Eu Indico: Cooked

15:00 1 Comments A+ a-


Sim, eu assumo: amo reality shows de culinária! Precisava começar assim que é para que vocês entendessem o que vou continuar a escrever. Apesar de assumir que amo esse tipo de programa também assumo que sou preguiçosa o suficiente para não me ligar nos dias que eles são transmitidos, muito menos ficar na sala deitada num sofá super desconfortável enquanto poderia estar na minha cama com meu Netflix no celular.

Por tanto, assumo que comecei a assistir Cooked por puro comodismo, e por sorte o Netflix me sugeriu ele, olha que sorte! Dois coelhos com um único tiro. Confesso também que ele não foi nada do que eu esperava, entretanto foi muito melhor. Contando com quatro episódios a série fala sobre uma dura realidade mundial: o grande consumo de comida industrializada. As pessoas simplesmente estão parando de cozinhar, e isso a longo prazo tende a pesar para o lado ruim da coisa.


Cada capitulo fala sobre um elemento Ar, fogo, terra e água. No decorrer da série somos apresentados as formas como esses elementos são fundamentais para que nossa comida seja como de fato ela é. Com uma narrativa muito simples e humana o jornalista Michael Pollan descreve como tem sido sua experiência ao dedicar-se a aprender como cozinhar. Ele explica usando como exemplo várias culturas o quanto é importante que saibamos a procedência do que comemos e que comer vai além do gesto de 'matar a fome'. Comer é uma forma de se comunicar, de interagir.

Durante a série somos apresentados a vários processos que perdemos com a nossa pressa do dia-a-dia. Michael também apresenta em números reais o quanto essa alimentação processada está fazendo mal a saúde de quase metade da população dos Estados Unidos, ele ainda calcula que esse mal não demore muito a atingir outros países e que se espalhe por todo o mundo.


Uma das coisas que achei mais interessantes no seriado é que, apesar de ser sobre culinária, o foco dele não é de forma alguma passar receitas, mas sim ensinar o que é de fato uma boa alimentação. Apesar de constar alguns ensinamentos, eles são mais como ilustrações por trás de grandes lições. Tiveram dois momentos que me deu vontade muito forte de ir para a cozinha: quando ele fala sobre fermentação, onde o processo de fabricação do chocolate é mostrado; e o mais importante, o episódio quase que inteiramente dedicado ao pão. Gente, que vontade de sair do quarto e ir assar um pão na cozinha!

No geral, não é um seriado que todos iriam gostar de assistir, mas que eu com certeza indicaria para todos. Confesso que logo que terminei a série repensei toda a maneira como dirijo minha alimentação e estou tentando mudar, o que não tem sido muito difícil, já que amo cozinhar. E para os leitores, a série é baseada em um livro escrito por Michael Pollan "Cozinhar, Uma História Natural da Transformação", lançado no Brasil pela editora Intrínseca. Alguém aí já assistiu a série, ou leu o livro? O que achou? Deixa aí nos comentários!

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

1 Comentários
Comentários

1 comentários:

Write comentários
Nove planetas
AUTHOR
29 de abril de 2016 17:43 delete

AMO culinária, reality show e os quatro elementos! Muuuuito obrigada pela dica :)

http://noveplanetas.blogspot.com.br/

Reply
avatar