Resenha: Tsugumi, da autora Banana Yoshimoto

13:37 31 Comments A+ a-

CLIQUE AQUI e confira as ofertas para Tsugumi
Maria Shirakawa deixou o interior do Japão, mais precisamente a península de Izu, para cursar a faculdade em Tóquio. Neste livro, ela narrará as lembranças das suas últimas férias de verão na Pousada Yamamoto e nos contará um pouco sobre sua relação com Tsugumi, sua prima. 

“As pessoas da pousada Yamamoto que aparecem aqui já se mudaram para outra cidade e, por isso, creio que nunca mais teremos a chance de conviver novamente. Sendo assim, só existe um único lugar para onde meu coração retorna: aqueles tempos de convívio com Tsugumi.”

Tsugumi nasceu com a saúde bastante debilitada e com vários de seus órgãos seriamente comprometidos. Segundo os médicos, ela não viveria por muito tempo. Dessa forma, todos que viviam em torno da garota mimavam-na de todas as formas. Talvez, todos esses mimos transformaram-na numa garota hostil e prepotente – mas nem sempre ela é assim. (Acreditem em mim!)

Maria morava nos fundos da pousada Yamamoto, sofria com relação clandestina dos pais – pois o “pai” tinha outra família, porém amavam tanto Maria quando a mãe dela. Ela também pôde observar e sofrer com as maldades de sua prima, a danada da Tsugumi.

Mas voltando pra nossa personagem principal: Tsugumi, na realidade, é linda feat. maravilhosa, mesmo tendo alguns problemas de saúde. Confiante e segura de si, ela conseguia tudo o que queria, inclusive garotos. E o pior – ou melhor -: não estava nem aí para o que os outros falavam ou poderiam falar. Ela interpretava outra garota sempre que necessário. Apesar de terem uma relação um pouco complicada, Maria nos mostrará a verdadeira Tsugumi e que, independente de qualquer coisa, elas são amigas. De verdade.



Vocês acreditam que esse foi o meu primeiro contato com literatura japonesa? Podem acreditar. E foi tão bom sair da minha zona de conforto. Confesso que foi melhor do que eu esperava. E, sinceramente, repetirei essa experiência muitas vezes. Muita gente deveria fazer o mesmo. #FicaADica.

Logo de início, já gostei de Tsugumi. Apesar de denominarem a personagem como um demônio, lendo a sinopse e posfácio, perceberemos que é apenas uma representação das memórias de infância da autora. E se for a autora for mesmo a Tsugumi, gostaria de dizer que adoraria conhecê-la. Outro fator que me fez gostar do livro foi o fato de que muitas das situações lembram-me a minha infância. Digamos que foi uma leitura meio nostálgica. Quem não curte uma leitura assim, não é?

Sobre o livro físico: capítulos bem separados. E achei curtos. Já amo, não é! Letras em tamanho confortável e página amarelada. A leitura é muito, mais muito fluída. Quando você menos esperar, vai ter terminado a leitura. A Editora Estação Liberdade acertou demais na diagramação do livro e na publicação também. Preciso recomendar a leitura? Sim ou claro!? E lembre-se: ótima leitura para sair da zona de conforto e conhecer a literatura de outros países. <3

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

31 Comentários
Comentários

31 comentários

Write comentários
13 de janeiro de 2016 15:55 delete

Ola Jadson não conhecia o livro e pretendo ler, gostei da protagonista mesmo sendo muito mimada, ter suas vontades próprias e atitudes, fiquei intrigada com o rumo dessa protagonista. Dica mais que anotada. abraços

Joyce
www.livrosencantos.com

Reply
avatar
Helana Ohara
AUTHOR
13 de janeiro de 2016 16:54 delete

Já adorei o livro, apesar da personagens principal ter problemas de saúde ela me pareceu bem forte né?
E achei muito mais muito legal aditora investir em literatura japonesa, precisamos de mais contato com ela.

Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
13 de janeiro de 2016 17:11 delete

Oi, quase ninguém conhece literatura japonesa, não é? Mas já adianto que é muito boa. Volte e nos conte o que achou ;)

Reply
avatar
13 de janeiro de 2016 20:37 delete

Olá!

Que legal saber que você curtiu sair da sua zona de conforto e leu um livro tão bom! Só li Memórias de Uma Gueixa - é de um autor americano, mas tem muita cultura japonesa. Já li um livro de uma autora coreana (pena q eu esqueci o nome) e lá na Ásia tem autores incríveis! Essa editora é nova, espero que eu consiga garantir meu exemplar pra poder conferir essa história tão maravilhosa!

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 11:23 delete

Oi, Helana. A tsugumi é muito forte, sim. Acho que por isso gostei tanto dela. Sim! Pelo menos sairemos da nossa zona de conforto! :)

Reply
avatar
14 de janeiro de 2016 13:17 delete

Que livro bacana!! Eu quero. Como assim ainda não conhecia. Gosto de ler livros com uma base de drama (do tipo alguém doente, que horror dizer isso mas eu realmente me interesso por essas histórias) e com nomes diferentes. Ta eu sou louca, mas enfim eu quero!!

Reply
avatar
Kelly Alves
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 15:03 delete

Olá Jad,
Eu estou precisando sair da minha zona de conforto em vários aspectos kkkkkkkkkkk gostei muito da sua resenha e achei a história bem interessante e diversificada, quem sabe ela não entra na meta e venço meu comodismo?

