Resenha: Peter Pan, A origem da lenda, de J.M.Barrie

13:39 29 Comments A+ a-

CLIQUE AQUI e confira as ofertas
O livro, como se pode perceber através do título, é um prelúdio da história de Peter Pan, de como ele nasceu e se tornou o menino que não queria crescer, protagonista da famosa terra do nunca que, inclusive, nem chega a ser citada no livro.

O autor inicia a história contando um pouco sobre os Jardins de Kensington e de como todas as pessoas são inicialmente pássaros que, perdem a capacidade de voar, quando se tornam bebês. No lago dos jardins, existe um corvo chamado Salomão que recebe as cartas das mães que querem ter filhos e, então, as envia de acordo com as exigências contidas nas cartas. Também nos mostra que criaturas místicas, como, por exemplo, as fadas (ainda não existia a Wendy), vivem nesses jardins e só podem ser vistas por crianças, após o fechamento dos portões do parque. Mas ao contrário do que se possa imaginar, aqui, nem todas as fadas são boazinhas, elas aprontam com os humanos, têm medo de serem vistas e adoram dançar. 

No decorrer da história, o autor nos apresenta um menino chamado David, que consegue lembrar de coisas da época em que era pássaro, e uma menina chamada Maimie, que consegue ficar no Jardim após o fechamento dos portões.
  
“O crepúsculo tomou os Jardins e centenas de pessoas foram embora (...) Mas Maimie nem as viu. Ela havia fechado os olhos com força e os havia grudado com lágrimas de nervosismo. Quando abriu os olhos, uma coisa fria percorreu seus braços e suas pernas e entrou em seu coração. Era a quietude dos Jardins”.

Assim, conhecemos Peter, um bebê que decide voltar aos jardins e ficar lá para sempre, sem nunca tornar-se uma criança de fato. E nem um pássaro. E, portanto, acaba sendo considerado um “meio-a-meio”(que significa basicamente não ser nem uma coisa nem outra). Como Peter conseguiu chegar aos Jardins? Será que em algum momento ele sentiu saudades de casa? 

"O coração de Peter era tão feliz que ele sentia que poderia cantar o dia todo, assim como os pássaros cantam de alegria"

Não tem como falar mais sobre o livro por dois motivos: primeiro que só tem 94 páginas e por ser muito curtinho, qualquer coisa que eu fale a mais poderia comprometer a leitura, e, segundo, que eu, sinceramente, achei o livro SUPER confuso! Para mim, definitivamente não rolou!

cara de: tô na bad
Me perdoem os fãs da história e do filme, mas embora eu ame/adore/sou contos de fadas e tenha adorado o filme, não conheço os mínimos detalhes da história de Peter Pan. (eu assumo! Não me julguem!). Não sei se isso dificultou o meu entendimento do livro, mas como se trata de um prelúdio... eu acredito que não. Quando falo em Peter Pan, imagino a Terra do Nunca, a fada Sininho e o Capitão Gancho, e talvez por isso eu tenha me frustrado tanto. 

Achei a leitura desconexa e excessivamente fantástica - foca no excessivamente, por favor. Parecia que eu estava lendo uma história contada por uma criança de cinco anos, ou seja, não entendi patavinas, porque nada tinha ligação com nada. Pensei que era aquele sentimento inicial de um livro confuso, mas cheguei a última página com a mesma sensação. (Puff!)

A diagramação do livro é simples, porém bonita, com flores no final das páginas. A capa é linda, mas como vocês podem perceber: eu não curti a história e só recomendaria a leitura para alguém que fosse fanático pelo Peter Pan! Se não for um desses... E quem leu, por favor, deixa comentários, críticas, sugestões, elogios, "whatever". Vou agradecer! 

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

29 Comentários
Comentários

29 comentários

Write comentários
4 de março de 2016 15:42 delete

Fiquei com MUITA MUITA vontade de ler nossa! Amei a resenha!
Beijinhos (;
http://diariasleituras.blogspot.com.br/

Reply
avatar
4 de março de 2016 20:12 delete

EU QUERO!!!!CQue livro magnífico! Fiquei de queijo caído com essa história. Deve ser uma delícia de ler fiquei curiosa quanto a edição.
Ah, droga, se não estivesse proibida de comprar livros, encomendava o meu desse, agora mesmo!!!!!

>> Vida Complicada <<

Reply
avatar
Helana Ohara
AUTHOR
5 de março de 2016 08:52 delete

Hey. Sabe de uma coisa, tava pensando aqui, pra que um prelúdio da história de Peter? Acho que deixa mesmo o leitor confuso, porque é uma coisa que achei estranha, porém curiosa, quero elr esse livro e tirar minhas conclusões.

Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Reply
avatar
5 de março de 2016 10:31 delete

Realmente pela sua resenha o livro parece ser confuso mesmo. Mesmo gostando de histórias de contos da fadas e do Peter Pan, não fiquei interessada em ler esse livro. Gostei muita da sua sinceridade na resenha.

Bjos

http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

Reply
avatar
5 de março de 2016 11:34 delete

Oi!

