Resenha: Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

13:54 28 Comments A+ a-


Embora o título e a capa deem a entender que o livro gira em torno do famoso conto da Bela adormecida, o que você vai encontrar neste livro vai muito além disso. Aqui, somos apresentados a uma história real sobre um reino carregado de intrigas políticas e uma perigosa maldição. É aí que conhecemos Elise, uma idosa que, cansada de ouvir a fantasiosa lenda da Bela Adormecida, que conhecemos, decide contar para a sua bisneta Rammy outra versão dos fatos. Uma que ela mesma vivenciou...

“Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas.”

Ainda jovem, Elise descobre que é filha bastarda e após a morte da sua mãe, abandona o campo em busca de uma vida melhor. Deslumbrada com o luxo e  a riqueza da vida no castelo, ela alimenta a ambição de fazer parte daquele mundo onde tudo para ela é novo e fascinante, e acaba sendo admitida como ajudante. 

Sempre esforçada em dar o melhor de si e bastante recatada em comparação as outras criadas, Elise rapidamente se tornou a criada particular e confidente da Rainha Lenore, que levava uma vida de melancolia e tristeza por não conseguir dar ao Rei Ranolf o herdeiro que ele tanto esperava. Elise também se aproxima de Millicent, a tia do rei, famosa por seu temperamento forte e arrogante, seu conhecimento no preparo de poções, sua ambição desenfreada e sua forte influência sob a rainha.

A Rainha Lenore engravida misteriosamente e, as vésperas de dar a luz, implora pela visita de Millicent aos seus aposentos, o que é negado pelo Rei,  provocando uma discussão acalorada entre ele e sua tia, que acaba sendo expulsa do castelo. O Rei, encantado com a filha, ignora os protocolos e faz dela sua herdeira legítima e futura rainha, provocando a ira do seu irmão, o Príncipe Bowen, e de sua ambiciosa tia, Millicent, que no dia do batizado da pequena princesa, jura vingança.

"- Sua filha, sua mulher, seu amado reino: você perderá tudo - prosseguiu Millicent, elevando a voz em triunfo, - Não hoje nem amanhã. Não. Quero vê-lo agarrar-se a seu trono, enquanto observa a dissolução do seu poder. Quero que viva com medo todos os dias, sem saber quando virá o golpe final. Quero que veja sua filha crescer, amando-a mais a cada ano, até ela ser arrebatada para sempre."

Os anos se passam, e mesmo com o afastamento de Millicent, a rainha sente um medo constante de perder a filha. A bela jovem, querida por todos do reino, cresce tendo todos os seus desejos realizados, menos o que mais anseia: liberdade. Um reino cercado pelo medo, uma maldição, uma princesa confinada e uma testemunha de que só o amor pode superar o ódio.

CLIQUE AQUI e confira as ofertas
Sobre o livro: como vocês sabem eu AMO/ADORO/SOU LOUCA por contos de fadas. Então sempre que vejo uma releitura corro para ler. Quando vi o livro, entre os lançamentos da Arqueiro, entrei em desespero para ter o meu. É claro! Enquanto Bela dormia é uma daquelas histórias que te deixam de coração partido quando terminam, e eu soube disso nas primeiras páginas. Infelizmente. Não consigo parar de pensar no porquê desse livro não ser um best-seller ou  no motivo de não existir, ainda, planos de uma adaptação para as telonas. É diferente de todas as releituras que eu já vi. É real, é possível, cheio de intrigas políticas, batalhas, amores, ódio, perdas e superação. Em vários trechos do livro não pude segurar as lágrimas e olhe que não sou de chorar com livros. (Sou quase uma leitora frozen).

