Resenha: Os bons segredos, da Sarah Dessen

15:55 18 Comments A+ a-

CLIQUE AQUI e confira as ofertas para Os bons Segredos
Sydney é a filha que todo pai/mãe gostaria de ter, mas ser uma filha perfeita não quer dizer que ela concorde com todas as atitudes de seus pais e nem que não tenha opinião própria. A convivência de Sydney com os pais estava ficando cada vez mais complicada desde que Peyton, seu irmão mais velho, foi preso por causar um acidente e, consequentemente, deixou um garoto paraplégico. Ao contrário dos pais, que não responsabilizavam Peyton pelo acidente e, inclusive, o enxergavam como uma vítima, Sydney achava que a culpa toda era do irmão.

"- Eu olhava para David Ibarra (vítima do acidente) e só enxergava vergonha e arrependimento; minha mãe só enxergava Peyton. Daquele momento em diante, tive certeza de que não importava o que víssemos, nossas perspectivas jamais seriam as mesmas.”

Desde a primeira vez que a família de Sydney recebeu às autoridades, ela sabia que dali pra frente isso iria ser bastante recorrente, incluindo idas à delegacia, julgamentos e períodos de reabilitação. Com os pais aparentemente perfeitos e solucionadores de problemas que sempre passavam a mão na cabeça de filho, como Peyton poderia mudar um dia?

Após o julgamento de seu irmão, Sydney só quer se tornar invisível. Por isso, ela resolve mudar de colégio. E ela consegue. Em busca de um pouco de normalidade no seu novo dia a dia, Sydney conhece a família Chatham e é nesse novo circulo familiar que ela encontra aceitação total, sem ninguém para julgá-la por responsabilizar o irmão e por não concordar com os pais. Entre todos da família Chatham destaco: 1) Layla, a garota da batata frita (ME DEU ATÉ VONTADE DE COMER), rapidamente torna-se uma das melhores amigas de Sydney por um simples motivo: enxergá-la, entendê-la e não julgá-la; 2) E Mac, irmão mais velho de Layla, que logo torna-se o crush de Sidney.

“[...] Era como se ela (Layla) tivesse passado de estranha a melhor amiga do dia para a noite. Parecia impossível que uma completa desconhecida até seis meses antes fosse naquele momento a única pessoa que me compreendia."

Foi em meio a essas novas amizades que Sydney se encontrou e, finalmente, quis assumir o papel de protagonista de sua própria vida. É através dessas histórias que percebemos o quanto amizade é importante em nossas vidas. 



O que podemos falar de Os bons segredos? Resumo em uma palavra: sensacional. Esse livro traz uma temática tão importante, ao meu ver, mas traz isso de uma forma tão sutil e no faz refletir demais acerca disso. A maneira como a Sarah Dessen escreve é tão incrível, acho que foi o primeiro ponto forte. Agora, sim, eu entendo o motivo dela ser considerada a autora do YA contemporâneo. E isso é bastante merecido.

Em relação à história, eu fiquei atordoado. Ora entendia os pais da Sydney, ora concordava com Sydney e julgava muito os pais. Mas depois pensei: quem é o verdadeiro culpado? O Peyton? Os pais dele? A Sydney por sempre ver as coisas por outro ponto de vista e nunca expressar isso? De uma coisa podemos ter certeza: refletir é o que livro pede ao leitor. Só isso. E os personagens: nem preciso falar. Tive aquela relação de amor e ódio com uns, já com outros só amor. Me senti, de fato, dentro da história, fazendo parte de tudo o que estava acontecendo. Isso é a magia de um livro, gente!

A diagramação e revisão está maravilhosa. Não encontrei problemas nenhum com a revisão e fico procurando esses defeitos para avisar à editora. E a capa? Parece estranha, mas tem um significado dentro da história. Outra coisa: tem um marcador embutido no livro. É só o leitor cortá-lo da capa. Quanto amor, não é, gente!

Enfim, Os bons segredos é uma história divertida, porém “triste”, devido a situação em que encontra-se a família de Sydney, e muito, mas muito intensa. E, com certeza, esse livro merece ser lido e recomendado. E outra coisa: não é O livro, mas é o livro. Afinal, como a própria autora nos faz refletir, às vezes, o mais simples é o essencial.  Boa leitura!

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

18 Comentários
Comentários

18 comentários

Write comentários
4 de fevereiro de 2016 18:03 delete

Oiiiiii!
Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha já adorei! Entrou pra minha Wishlist!

Nathalia Moraes
http://dentro-das-paginas.blogspot.com.br

Reply
avatar
Helana Ohara
AUTHOR
4 de fevereiro de 2016 21:00 delete

Dramas familiares são sempre excelentes histórias, tenho vontade de ler esse livro, acredito que vou gostar bastante.

Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Reply
avatar
Patrícia
AUTHOR
5 de fevereiro de 2016 00:07 delete

Pela sua resenha, confesso que estou do lado da Sydney, e isso me deixou louca para ler o livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, mas nem preciso de mais nenhuma para me convencer, você já me ganhou com essa.

