Resenha: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs

13:17 4 Comments A+ a-

CLIQUE AQUI e confira as ofertas
Em O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, conhecemos Jacob, um garoto de 16 anos, que, quando criança, acreditava nas histórias fantásticas do seu avó, o Vovô Portman. Para ele, essas histórias significavam que era possível viver uma vida mágica. 

- Mas por que os monstros queriam machucar você?
- Porque não éramos como as outras pessoas. Éramos peculiares. 

Algum tempo depois, Jacob parou de acreditar nas histórias do avó. Crescido, ele passou a achar um absurdo tudo o que ouvira. Quando seu avô morre de uma forma bastante misteriosa, Jacob é o único a acreditar que algo está errado. Por isso, ele resolve ir atrás de respostas.  As histórias fantásticas do Vovô Portman sempre envolviam uma ilha no País de Gales. E é lá que Jacob vai para achar as respostas que tanto procura. Chegando em Cairnholm, ele se depara com um pedaço esquecido da Terra. Ele começa a se aventurar na ilha, enquanto seu pai recolhe dados para a pesquisa que ele está desenvolvendo. Percebendo que os habitantes daquele lugar têm medo de se aventurar no outro lado da ilha, Jacob resolve ir fazer isso sozinho.  

Chegando lá, o garoto acha as ruínas do antigo orfanato. Lá, ele descobrirá que nem todas as respostas que ele procura está diante de seus olhos. E o melhor - ou pior -: descobrirá que as histórias do seu avó não era tão absurdas assim. Ele terá uma difícil missão: ajudar as crianças do orfanato e salvar a sua própria vida.

- Nós peculiares somos abençoados com habilidades que as pessoas comuns não têm [...]

Com uma narrativa envolvente e cativante, os leitores que curtem uma história fantástica deveriam parar e ler esse livro. Ransom Riggs soube criar uma história, digamos, diferente do que estou acostumado a ver por aí. Uma história surpreendente com um pouco de fatos históricos, um pouco de fantasia, romance e até suspense. Ele conseguiu dosar tudo isso. No livro, podemos ver, também, fotos - bem bizarras - ao longo da história, mas não pensem que elas darão algo a mais à história. Elas foram usadas apenas para ilustrar e ajudar você a imaginar o que está sendo proposto. Um ponto bem positivo, visto que algumas coisas eram bem difíceis de serem imaginadas...


Podemos observar que o livro é narrado em primeira pessoa. Dessa forma, acabamos conhecendo o Jacob muito bem. Afinal, ele é o narrador. E, muitas vezes, me perguntei: esse garoto é louco? Qual é o problema dele? Quando o personagem decidiu ir atrás de respostas, não imaginava nada de muito surpreendente. E a impressão de que ele era louco, era, de fato, não só uma impressão. A princípio, as crianças do orfanato não são tão interessantes. É tudo o que já tinha visto, mas, como já disse anteriormente, ao longo da história, você vai vendo o quão originais elas são. 

O livro se inicia bem morno, mas, quando você menos espera, há algo surpreendente. Principalmente no final. O autor conseguiu responder todas as minhas dúvidas. A história desse primeiro livro está impecável, sem erros, sem pontas soltas. Por isso, tenho um pouco de medo de ler a sequência, Cidade dos etéreos, pois, muitas vezes, pode acontecer de uma sequência "acabar" com uma história muito boa. Espero que esse não seja o caso. 

Enfim, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares é um excelente livro para quem está querendo mergulhar num outro mundo, usar bastante a imaginação e estar disposto a acreditar nas possibilidades inimagináveis criadas pelo autor. 

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

4 Comentários
Comentários

4 comentários

Write comentários
Helana Ohara
AUTHOR
7 de abril de 2016 09:39 delete

Li esse livro quando ele foi lançado. E lembro que as pessoas iam ao meu blog falar que não leriam o livro porque achavam ele estranho e assustador. Enfim.
Acho a obra fantástica, sem falar que as fotos do livro fazem parte da história.
Espero que a continuação seja tão boa quanto o primeiro livro.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Reply
avatar
Lilian Farias
AUTHOR
7 de abril de 2016 14:52 delete

Li esse livro ano passado e fiquei fascinada, soube que terá adaptação para o cinema. como você, também achei o enredo inovador e as imagens são show, né???? Senti medo durante a leitura.

Reply
avatar
8 de abril de 2016 16:27 delete

Oiii, tudo bem?
Estou fascinada com este livro, cada vez que leio uma resenha, é uma obra que com toda certeza irei comprar quando puder! Adorei as fotos, tive sempre muito interesse em saber como era o interior da edição.
Beijão

Reply
avatar
8 de abril de 2016 21:38 delete

Olá!!

Eu não li o livro, mas quando o comprei, a uns anos atrás, eu esperava que fosse terror! Quando minha irmã começou a ler e me disse que não era o que esperávamos, acabei abandonando! Agora com o filme chegando, vou tentar novamente!

Bjus
Blog Fundo Falso

Reply
avatar