Resenha: Os escolhidos (The 100 #1), da Kass Morgan

15:07 15 Comments A+ a-

Ficção científica; Romance; Literatura estrangeira | 288 páginas | Galera RecordClassificação: 5/5 | Ofertas
Uma guerra nuclear. A Terra que conhecemos, hoje, não existe mais. Os poucos sobreviventes foram viver numa nave espacial, na orbita da Terra. A nave é dividida em 3 estações: Phoenix, Arcadia e Walden. A Phoenix representa a capital e as outras 2 estações são os subúrbios. Além disso, há leis que são rigorosamente seguidas, como, por exemplo, a punição para qualquer crime é a morte. Porém se o criminoso for menor de idade, ele é confinado até completar 18 anos e, assim, ser julgado, podendo ser absolvido ou não.  

Hoje, a nave não está nas melhores condições. E, por isso, toda a raça humana corre perigo. Mas o conselho (uma espécie de governo) decide enviar à Terra 100 "criminosos", que estavam prestes a serem julgados, na tentativa de terem informações sobre a terra e na esperança de que ela fosse habitável novamente. Caso tudo desse certo, os 100 seriam inocentados e, consequentemente, teriam uma nova chance.

"- Estamos esvaziando o centro de detenção hoje. Uma centena de criminosos sortudos vai ter a chance de fazer história - os cantos de sua boca se contorcem num sorriso malicioso - você vai para a Terra."

Dos 100 escolhidos, conhecemos 4 personagens. São  eles: 1) Clarke havia sido presa por traição, mas a verdade era muito pior do que qualquer um poderia imaginar, pois ela só estava tentando proteger sua família; 2) Wells, filho do Chanceler, praticamente obrigou o pai que o mandasse à Terra, pois ele tinha um único objetivo: manter Clarke viva. Afinal, ela só havia sido presa por causa dele; 3) Bellamy, o corajoso. Ele não cometeu nenhum crime, mas ao saber que sua irmã foi uma das escolhidas, ele não pensou duas vezes: arrumou uma forma de embarcar junto para protegê-la; 4) E Glass que aproveitou a bagunça causada por Bellamy para fugir. Ela tentará reconstruir sua vida sendo uma fugitiva, porém sua grande paixão, o homem que ela sonhava em rever, está com outra pessoa. 

Na Terra, nem tudo será fácil: Clarke assume o comando de uma enfermaria improvisada, Bellamy se mostra um ótimo caçador, e Wells não deixa Clarke correr nenhum perigo. Eles enfrentarão problemas pessoais, emocionais e, aparentemente, estão a sós. Eu disse aparentemente.

"Os cem podiam ser os primeiros humanos a chegar no planeta em três seculos, mas eles não estavam sozinhos. Alguns nunca tinham ido embora."

Com uma escrita envolvente, Kass Morgan nos apresenta a história através de 4 pontos de vistas diferentes, intercalando os momentos em passado e futuro, ou seja, em diversas partes da história percebemos um flashback acontecendo. Achei que seria muitas perspectivas para apenas uma história, mas, definitivamente, não era, pois a autora conseguiu brincar com isso e, por incrível que pareça, não deixou a desejar e não teve nenhuma ponta solta. E em meio a tanta história parecida, eu, sinceramente, achei Os escolhidos uma história original, ambientada num cenário desconhecido, pelo menos para mim, e com um enredo bastante interessante.

O que falar dos personagens? Em primeiro lugar, preciso afirmar que eles foram bem construídos. Todos com uma personalidade forte e detalhe: cada um completa algo no outro, meio que eles não conseguem existir só. No início, achei um saco a relação entre Clarke e Wells, mas a curiosidade falou mais alto. Quando você entende o motivo pelo qual eles estão na Terra, a chatice acaba. Através de Glass, a escolhida que conseguiu fugir e continuar na nave, somos apresentados a um triângulo amoroso e de uma coisa posso afirmar: triângulos amorosos são sempre interessantes. E Bellamy mostra ser o mais corajoso, ao meu ver, além disso: ele é honesto, gentil, etc. É o típico príncipe encantando dos contos de fadas, sendo que aqui ele é real. Mas aqui não só tem romance, usando o passado deles, a autora nos mostrou a política na nave, as leis, etc. Eu achei a história muito bem desenvolvida. 

Tô, ainda, sem palavras sobre o final do livro. A autora conseguiu deixar uma ponta para o próximo livro, ou seja, impossível você, leitor, não querer comprar a continuação do livro. Definitivamente, a Kass Morgan e Os escolhidos me conquistaram. Impossível não recomendar esse livro. Leiam muito. Releiam. Leiam de novo. Todo mundo merece ler esse livro. A série de TV é diferente do livro, então não enrolem, certo! Boas leituras!

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

15 Comentários
Comentários

15 comentários

Write comentários
Jaque Chagas
AUTHOR
8 de maio de 2016 16:03 delete

Olá,
Recentemente comecei a assistir a série. E Jesus, não consegui concluir. Depois ouvi rumores que tinha que a série foi baseada em um livro. Parei de assistir a série pois quero ler o livro antes. Agora só me deu mais vontade de ler. Obrigada mesmo por ter acendido a chama de querer ler o livro, porque ela já tinha se apagado.
Beijos, Jaque.