Gosto de Peter Pan, mas assim como você só conheço a história pela Terra do Nunca, a Sininho e o Capitão Gancho, nunca li nada mais profundo que não fosse aquele livrinho para crianças que contém umas dez páginas rsrs
Essa capa está linda mesmo, pena que você não curtiu a leitura. Também não fiquei com vontade de lê-lo.

Beijos
http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

Reply
avatar
5 de março de 2016 15:44 delete

Só 94 páginas? Bem, imagino que não deva dar para desenrolar muita coisa mesmo, entendo o motivo de você ter achado confuso, mesmo não tendo lido ainda. Peter Pan nunca foi meu conto de fadas favorito, mas gosto de alguns pontos como o fato de tronar-se eternamente criança. Wendy não é tão boasinha, na verdade ela é uma fada bem chata, ciumenta, rsrs.
Que pena que não foi uma história bem elaborada...

Beijo, Van - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Reply
avatar
5 de março de 2016 16:35 delete

Olá :)
O livro te deixou confusa e me deixou curioso haha Fiquei com vontade de ler para tirar minhas conclusões sobre ele. Vou por na lista de desejados
Abraço
http://interessantedeler.blogspot.com.br/

Reply
avatar
5 de março de 2016 17:31 delete

Confesso que fiquei curiosa... Hahahahah
Ele é bem curtinho, de repente por isso a confusão. Essas histórias que têm como objetivo contar as "origens" dos personagens devem ter, creio eu, uma conexão bem forte com o original, para que os leitores não fiquem com essa impressão que você ficou. Se eu tiver oportunidade, lerei para ver qual é. Obrigada pela dica.


Bjs,


http://www.tamiresdecarvalho.com/

Reply
avatar
5 de março de 2016 17:42 delete

Olá lindona,

Você não precisa se lamentar por saber pouco sobre Peter Pan, porque tem poucas histórias sobre ele. Sabemos muito sobre sua existência e vida quando ele aprece para Wendy e seus irmãos e todos os livros posteriores que "tentaram" nos apresentar sobre sua vida antes de Neverland, normalmente fracassam porque fantasiam demais e não detalham o personagem que é o foco da narração.

Beijos,
http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Livreando
AUTHOR
5 de março de 2016 19:57 delete

Oi Diana,
Acho que ficaria como você, não conheço a história de Peter Pan tanto assim, só sei dos seus personagens principais e ponto. Provavelmente ficaria confusa também e como é a história mais conhecida que me chama a atenção, provavelmente não leria o livro, pelo menos não nesse momento.
Bjim!
Tammy

Reply
avatar
Nerd Book
AUTHOR
5 de março de 2016 21:53 delete

Eu gosto de Peter Pan, mas você não gostou da leitura, eu possivelmente também não irei gostar. A capa do livro é linda mesmo, mas acho que mais do que uma capa bonita, tem que ter uma boa história para envolver o leitor.
https://nerdbookblog.wordpress.com/

Reply
avatar
6 de março de 2016 12:36 delete

Oi, apesar da leitura não ter sido boa pra você o livro despertou a minha curiosidade, vou procurar mais sobre ele pra vê se o leio.

http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

Reply
avatar
6 de março de 2016 13:43 delete

Oi *---*

Acho que eu iria adorar o livro. Sou uma dessas pessoas que adoram a estória. Acho que o fato de você não conhecer nada dificultou sim seu entendimento da estória. É uma estória infantil, mas bem complexa em alguns momentos. Assisti o filme que foi lançado no final do ano passado e apesar do elenco incrível, não gostei. Achei um tanto fantasiosa e desconexa, igual seu pensamento, mas tenho certeza que curtiria bastante a leitura do livro.

Bjos

http://rillismo.blogspot.com.br

Reply
avatar
Patrícia
AUTHOR
6 de março de 2016 14:06 delete

Apesar de você não ter gostado tanto, eu fiquei interessada. Adoro quando alguém diz que um livro é confusa, é quase como "desafio aceito" hahahaha… Sobre as fadas, elas nunca foram boazinhas, isso é invenção da Disney. E sem dúvidas, as histórias cujas fadas tem a personalidade correta são muito melhores.

Bjs.

www.ciadoleitor.com

Reply
avatar
6 de março de 2016 14:30 delete

Olá!

Eu também não conheço os pormenores da história, mas gostei muito de saber esses detalhes. E a capa está muito bem feita!!! Mesmo eu gostando de saber mais, não sei se leria.

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
6 de março de 2016 15:42 delete

Oii!!

