Resenha: Todos os nossos ontens, da autora Cristin Terril

15:12 26 Comments A+ a-


Em um futuro não tão distante, em 2017 para ser mais exato, a vida como conhecemos não existe mais e a liberdade das pessoas também se foi. O que poderia ter causado isso? Respondo  a vocês: o tempo.

Presa em uma base militar, sem relógios, janelas ou qualquer atividade, conhecemos Em. A única coisa que ela faz é observar um ralo no meio de sua cela e conversar com alguém que ela não vê, só ouve. Esse alguém é o Finn. A única maneira de manter-se viva e fazer com que Finn também continue vivo é calar-se perante ao Doutor, criador da máquina do tempo chamada Cassandra. Diante da oportunidade de fugir e tentar mudar o presente alterando o passado, Em e Finn usam a Cassandra e vão para o passado em busca de uma solução. Só que eles não foram para o passado sozinhos...

Voltando no tempo, conhecemos a Em do passado, somos apresentados à Marina, uma garota inocente e apaixonada por James, o Doutor do passado. E em meio a esse quase romance juvenil, conhecemos o melhor amigo de James, o Finn, e percebemos a relação de ódio que Marina nutre por pelo amigo do "namoradinho". É nesse passado que saberemos o motivo da criação de Cassandra e isso envolve: morte, ganância e poder. 

Tentando mudar o presente deles, Em e Finn procuram uma possibilidade de fazer com que Cassandra não seja criada, mas só há uma forma disso não acontecer: assassinando o James, antigo amigo/crush de Marina e atual Doutor. Mas antes disso acontecer, eles não podem deixa com que o o criador da Cassadra encontre a versão passada deles. Resumindo: um jogo de vida e morte. E detalhe: só um pode vencer.

"O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo."


Todos os nossos ontens parece ter uma narrativa confusa, não é? Não se enganem, pois, apesar da linha temporal entre passado e futuro existir desde o início do livro, a história possui uma sequência lógica de tirar o fôlego, inclusive deixando o leitor muitas vezes precisando se recompor para continuar a história. Achei genial a maneira como Cristin Terrin conseguiu manipular o passado e o futuro e fazer com que isso tivesse coesão e coerência dentro da história. Já posso dizer que a autora está na minha lista de autores favoritos. Acho que com isso vocês já podem perceber o quanto gostei do livro.

Sobre o personagens: adorei conhecer os personagens tanto do passado quanto do futuro por 2 motivos: (1) após conhecer eles, conseguimos perceber o quanto cresceram e se transformaram em outras pessoas, literalmente; (2) o quanto a relação dos 3, Marina, Finn e James, mudou e, consequentemente, os transformou em inimigos, mesmo sabendo que antes existia um amor que não era somente amor de amigo. 

Estava com uma expectativa altíssima para iniciar a leitura desse livro e posso afirmar que não houve a quebra dessa expectativa, pelo contrário... acho que foi exatamente o que eu imaginava. Como vocês devem imaginar, ficção científica é um dos meus gêneros literários favoritos, ou seja, já li alguns poucos - para não dizer vários - e não posso deixar de recomendar esse livro. Com MUITA ação, romance e uma corrida contra o tempo de tirar o fôlego, Todos os nossos ontens precisa ser lido ou colocado nas suas listinhas de próximas leitura. Só um aviso de uma amigo bookaholic. :)

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

26 Comentários
Comentários

26 comentários

Write comentários
Max Cherry
AUTHOR
23 de janeiro de 2016 17:21 delete

Viagem no tempo é de fato um tema inspirador. Fiquei curioso pra ler, como você mesmo disse, a manipulação pela autora do passado e do presente de forma coerente e coesa e, sobretudo, na contra-mão da maioria das histórias sobre viagens no tempo, sem furos... rs... Obrigado pela resenha, Jadson!

www.misterbonder.blogspot.com.br

Reply
avatar
Helana Ohara
AUTHOR
23 de janeiro de 2016 19:02 delete

Apesar de tu falar que o livro parece confuso mas não é, ele foi pra mim, menina não entendi nada dele.
Comecei a ler e logo parei, ele é super cheio de informação, o que geralmente não me incomoda, mas este livro não funcionou pra mim.

Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
24 de janeiro de 2016 12:47 delete

Jadson, que bom que a leitura do livro não quebrou suas expectativas é ótimo quando isso acontece.
Mas a história não me chamou atenção, apesar de gostar dessa mescla de passado e presente, vou passar.

Lisossomos

Reply
avatar
24 de janeiro de 2016 15:50 delete

Olá, eu estou com esse livro aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, eu não sou muito fã de distopias e ficção científica, mas confesso que esse livro chama bastante minha atenção. ótima resenha!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/

Reply
avatar
Lilian Farias
AUTHOR
25 de janeiro de 2016 01:42 delete

Olá, Jadson!
Que bom você ter apreciado a leitura do livro, acho um livro válido, mas nada que compraria, no geral, os livros da editora não me atraem.

