Eu também não me interesso por esse universo de games e não leria o livro. Não gosto quando novos personagens com menos importância acabam de ser inseridos no livro e já tomam o lugar dos principais, acho que tudo tem que ser feito de uma maneira que o leitor se acostume antes com o personagem.
Em fim... que pena que teve que abandonar a leitura. Desejo uma melhor sorte nos próximos livros.
Beijos.

Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br

Reply
avatar
Sammysam Rosa
AUTHOR
10 de junho de 2016 00:32 delete

Eu até gosto de RPG, mas leituras lentas e confusas, eu tô fora, até gostei da proposta do livro, mas não sei se leria, talvez mais para frente, pois como mencionei, curto o estilo. Realmente é uma pena que não tenha funcionado para você, mas acontece, né? Afinal, cada leitura é diferente, há aquelas que amamos e odiamos, por mais que Caminho das Sombras tenha muito o que oferecer, alguns pontos ficaram deixando a desejar, uma pena mesmo.

Da Imaginação à Escrita

Reply
avatar
Nati Rabelo
AUTHOR
10 de junho de 2016 12:01 delete

Oi Diana.
Também me doi o coração quando abandono um livro, mas tem alguns que não parecem ter jeito ne?
Acho que eu também ficaria um pouco confusa com esse livro, se tornaria uma leitura rasa pra mim.
Beijo

Reply
avatar
11 de junho de 2016 11:10 delete

Oi Diana.
Que pena que você abandonou! Eu não quis solicitar esse livro por ser uma trilogia, mas achei a premissa bem interessante e é o tipo de história que eu gosto. Espero que um dia você retorne a leitura mesmo e possa no mínimo, gostar um pouco.

Reply
avatar
D e s s a
AUTHOR
11 de junho de 2016 19:30 delete

Não curto RPG também, e até me desanimei agora para ler o livro. Eu amo fantasia, então estava muito curiosa para ler. Mas, pode não ter funcionado pra você, e eu acabe gostando né? Torcendo! hahaha
beijos
www.apenasumvicio.com

Reply
avatar