Eu não sabia da existencia dessa obra! E assim como você, não sei muito sobre ele. Até pq, eu gosto de conto de fadas, mas foco apenas no A Bela e a Fera hahaha. Gostei de saber um pouco mais sobre o livro. A capa tá uma graça :)

Beijinhos

Reply
avatar
D e s s a
AUTHOR
6 de março de 2016 20:52 delete

Adoro o Peter Pan, queria muito ler essa obra, mas acho que não vai rolar pra mim também. Eu acho que mesmo não conhecendo direito a história dele mesmo não foi o que dificultou a sua leitura. Que pena, né? Bem, por ser um livro curto talvez eu leia se ele cair nas minhas mãos, só para conferir realmente, agora fiquei curiosa. rs
E que capa mais bonitas. <3
www.apenasumvicio.com

Reply
avatar
Nati Rabelo
AUTHOR
7 de março de 2016 03:09 delete

Fiquei confusa só de ler sua resenha hahahah
Eu também não sou muito por dentro da história "real" do Peter Pan, mas eu gostei bastante da versão que foi aos cinemas recentemente que mostra como ele foi parar na Terra do Nunca.
Beijos

Reply
avatar
7 de março de 2016 10:25 delete

Olá,
Eu li o original do Peter Pan, a história é linda! Como a história do Peter é muito fantasiosa, acredito que o autor deste livro deva ter tomando a mesma linha de raciocino do original.
Vou ler este livro para poder tirar a minha própria opinião.
Abraços
pontoparaler.com.br

Reply
avatar
Karla Samira
AUTHOR
7 de março de 2016 15:19 delete

Olá, Diana!
A capa do livro é lindíssima, achei que seria uma história sensacional, mas é bom que você tenha me contado que achou confusa! Apesar de amar a história, concordo com você sobre ser complicado ler uma história desconexa e com demasiada fantasia.
Acho que não vou dar a oportunidade de leitura ao livro.

Abraço!

Karla Samira
http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

Reply
avatar
7 de março de 2016 15:24 delete

Eu não conheço mais do que você da história do Peter Pan também. Fiquei curiosa sobre esse livro, mesmo não tendo rolado pra você. Achei interessante essa ideia de todos serem pássaros antes de virarem bebês, eu com certeza leria.


Erica Regina
parado-na-estante.blogspot.com.br
facebook.com/paradonaestante

Reply
avatar
7 de março de 2016 16:01 delete

Olá, tudo bom?
Acho que posso entender o que tu sentiu na leitura. Estamos realmente acostumados com o Peter Pan com Wendy, terra do nunca, capitão gancho. Daí é como se não estivéssemos lendo Peter Pan quando esses constituintes não estão na história. Eu ainda não li o livro, mas eu iria querer ler só para saber mais um pouco sobre ele. Uma pena que o livro é confuso :/
bjs
www.horadaleitur.blogspot.com.br

Reply
avatar
8 de março de 2016 01:11 delete

Ooi. Bom, se para você que gosta um pouco da história original esta já ficou confusa/estranha imagina para mim que sempre achei a história do Peter Pan mega chata? rs
Mas enfim, uma pena que a leitura tenha sido dessa forma para você. As vezes os autores deveriam deixar apenas a história original sem querer fazer preludios ou algo do genero. Pode funcionar com alguns, mas esses são sempre as exceções.
Beijos
Sil - Estilhaçando Livros

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
8 de março de 2016 14:56 delete

Diana, eu nunca tinha ouvido falar desse livro.
Apesar de ter focado no "excessivamente" fiquei bem curiosa nesse prelúdio.

Lisossomos

Reply
avatar
Sammysam Rosa
AUTHOR
8 de março de 2016 14:57 delete

Não acho que que o fato de você não conhecer a história do personagem, como a contada pelos filmes e tal, pode ter influenciado, afinal, pelo que compreendi, essa obra seria o inicio de tudo, como surgiu o Peter e seu conto, seria o começo de tudo, então acredito que talvez a história em si tenha pecado no desenvolvimento e por isso você sentiu essa confusão, o que é uma pena, pois para mim era um enredo que tinha potencial. Não vou ler, pelo menos não no momento, mas adorei conhecer seu ponto de vista sobre o livro.

Da Imaginação à Escrita

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
8 de março de 2016 21:37 delete

Oiiie
Muito legal seu ponto de vista sobre a história em geral, eu já li e assisti mas faz um bom tempo então me recordo bem pouco sobre a história, porém quero dar uma refrescada por esses tempos

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Reply
avatar
9 de março de 2016 08:52 delete

Ola lindona confesso que fiquei curiosa com o livro para saber mais sobre a origem de Peter Pan, mas o fato de ter exageros me deixou com pé atrás com o livro, justamente por ser um livro curto deveria ser bem objetivo e completo deixando o leitor bem informado, devido a esses fatos dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com

Reply
avatar
Tahis
AUTHOR
13 de março de 2016 13:18 delete

Olá, tudo bem?
Acredita que nunca li, não assisti a nenhum filme de Peter Pan, mas morro de curiosidade, tenho aqui o livro que comprei tem um tempinho e estou louca para ler, me pretendo ler esse mês. Vamos ver se irei conseguir! Quando a esse livro, que pena que foi uma leitura confusa, odeio quando isso acontece, me desanima totalmente.

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

Reply
avatar
20 de março de 2016 11:31 delete

Não fiquei interessada em ler esse livo e gsotei muito da sua sinceridade na resenha. É chato ler um livro que você não consegue entender. Beijos

Reply
avatar