Reply
avatar
Livia Castro
AUTHOR
25 de janeiro de 2016 11:16 delete

Adoro livros em que o tempo é o tema central da história, possibilita tantos caminhos pra narrativa que torna tudo mais interessante. Que bom que a história respondeu a sua expectativa, é maravilhoso quando isso acontece, e melhor ainda, que ótimo que a autora teve desenvoltura pra escrever porque é um tema complicado e se não for bem desenvolvido acaba com a história.
Dica anotada!

Beijão.
www.escritacolorida.com.br

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 12:36 delete

As resenhas que tenho lido sobre este livro são bem divididas, confesso que isso tem aguçado cada vez mais minha curiosidade, para que assim, possa tirar minhas próprias conclusões! Parabéns pela Resenha!
Bjss

Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 12:38 delete

Oie,

Ai eu já quero super esse livro, toda resenha que eu leio dele eu fico ainda mais encantada com história, sou louca para ler livros de ficção cientifica e Todos os nossos ontens já está na minha listinha. Ainda bem que as expectativas foram alcançadas, quando acontece isso com certeza o livro já fica entre os favoritos.

Mayla

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
25 de janeiro de 2016 15:28 delete

Oi, Max! Por nada. A autora foi muito genial ao misturar tudo e mesmo assim nos fazer entender. Espero que possa ler. :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
25 de janeiro de 2016 15:29 delete

Poxa, Helana. Mas não desiste. Lê de novo, vai que consegue entender. :/

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
25 de janeiro de 2016 15:40 delete

Oi, Déborah! Poxa que pena. De uma coisa posso afirmar, a história é muito boa. ;)

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 16:21 delete

Olá!
Já li inúmeras resenhas desse livro e, nas últimas duas (incluindo a sua), tive novas impressões. Apesar de achar que o corpo de personagens principais é bem fraquinho se comparado ao enredo (adolescentes desvendando mistérios), a missão em si é bem interessante. Não é o meu estilo literário favorito, confesso, mas sem dúvidas pegaria Todos os nossos ontens pra ler!
bjss
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

Reply
avatar
25 de janeiro de 2016 21:18 delete

Olá!

Que resenha maravilhosa, parabéns! Enjoei um pouco de distopias, mas, como essa se passa no ano que vem, vou anotar na minha lista, quero saber como será o mundo através desse prognóstico - mesmo sendo ficção, parece interessante.

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
26 de janeiro de 2016 12:15 delete

Olááá!

Eu ainda não li esse livro e achei esse enredo mega interessante e é engraçado como ele está fazendo sucesso hoje.
Achei sua resenha muito bem escrita e fiquei até com invejinha por ter suas expetactivas atingidas! É maravilhoso quando isso acontece <3 (e faz tempo que não rola comigo)

Beijinhos

Reply
avatar
Nina Tavares
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 13:55 delete

Oi!
Eu não estava esperando muito desse livro, li com expectativas zero e fiquei muito surpresa ao descobrir esse enredo tão bacana e uma narrativa tão diferente.
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
27 de janeiro de 2016 11:35 delete

Oi, Kétrin. Que bom que não leu ainda e apesar de não curtir muito o gênero, acho que gostarás dele. ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
27 de janeiro de 2016 11:38 delete

Oi, Lilian! Que pena! :/ Deveria ler algum, sem expectativa. Às vezes, nos surpreendemos! ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
27 de janeiro de 2016 11:39 delete

Oi, Livia. Verdade! Tudo é uma questão de saber escrever e ter uma boa história. Quando der uma lida no livro, volta e nos diz o que achasse. ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
27 de janeiro de 2016 11:47 delete

Oi, quem bom que deixamos você curiosa. Quando terminar de ler, volte aqui e nos conte o que achou! ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
27 de janeiro de 2016 11:51 delete

Oi, Mayla. Que bom que gostou. Espero que após a sua leitura, você volte para nos contar o que achou. ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
28 de janeiro de 2016 11:45 delete

Oi, Isa. A missão na história no geral, de fato, é muito interessante e com bastante ação. Com certeza você vai gostar. ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
28 de janeiro de 2016 11:52 delete

Oi, Kamila. A ideia do livro é muito bacana, com certeza você vai gostar. É uma ficção maravilhosa e bem construída. :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
28 de janeiro de 2016 11:56 delete

Oi, Ana. Obrigado! Não fique com inveja, RISOS, pegue o livro e leia também. Se ele superar as suas expectativas, ficarás feliz também. :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
28 de janeiro de 2016 12:00 delete

Oi, nina! Que bom que você gostou tanto quanto eu. :)

Reply
avatar
28 de janeiro de 2016 23:35 delete

Oi, Augusto!
Quando você falou sobre suas expectativas, pensei que ia finalizar dizendo que se decepcionou. Vi que não. Agora sei que devo dar uma chance.

Com carinho,
Celly - Me Livrando.

Reply
avatar
17 de dezembro de 2016 13:20 delete

Obrigado pelo texto. Fiquei interessado no livro, que entrará para a minha lista em 2017. Viagem no tempo é fascinante, ainda se bem trabalhado.
Recomendo Novembro de 63 do Stephen King, livraço sobre isso.

Abraços
naciadelivros.blogspot.com.br

Reply
avatar