Bjs.

http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 15:02 delete

Olá... Não conhecia o livro, mas amei a resenha... Com certeza vai para a lista ;)
parabéns pela resenha!

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 15:31 delete

Já quero ler só pela sua resenha!! rsrsrs
O livro parece bem intenso, fiquei curiosa! Parabéns pela Resenha!
Bjs

www.livrosdabeta.blogspot.com.br

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 15:57 delete

Olá linda,

Essa capa é muito convidativa e o enredo parece ser bem denso e profundo, já que fala de problemas familiares e as diferentes visões sobre um mesmo acontecimento.

Quero ler em breve e conhece a família da Sydney.

Beijos!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

Reply
avatar
Ana
AUTHOR
5 de fevereiro de 2016 18:49 delete

Fiquei querendo saber mais da sua opinião, hehehe. Adoro a Sarah e suas histórias. Os bons segredos não foi meu preferido, mas adorei ler.

Leituras & Fofuras

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 19:48 delete

Oi oi!
Antes de tudo, devo lhe parabenizar pelo blog lindo. Eu adoro seu trabalho, acompanho desde o começo do blog. Tanto que ele me inspirou a começar meu próprio blog com minhas amigas. Será que você poderia dar uma olhada pra dizer como estamos nos saindo? Seria uma honra ter você nos seguindo. <3
http://particulasinfinitas.blogspot.com.br/

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2016 21:05 delete

Oi Jadson, tudo bem
Eu recentemente tive a oportunidade de ler esse livro e simplesmente amei!!! Não conhecia a autora antes, mas adorei a narrativa dela e ela me deixou muito tensa com os acontecimentos no enredo, eu ficava chocada com a mãe dela, queria tirar ela de lá o tempo todo para mantê-la segura. Recomendo a todos. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Reply
avatar
6 de fevereiro de 2016 02:04 delete

Oi, Jadson! Gostei muito da sua resenha! O livro pareceu MUITO interessante mesmo! Não apenas uma história envolvente, mas com uma crítica e carga emocional...
Abraços,
http://chubbleeeu.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Livia Castro
AUTHOR
6 de fevereiro de 2016 16:53 delete

A Sarah Dessen sempre é muito elogiada, acredita que nunca li nada dela? Mas sempre vejo indicações e resenhas positivas acho que é um sinal pra eu conhecer sua escrita. Gosto de histórias que nos faz pensar e descreve dramas familiares e relacionamentos.

Beijos.
www.escritacolorida.com.br

Reply
avatar
6 de fevereiro de 2016 18:42 delete

Olá, todo mundo sempre me fala bem desse livro e da autora, eu nunca li nada dela mas tenho muita vontade e com toda certeza ele está na minha lista, nada melhor do que um livro que nos faça refletir!

Beijos

www.oteoremadaleitura.com

Reply
avatar
6 de fevereiro de 2016 22:03 delete

oi
Nunca li nada da autora. Mas sempre leio muitos elogios sobre seus livros. já tenho dois livros dela em casa, espero gostar. daí compro esse. Bjus

Reply
avatar
Ju
AUTHOR
6 de fevereiro de 2016 22:30 delete

Também acho a maneira que a autora escreve incrível, e adorei saber que você achou o livro sensacional, porque já vi críticas negativas por aí que acabaram me desanimando. O fato da história ter te deixado atordoado chamou bastante a minha atenção. Mas preciso desabafar quanto ao marcador, acho o fim colocarem marcador pra gente recortar, nunca que eu cortaria!

Beijo!

Ju
Entre Palcos e Livros

Reply
avatar
7 de fevereiro de 2016 18:29 delete

O único livro que li da autora, Aquele Verão, me decepcionou um pouco, e acabei por não ter mais tanta vontade de ler outra obra dela. Porém, Os Bons Segredos me chama MUITO atenção, então leria. Espero ter a oportunidade em breve.
Adorei sua resenha!
Beijos

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
9 de fevereiro de 2016 22:38 delete

Oie
eu quero muito ler o livro pois adoro a autora e espero amar essa história, essa capa está uma graçaaaa, amei

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Reply
avatar
João Victor
AUTHOR
10 de fevereiro de 2016 02:05 delete

Oi, Jadson
Gostei da sua resenha. Quando a Seguinte anunciou o lançamento, fiquei super animado e morrendo de vontade de ler. Estava com as expectativas lá no alto, e isso definitivamente não é bom kkkk Bom, sabendo agora que se trata de um livro mais simples, mas que é bem escrito e bem amarrado, isso já me deixa mais sossegado. Adoro YA contemporâneo, então não vejo a hora de lê-lo e farei isso com as expectativas certas.
E eu adorei a capa, sério. Não acho ela estranha kk

Abraço,
João Victor - De cabeça para baixo | All Pop Stuff

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2016 01:03 delete

Oi, Jadson.
Ótima resenha. Vi hoje mesmo um post patrocinado da Seguinte divulgando o livro. Fiquei curiosa porque eles diziam que bons segredos eram melhores se compartilhados com amigos. A trama é interessante e mesmo sendo um livro simples, acho que vou dar uma chance.

Celly
http://melivrandoblog.blogspot.com/

Reply
avatar