Sobre os personagens: e que pese o meu "vilanismo" (sim, sou louca por vilões), mas nesse livro quem me conquistou mesmo foi a Elise. Ela é devota, inteligente, corajosa, e quando eu crescer, quero ser igual a ela. Todos os personagens foram muito bem construídos e desenvolvidos com personalidades beeeem distintas. O único personagem que odiei, mas não tive muito tempo para isso, foi o Príncipe Bowen, e vocês vão entender o motivo, quando lerem o livro. (Não conto spoilers!). A Millicent é muito articuladora, gente, ela é inteligentíssima e ganhou o meu respeito apesar de tudo! A Princesa Bela é uma fofa, nada de princesinha cheia de "frescurites", ela, definitivamente, é uma aventureira (ou pelo menos quer ser).

Boatos de que Millicent adorou saber o que achei dela. É vilã, né? Impossível não amar. 
Sobre a diagramação: falar sobre os livros da Arqueiro é quase um Ctrl C e Ctrl V, né? A diagramação sempre é perfeita, a revisão impecável, aquelas páginas amareladas, que eu amo, e a capa? Pode parecer óbvia, mas leiam que vocês entenderão! De parabéns sempre. Afinal, não basta a história ser boa... a apresentação da história também tem que ser, não é, amores?

Já deu pra perceber que eu amei o livro ou querem mais elogios? Com certeza entra para a lista dos meus favoritos! Se eu indico? Eu ordeno que seja feita imediatamente a leitura deste livro sob pena de maldição!

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

28 Comentários
Comentários

28 comentários

Write comentários
7 de março de 2016 14:50 delete

eu estou muito ansiosa para ler esse livro! o romance com traços de reconto de uma história ja conhecida muito me atrai
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Helana Ohara
AUTHOR
8 de março de 2016 14:29 delete

Fiquei com vontade de comprar o livro, adoro uma releitura de conto de fadas.
Mas acredite, se o livro for bem aceito, quem sabe as pessoas não vão ter uma adaptação.


Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Reply
avatar
8 de março de 2016 16:35 delete

Olá :D
Amo releituras de contos de fadas e esse me parece que é uma boa pedida. Essa capa ta maravilhosa :D Fiquei com vontade <3
Abraço
http://interessantedeler.blogspot.com.br/

Reply
avatar
8 de março de 2016 18:11 delete

Pois é, eu ja vi mesmo outras pessoas dizendo que este livro vai bem além do conto A Bela Adormecida. Você odiou o Prícipe Bowen? Porque? O que o coitado fez gente? Hehe.
Eu particularmente adoro livros não óbvios, em que o final não é necessariamente feliz e gostei do fato desta obra ser forte com tramas políticas e batalhas. Quero ler com certeza.

Beijo, Van - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Reply
avatar
8 de março de 2016 22:52 delete

Oi, Diana! Também gosto de histórias de fantasia, mas não necessariamente dos contos de fadas. Somente alguns deles realmente me agradam, e eu ainda não formei opinião sobre esse livro (apesar da sua resenha positiva)... Não sei o que fazer! hahah

Reply
avatar
8 de março de 2016 23:44 delete

Olá!

Contos de fada não são minha praia, então dificilmente faria essa leitura, porém, tenho que admitir que esse livro é bem interessante, e essa capa da Arqueiro, simplesmente de parabéns!

Reply
avatar
9 de março de 2016 09:22 delete

Estou muito interessada nesse livro!!! Também adoro contos de fadas e suas releituras e tenho ouvido (lido) falar muito bem desse livro. Espero poder ler em breve!

A capa é lindíssima, a Arqueiro é fera mesmo! :)


Bjs,


http://www.tamiresdecarvalho.com/

Reply
avatar
Déborah Q
AUTHOR
9 de março de 2016 11:19 delete

omg amei a premissa do livro. Simplesmente também sou louca por contos de fadas e adaptações. Quero já :3

❥Blog:Gordices Literárias

Reply
avatar
Literaleitura
AUTHOR
9 de março de 2016 12:30 delete

Oi Diana, estou muito interessada em ler essa obra, pois adoro a temática. A capa é fantástica <3

Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura

Reply
avatar
Janise Dantas
AUTHOR
9 de março de 2016 13:19 delete

O meu chegou ontem, uhuuuu, estou doida para ler, mas tenho uns dois ainda na frente.
Amei sua visão do livro, fez com que eu passasse ele a frente de outros, só não será o próximo devido a compromisso, mesmo, com outros livros.
Bjoo

Reply
avatar
Juliane
AUTHOR
9 de março de 2016 15:16 delete

Oi Diana, tudo jóia? Antes de mais nada, que capa e edição maravilhosas são essas da edição Arqueiro? Estou de boca aberta!
Não sabia da existência desse livro, mas vi outra releitura do conto de fadas: o ‘A bela e a adormecida’ da Rocco, já ouviu falar?
A história do livro me lembrou bastante de malévola (e seu gif veio em ótimo momento HAHAHA).
Não sou de ler releituras de contos de fada (aquela série Encantadas me desanimou totalmente, tanto que nem quis ler Cinder e os outros livros da série), porém essa sua resenha e essa capa fantástica estão querendo me fazer mudar de idéia ein hehe
Beijos!

Reply
avatar
9 de março de 2016 18:06 delete

Oi!

Já ouvi falar desse livro, mas achei que era apenas mais uma releitura de contos de fadas e fiquei feliz em saber que é uma história focada na realidade. Essa capa está linda mesmo e fiquei curiosa para conhecer a obra ao ler todos os seus elogios, parece ser uma leitura empolgante!

http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

Reply
avatar
9 de março de 2016 19:11 delete

desde que vi esse lançamento fiquei curiosa pra fazer a leitura.. espero gostar dele com o mesmo entusiasmo que você :D
a capa dele é um deleite à parte hehe
bjs ^^

Reply
avatar
Patrícia
AUTHOR
9 de março de 2016 20:58 delete

Nossa, eu não estava com a mínima vontade de ler esse livro, mas a sua resenha me fez mudar de opinião. Não imaginava que ele fosse tão bom, pensei que fosse apenas mais uma releitura comum.

Bjs.

http://www.ciadoleitor.com

Reply
avatar
Lilian Farias
AUTHOR
10 de março de 2016 11:44 delete

Eu achei a ideia desse livro fantástica, o foco narrativo muito instigante. Infelizmente, ainda não li, mas coloquei me minha lista, estou profundamente curiosa e empolgada. eu também sou louca por vilões hahahahahahaha

Reply
avatar
Marijleite
AUTHOR
10 de março de 2016 14:06 delete

Olá, a cada resenha que vejo fico com ainda mais vontade de ler esse livro! A história parece ser muito boa, e por gostar de releituras de contos de fadas fico ainda mais curiosa para lê-lo.

Reply
avatar
Blog LiteRata
AUTHOR
10 de março de 2016 14:15 delete

Realmente é bem diferente de todas as releituras que li e um livro bastante realista como você mesmo disse, mas não achei ele essa coca cola toda não, a leitura é arrastada e os vários "e se..." da protagonista me irritaram bastante, não cheguei a chorar ou se quer me emocionar pois a narradora não soube passar esse sentimento para gente, tudo foi muito prático. Enfim, gostei, mas não amei

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
10 de março de 2016 14:45 delete

Oie
uau que bom saber que a leitura está tão boa assim, pois estava meio com um pé atras mas depois de tantos elogios eu com certeza vou colocar na lista, adorei a resenha

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
11 de março de 2016 14:35 delete

Ganhei esse livro, mas infelizmente não tive oportunidade de ler ainda.
Estou muito ansiosa.
Adoro contos de fadas mesmo que sejam contados de maneiras diferentes.
Espero ler logo.

