Resenha: Asylum, de Madeleine Roux

12:35 15 Comments A+ a-

Terror; Suspense | 336 páginas | Vergara e Riba Editoras | Classificação: 3,8/5 | Confira as ofertas | Skoob
Em Asylum, primeiro livro da série de terror da Madeleine Roux, conhecemos Dan Crawford, um garoto de 16 anos, que está indo ao New Hampshire College Prep, um curso de verão, com o objetivo de fazer aulas de história e psicologia, além de fazer alguns amigos, é claro. O que o garoto quer é: curtir seu último verão antes de ir à faculdade. Chegando lá, Dan logo percebe o quão estranho é aquele lugar. Com os alojamentos em reforma, todos os alunos ficaram no Brookline.

Ao chegar em seu quarto, Dan conhece Félix, o garoto que dividirá o quarto com ele. Mas não é com o Félix que Dan terá um laço de amizade mais forte. Ele acaba conhecendo Abby e Jordan e, em pouco tempo, eles acabam tornando-se inseparáveis. Em seu primeiro dia, coisas estranhas acontecem: na sua escravinha, Dan encontra uma foto antiga de um homem com os olhos rabiscados. Curioso, ele, junto com os amigos, vão atrás de respostas. E, por fim, descobrem que o Brookline era uma espécie de manicômio para criminosos loucos. 

" - Tem uma tonelada de arquivos aqui - ele contou - Deve ter informações sobre todos os pacientes. E adivinhem só: todos eles são loucos condenados."

À medida que Dan, Abby e Jordan vão descobrindo coisas acerca do Brookline, algo estranho começa a acontecer com eles. Dan começa a receber cartas antigas, ter sonhos estranhos. E, por fim, ele descobre o verdadeiro motivo de o manicômio ser fechado: o Dr. responsável fazia experiências nos pacientes, na esperança de deixar um legado. Completamente chocados com todas as descobertas, eles, agora, só desejam fugir daquele lugar, mas não será tão fácil quanto parece.

"A loucura é algo relativo. Depende muito do lado em que a pessoa está." 

Com uma narrativa que prende o leitor, Asylum tem uma história interessante, porém um pouco previsível. E um romance, ao meu ver, um pouco forçado. Aparentemente, a autora tentou criar uma história mesclando vários gêneros, mas deveria ter apostado somente em um: no terror. E apostar mesmo. Sem medo de ser feliz. Em algumas partes do livro, de fato, senti medo. Ou seja, talento ela tem, basta deixar os outros gêneros um pouco de lado. As ilustrações contidas no livro são o que garantem aquele "medinho" e mexe com a nossa imaginação até o final do livro. Mas não é só de acabamento visual que se faz um livro. 

Apesar de ter dito que o romance foi bem meia-boca, o drama contido no livro foi até interessante de se ler, apesar de, algumas vezes, se destacar demais, que, ao meu ver, não é tão interessante, visto que é uma história de terror/suspense. As questões abordadas na parte dramática do livro foram bastante atuais. Na verdade, acho que foi por esse aspecto que acabei sendo cativado pelos personagens, pois, aparentemente, eles não tinham nada demais, além de estarem num lugar assombrado. 

Poderia superar minhas expectativas? Sim. Poderia. Porém... O final do livro foi bem previsível. O desfecho foi fraco. Afinal, tinha tudo para ser O Desfecho. A autora estava com "a faca e o queijo na mão", mas não soube usá-los satisfatoriamente. Isso não é motivo para desistir, afinal é uma série. Por isso espero ser surpreendido nos próximos livros. 

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

15 Comentários
Comentários

15 comentários

Write comentários
Ana Cristina
AUTHOR
13 de abril de 2016 22:10 delete

Oie
Ainda não conhecia o livro e a autora, mas tem um enredo bem interessante e que chamou minha atenção.
Adorei sua resenha.

Beijos ;)
http://www.febredelivro.com.br/

Reply
avatar
15 de abril de 2016 14:44 delete

Oii Jadson, tudo bem?
É a primeira resenha que leio deste livro e até então eu ainda continuo louquinha para realizar a leitura, mesmo o final não sendo muito legal, estou torcendo que nos próximos livros seja melhor.
Beijão

Reply
avatar
15 de abril de 2016 18:15 delete

Oi Jadson!
Que capa sinistra, né? Que pena que o desfecho foi fraco e previsivel. Eu até leria, mas esses dois adjetivos me fazem correr para longe, rsrs. Romance forçado também é algo que e irrita bastante.
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com

Reply
avatar
16 de abril de 2016 11:54 delete

Oi, Jadson!!
Este livro está em minha lista de leituras, mas não sabia que ele fazia parte de uma série. Que pena que o final não agradou tanto, mas concordo com você, por fazer parte de uma série, pode ser que o próximo seja melhor!

Bjss
www.livrosdabeta.blogspot.com.br

Reply
avatar
16 de abril de 2016 21:49 delete

Olá! Eu não conhecia esse livro, achei a capa bem assustadora. Gostei da premissa, enquanto lia, até deu um pouco de medinho rsrs ACho que a capa fez isso. Mesmo com as suas ressalvas, fiquei interessada em ler. Abraços!

Entre Livros e Pergaminhos

Reply
avatar
17 de abril de 2016 01:09 delete

Olá!

Eu não conhecia o livro, mas até que gostei da premissa. Pra sair da zona de conforto, é uma boa pedida. Vou anotar na minha lista pra ver se eu consigo ler depois, mesmo a autora não sabendo trabalhar o final.

Reply
avatar
17 de abril de 2016 11:54 delete

Ooi
Não conhecia o livro, confesso que não me interessei. Não é algo que eu leria :( Sou dessas que dificilmente se arrisca haha

Beijoos!
www.estantemineira.blogspot.com

Reply
avatar
Polly.webs
AUTHOR
18 de abril de 2016 09:39 delete

Oii, tudo bom? Nunca tinha ouvido falar desse livro mas, saber que o romance é meia boca e que o desfecho decepciona não me deixou animada em ler, fora que, eu não curto muito livros de terror... enfim! Parabéns pela resenha e sinceridade!

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens

Reply
avatar
18 de abril de 2016 09:47 delete

Ola Jadson confesso que a premissa do livro não chamou tanto minha atenção dessa vez, pode ser por eu estar lendo vários romances no momento. Mas fico com a fica anotada mesmo sendo um livro previsível me parece muito bem escrito. abraços

Joyce
www.livrosencantos.com

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de abril de 2016 11:19 delete

Oi, Ana! Que bom. Ficamos felizes! Quero saber sua opinião depois, tá?

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de abril de 2016 11:20 delete

Oi, Morgana. Tudo bem! :) É sempre bom você ter sua própria impressão acerca de um livro. Espero que goste! :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de abril de 2016 11:22 delete

Oi, Mariana. Lembrando que essa é a minha opinião. Você pode gostar bem mais do livro que eu. Espero que não desista :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de abril de 2016 11:23 delete

Oi, Su! tudo bem? Que bom que tu gostasse. Fico feliz! Volta, depois, e conta o que tu achasse do livro. Bjo!

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de abril de 2016 11:23 delete

Oi, Kamila. Anote mesmo! O livro não é ruim. Fato. Só não me agradou totalmente. Anota, depois volta e conta o que achasse do livro.

Reply
avatar
2 de setembro de 2016 17:44 delete

Gente, estou apaixonada pela série Asylum *-* o Jordan me define com certeza e a historia prende de uma maneira que leitura passa e a gente não vê.

Estou a ler Catacomb com aquela depressão pós termino :(

Reply
avatar