Reply
avatar
- fecprates
AUTHOR
8 de maio de 2016 21:43 delete

Ah eu adoro essa série. Acompanho a de TV e já concluí a trilogia. E digo mais: vale muito a pena! Fico feliz que você também tenha curtido essa primeira trama, porque é mesmo muito envolvente. O final deixa mesmo pontas para o próximo.
Beijos, Fer

Reply
avatar
8 de maio de 2016 22:39 delete

Eu sou louca para ler os livros dessa série! acho a história mega instigante e com certeza eu vou amar cada um dos livros. Gostei muito de ver a sua opinião sobre esse e até fiquei mais curiosa para ler! Eu gosto quando as séries deixam pontas para o próximo volume, fica mais interessante (pra mim), dá vontade de correr para ler logo.

Reply
avatar
Rafaella Lima
AUTHOR
8 de maio de 2016 23:22 delete

Oi Jadson, tudo bem com você?

Tenho curiosidade em ver a série, apesar de saber que sempre é bem diferente, mas como só tem a primeira temporada no Netflix, ainda não assisti. O livro parece ser ótimo, achei bem interessante esses diferentes pontos de vista e que bom que não ficou confuso, também gostei da alternância da história no passado e no presente. Sinceramente, o triângulo amoroso me incomoda, mas que bom que a história não se resume apenas a isso, gostei de saber que a autora foca em falar sobre a vida na nava, a hierarquia, as leis e tudo o mais.

Beijinhos,

Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
9 de maio de 2016 07:46 delete

Sempre leio elogios quanto a serie, tanto nos livros quanto na TV e confesso que me sinto curiosa quanto a leitura. A forma como você falou dos personagens, conseguiu me deixar ainda mais animada.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos

Reply
avatar
9 de maio de 2016 10:34 delete

Olá, tudo bem?

Eu tô com esse livro na estante de casa, mas não consegui pegá-lo para ler ainda. Assisti já alguns capítulos da série, e até que curti bastante, embora já tenha lido várias comentários por aí que mudaram muita coisa em relação ao livro, e que alguns dos protagonistas da série nem existem na versão literária. Ler a sua resenha só me deixou com mais gana pra ler o livro!

Abraço!
Marcelo Brinker
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Reply
avatar
9 de maio de 2016 14:22 delete

Oi!
Eu só não li esse livro, porque acompanho a série e morro de medo de desconstruir tudo o que eu amo na série. Já li opiniões bem divergentes sobre a história do livro, uns dizem que é boa, outros dizem que nem é tudo isso. Eu acho que pra ler, preciso me preparar pra não fazer cagada nem com a série, que amo, nem com o livro. rs. Adorei a sua resenha!

beijo!

Reply
avatar
Dryh Meira
AUTHOR
9 de maio de 2016 20:29 delete

Oiee ^^
Eu ainda não li os livros, porém comecei a acompanhar a série de TV assim que os episódios começaram a sair, e gosto bastante. Já deu para perceber que a série é diferente dos livros só pela sua resenha, por conta dos personagens. Fiquei curiosa para saber como é o livro.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Reply
avatar
Delmara Silva
AUTHOR
10 de maio de 2016 06:47 delete

Oi Jadson,
Li esse livro assim que foi lançado e amei, enquanto esperava o próximo volume sair me aventurei pela série de TV, que infelizmente não funcionou pra mim, as incongruências com o livro são gritantes, no final das contas parei a série e me atrasei a leitura dos livros, já tenho os dois títulos que sucedem esse e pretendo lê-los em breve.

Abçs
Sou bibliófila

Reply
avatar
Leticia Golz
AUTHOR
10 de maio de 2016 12:41 delete

Oi, Jadson
Eu já li o livro e não gostei tanto quanto você. Gostei da construção dos personagens, mas não gostei de alguns e acho que a autora focou muito neles, e deixou a ação de lado ou algo mais surpreendente. Sei lá, senti falta disso.
Vi que a série é diferente mesmo, só pelo trailer dá para ver. Acho que a série deve ser melhor hahah
Mas fico feliz que tenha gostado do livro! Ótima resenha.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Reply
avatar
10 de maio de 2016 22:16 delete

Oi flor,
Sabe que estamos vendo essa série e compramos o livro, porém parece que os personagens tem papeis bem diferentes nos dois. Assim que me sobrar um tempinho quero ler.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Aline Souza
AUTHOR
12 de maio de 2016 09:17 delete

Eu ainda não li a serie e nem assisti, mas a sua resenha me deixou com muita vontade de ler, o livro é diferente de tudo que eu imaginava e de forma positiva, pois nao me lembro de ter lido nada parecido. Obrigada pela resenha, ela me fez conhecer um livro que parece ótimo.

Reply
avatar
12 de maio de 2016 17:08 delete

Olá!! :)

Nunca tinha ouvido falar mas fiqeui muito curioso.. :)

Bem, eu gosto do genero e a premissa cativou-me.. Ainda bem que gostaste da escrita e que achaste as personagens bem construidas!! :)

Eu adoro os flashbaks!! :) Que bom que a autora jogou tudo isso com uma maestria gigantesca!! :) Ainda bem que gostaste tanto.. :)

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Reply
avatar
13 de maio de 2016 16:06 delete

Oii, tudo bem?
Eu nunca tive a oportunidade de ler os livros dessa coleção, mas eu já assisti a série e confesso que adorei S2. Eu sempre vejo resenhas positivas, só não sei se a série segue os livros a risca. Mas mesmo assim, espero ter a oportunidade de os ler.

Reply
avatar
Sefora Silva
AUTHOR
13 de maio de 2016 17:30 delete

Gosto de livros de guerras e se me parece bem interessante, gosto ainda mais quando o autor faz questão de reforçar bem as características dos personagens tornando-os marcantes.
Acho que nunca li nenhum livro contado através de quatro pontos de vista diferente, na minha opinião isso deve tornar a história ainda mais interessante.
abraços.
seforasilva.blogspot.com

Reply
avatar