Beijokas

Paraíso das Ideias

Reply
avatar
14 de janeiro de 2016 15:11 delete

Olá, tudo bem?
Gostei muito da capa e da sinopse, não conhecia, mas vou fazer questão de ler, parece ser muito bom, sua resenha me deixou intrigada. Gostei muito do blog!

http://garotareading.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 19:33 delete

Devo dizer que no início da resenha estava achando Tsugumi meio chatinha, mas no decorrer da sua resenha acho que iria gostar dela.
Adoraria sair da minha zona de conforto com ele.


Lisossomos

Reply
avatar
Lilian Farias
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 22:39 delete

Nunca vi esse livro antes e gostei da dica, disse me outro blog, fico muito feliz quando vejo indicações de livros diferentes, sinto prazer em ler a resenha, fico curiosa e curiosidade foi exatamente com o sentimento que fiquei ao concluir a resenha. Amei a capa tb :)

Reply
avatar
15 de janeiro de 2016 09:24 delete

Oiii!

Eu não conhecia a obra, eu sempre digo que preciso sair da minha zona de conforto mas acabo esquecendo hahaha. Eu nunca li nada da cultura japonesa, mas é por falta de encontrar bons livros ou de facil acesso. Não conhecia a obra e eu gostei desse enredo. Capitulos curtos me ganham HSUAHUSAH <3 Adorei

Beijinhos

Reply
avatar
15 de janeiro de 2016 12:14 delete

Oiie Jadson,

Também ainda não tive a oportunidade de ler nada da literatura japonesa, mas como você, só vejo elogios e espero mesmo sair da zona de conforto e ler. Não conhecia a obra, mas só pelo fato de ter capítulos curtos já me encantou, porque assim a leitura é mais rápida e fluída.

Bjs

♡ Amantes da Leitura

Reply
avatar
15 de janeiro de 2016 12:51 delete

Oi, tudo bem?
Nunca li nada da literatura japonesa, mas confesso que apesar de ter gostado da personagem, não sou fão de livros que envolvam doenças.
Bjs

http://a-libri.blogspot.com.br

Reply
avatar
15 de janeiro de 2016 13:42 delete

Não conheço muito da literatura japonesa, mas seu post me inspirou a procurar! Não só sobre japonesa, mas outras que saiam do roteiro de livros mais vendidos. Adorei!

Reply
avatar
15 de janeiro de 2016 13:48 delete

Olá!
Nossa que dica bacana, nunca tive contato com nenhum tipo de literatura Japonesa. Fiquei bem curiosa com a história.
Bjin
http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

Reply
avatar
17 de janeiro de 2016 14:39 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:02 delete

Oi, Kelly. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que saía mesmo! Beijos!

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:08 delete

Obrigado, Luana. Quando ler, volte e nos conte o que achou! ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:10 delete

Oi, Déborah. Também imaginei que ela fosse horrível, mas não. Ela é ótima. Com certeza, você vai gostar. Volte e nos conte o que achou! ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:15 delete

Oi, Lilian. Que bom que você gostou. Espero que o leia e volte para nos contar o que achou! ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:38 delete

Oi, Ana! Que bom! Então decida sair dessa zona de conforto e leia! :) Volte e nos conte o que achou!

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:39 delete

Oi, Estefânia! Verdade! Espero que leia e volte aqui para nos contar o que achou. Beijos. Boas leituras! :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:48 delete

Oi, Angélica. Tsugumi tem problemas de saúde, mas não é nisso que o livro foca. Só uma dica! ;)

HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 09:54 delete

Oi, Cássia! Que bom! Quando lê-lo, volte e nos conte! ;)

Reply
avatar
Carol Rocha
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 17:28 delete

Oi! Não conhecia o livro, mas já adorei! Gosto da literatura japonesa, o último livro que li foi Kokoro (e super indico!) Parabéns pela resenha e já vou procurar o livro para ler. Beijos.

http://eicarolleia.blogspot.com.br/

Reply
avatar
19 de janeiro de 2016 00:13 delete

Oie, tudo bom?
Nossa, um livro que foge totalmente da minha zona de conforto. Acho que nunca li uma resenha de literatura japonesa e fiquei curiosa e achei interessante.
beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Nina Tavares
AUTHOR
19 de janeiro de 2016 14:54 delete

Oi Jadson!
Ainda não li nada da literatura japonesa, mas morro de vontade pq parece ser um estilo bem diferente do que estou acostumada. Como você disse, bom para sair da zona de conforto.
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê

Reply
avatar
20 de janeiro de 2016 13:19 delete

Nunca ouvi falar nada dessa autora, porém essa sinopse ela é bem estingante e capa está muito bem trabalhada.

Reply
avatar
Tahis
AUTHOR
20 de janeiro de 2016 16:37 delete

Olá!
Já li resenha sobre esse livro e fiquei bem interessada, nunca li nada da cultura Japonesa também e seria uma experiência nova. Sua resenha me deixou curiosa para saber como é a vida da protagonista já com uma saúde frágil. Que bom que foi uma leitura proveitosa.

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

Reply
avatar
23 de janeiro de 2016 10:55 delete

Eu adorei a capa, o livro parece ser interessante, particularmente não lembro de ter lido algo sobre a cultura japonesa, só assisti animes mesmo. A resenha foi bem escrita. Confesso que não conhecia essa obra e no momento não pretendo ler, mas é uma boa indicação!

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 15:58 delete

Oi!
Nunca li nada da literatura japonesa, mas sempre fico curiosa com livros assim que conseguem relatar verdadeiramente como é a vida nesse país.
Esse livro parece ser uma ótima iniciação para quem quer sair mesmo da zona de conforto, dica anotada.

www.gordinhaassumida.com.br

Reply
avatar