Lisossomos

Reply
avatar
11 de março de 2016 15:36 delete

Oi, Diana!
Já havia conferido outra resenha do livro há algum tempo, acredito que em Fevereiro ainda, e por ter sido negativa, fiquei receosa de fazer a leitura. Também percebi não ser bem o que eu esperava/imaginava da história, e por mais que fiquei curiosa com releituras, estou indecisa ainda entre ler ou não. A sua resenha, ao menos, foi um ponto para o 'sim' dessa questão, e dependendo das demais opiniões que vier a ler do livro, me decido melhor. Mas que bom que, apesar de tudo, você gostou tanto do livro e dos personagens, esse último é certamente um ponto a ser levado muito em consideração em leituras, e que bom que a autora os desenvolveu bem, apesar de distintos entre si.
Beijos!

♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional ♥

Reply
avatar
D e s s a
AUTHOR
11 de março de 2016 23:03 delete

Também sou apaixonada por contos de fadas/releituras. Eu simplesmente devorei Enquanto Bela dormia, que história incrível. A autora conseguiu criar algo com uma identidade própria apesar de ser recontada. Gostei principalmente porque quem narra não é a "Bela" e sim um personagem importante para a trama. Amei! Quero mais livros do tipo.
http://www.apenasumvicio.com

Reply
avatar
Ana Clara
AUTHOR
12 de março de 2016 15:02 delete

Oi Diana!

Apesar de eu adorar os contos de fadas, não sou muito chegada em releituras não. O autor têm que pensar em uma coisa muito inovadora pra conseguir me conquistar. Acho que, por exemplo, os dos motivos de eu não ter gostado de O Lado Mais Sombrio, uma releitura de Alice, foi justamente isso. Mas enfim, voltando ao assunto... Provavelmente eu não leria esse livro. Primeiro porque a maioria das resenhas que tenho visto sobre ela, são negativas. Dizem que a leitura é bastante arrastada e que a protagonista é cheia de mimimi demais. Mas que bom que sua opinião foi mais para o sim é que você acabou gostando bastante, né?

Beijo!
http://www.roendolivros.com

Reply
avatar
13 de março de 2016 03:15 delete

Oie, tudo bem? Quando vi a capa pela primeira vez também pensei que seria só mais uma versão da história da Bela adormecida, mas conforme fui lendo as resenhas percebi que é um tanto quanto diferente. O que nos deixa curiosos para saber o destino dessa história. A capa é simplesmente incrível. Parabéns pela resenha. Beijos, Érika

- www.queroseralice.com.br -

Reply
avatar
Suzzy Chiu
AUTHOR
13 de março de 2016 14:48 delete

Desde o lançamento que eu to louca com esse livro Enquanto Bela dormia. Essa capa já uma arte lida e a sinopse me deixou mto interessada.
Eu tb amo contos de fadas e adoro ler essas releituras dos contos.
Realmente a diagramação da Arqueiro é uma das melhores que tem.
Vou ler com certeza!
Beijos

Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

Reply
avatar
14 de março de 2016 10:07 delete

Oi *---*

Sou a louca dos contos de fadas também, então já imagina o quanto quero ler esse livro. A capa é espetacular e a premissa é tão promissora que tenho até medo de não gostar pelas minhas expectativas.

Bjos
rillismo.blogspot.com.br

Reply
avatar
Karla Samira
AUTHOR
14 de março de 2016 11:57 delete

Olá, Diana!
Adorei a sua resenha, acho que foi a que mais gostou do livro, dentre as que eu li.
A capa do livro é linda e você a aproveitou muito bem nas fotos, lindas mesmo!
Delícia quando o livro entra para nossa lista de favoritos, vou procurar para ler!
Beijos!

Karla Samira
http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

Reply
avatar
14 de março de 2016 18:45 delete

acredita que nenhum personagem me conquistou? a leitura foi muito arrastada para mim, acho que isso contribuiu.
Bjs

Reply
avatar
18 de março de 2016 11:02 delete

Olá, tudo bom? Adivinha quem mais é a louca dos contos de fadas?! rs
Estou LOUCA pra ler esse livro e bem, não era muito chegada na Bela Adormecida mas pelo que você falou, acho que vou acabar gostando dela nessa recontagem, viu?! Mal posso esperar pela leitura! Adorei sua resenha!

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens

Reply
avatar