Resenha: A Menina da Neve, da autora Eowyn Ivey

17:58 19 Comments A+ a-

CLIQUE AQUI e confira as ofertas para A menina da neve

Jack e Mabel é um casal de meia idade que resolve se mudar para o Alasca e recomeçar a vida. Mabel perdeu um bebê e, desde então,  não pôde mais ter filhos. Inconformados com os olhares piedosos dos familiares e amigos, eles decidem se isolar numa pequena cabana e viver do cultivo da terra. A vida no Alasca não é fácil e ao contrário do que eles pensavam, as dificuldades só aumentam com a chegada de um  rigoroso inverno. Mabel cuida da casa e desenha de vez em quando. Jack passa a maior parte do tempo tentando fazer com que o solo infértil ofereça algo que os alimentem durante a nevasca, e as adversidades os afastam cada vez mais.

Na primeira nevasca, num relance de felicidade, os dois constroem um boneco de neve e o enfeitam com luvas e um cachecol vermelho feitos por Mabel. No dia seguinte, para o espanto dos dois, o boneco está desfeito e seus acessórios desapareceram. Desde então, eles começam a ver uma garotinha loira, usando as mesmas luvas e cachecol, passeando na neve com uma raposa vermelha. 

“Era fantástico e impossível, mas Mabel sabia que era real - ela e Jack tinham feito com neve e galhos e capim congelado. A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona.”

Aos poucos, a menina misteriosa começa a se aproximar deles, trazer-lhes pequenos presentes, e revela seu nome: Faina. Mabel insistia que a menina ficasse com eles, mas ela sempre recusava. E assim, com os invernos, Faina ia e voltava ao longo dos anos sem que mais ninguém a visse, além de Jack e Mabel, é claro.

“A menina conhecia a floresta e seus atalhos. Ela encontrava comida e abrigo. Não era só disso que uma criança precisava? Mabel diria que não. Diria que a menina precisava de calor e afeto e de alguém para cuidar dela, mas Jack ficou imaginando se isso tinha ou não mais a ver com os desejos da mulher do que com as necessidades da criança".

Aos poucos, a menina vai modificando a vida deles, fazendo com que redescubram o poder do amor e mantendo seus corações aquecidos em meio à neve.

A Menina da Neve - 20 de outubro nas livrarias!
"Como eles poderiam saber que vinte anos mais tarde ainda não teriam filhos e seriam apenas um velho e uma velha sozinhos na natureza selvagem?"Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais. Em um dos momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no iinverno do Alasca.Enquanto o casal se esforça para entendê-la, eles começam a amá-la como se ela fosse uma filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.A Menina da Neve, 20 de outubro nas livrarias! Compre aqui o seu exemplar na pré-venda: http://goo.gl/GjJA1N
Publicado por Editora Novo Conceito em Sexta, 16 de outubro de 2015

A Menina da Neve foi finalista do prêmio Pulitzer e é um livro inspirado em um conto de fadas russo chamado Snegurochka. Nele, um casal de velhos que não podem ter filhos, fazem uma menina de neve, e, no dia seguinte ela, cria vida. Essa é a base do conto, mas o final dele tem várias versões.

Narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em 3 partes: a primeira conta um pouco da história de Jack e Mabel, as dificuldades que eles passam no dia a dia e a forma como estão se distanciando um do outro. É uma parte bem melancólica e não há como não se envolver e sofrer com os personagens, afinal a autora dá vida a esses sentimentos (Porque escrever bem é outro nível!). Na segunda parte do livro, os fatos acontecem mais rapidamente, temos uma enxurrada de novos fatos intrigantes e instigantes e começamos a questionar a nossa sanidade. Se achar que está louco, releve. A terceira e última parte, nos leva a um final surpreendente, cheio de surpresas e lágrimas. Juro que senti um vazio quando o livro acabou! Abracei o livro e sofri. Apenas. 

Não posso negar que já iniciei a leitura cheia de expectativas e geralmente quando isso acontece... eu me decepciono! Não foi o caso. Eu realmente AMEI FEAT. ADOREI! Amei a forma como a autora expôs os sentimentos dos personagens, amei o cenário que ela conseguiu criar na minha cabeça, amei a dúvida que fiquei durante todo o livro, se aquilo estava acontecendo mesmo ou se era apenas uma ilusão da cabeça de Mabel e Jack, amei o jeito misterioso e destemido da Faina e amei os personagens secundários. Os vizinhos Esther, George e o filho mais velho do casal, Garret, com certeza fizeram toda a diferença na história.

O livro é perfeito, a capa é encantadora, a diagramação é simples e charmosa, com fonte agradável para a leitura e sem erros de revisão (impossível não se apaixonar, né?), a Editora Novo Conceito me surpreende mais a cada dia. <3

A menina da neve é um livro fascinante, que fala de amor e sofrimento, perda e superação! É impossível não se deliciar com os mistérios que envolvem a história e não amar cada personagem. Nem preciso dizer que está mais do que recomendado né?

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

19 Comentários
Comentários

19 comentários

Write comentários
17 de janeiro de 2016 01:05 delete

Esse livro tem uma das melhores histórias que eu já soube. Ainda não o li, o que é quase um pecado capital! Louca para te-lo em minhas mãos...! Seu texto ficou ótimo, você trabalhou bem todos os pontos do livro.
Até + ver! Nu.
As 1001 Nuccias | Curtiu?

Reply
avatar
Lilian Farias
AUTHOR
17 de janeiro de 2016 02:44 delete

eu recebi o livro e o livreto de divulgação e gostei muito, achei fantástico, bem escrito e envolvente.

Reply
avatar
17 de janeiro de 2016 12:19 delete

Olá!

Eu preciso ler esse livro! Se eu tivesse grana, já tinha comprado! Por se tratar de um conto russo, já chamou minha atenção, pois gosto de muitas coisas vindas desse país. Tudo nesse livro é perfeito, a história, os personagens, a capa... simplesmente maravilhoso!

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
17 de janeiro de 2016 13:39 delete

Diana, já escutei muitoooos comentários osbre esse livro tanto de amor como de desgosto.
Lendo o que você escreveu não acho bem que seja meu estilo de leitura, mas ao mesmo tempo fico curiosa sobre como termina a história. Então talvez desse uma chance.

Lisossomos

Reply
avatar
18 de janeiro de 2016 10:52 delete

Oii!

Eu queria muuuito ler essa obra, incluisive preciso comprar. Realmente, quando eu vou cheia de vontade de ler acabo me decepcionando, fiquei mega feliz em saber que não fgoi assim que aconteceu. A escrita parece ser bem envolvente, e isso é muito legal, afinal você parece ter sofrido bastante com o final hahaha.
Ótima resenha!

Beijinhos

Reply
avatar
Mila Cris
AUTHOR
18 de janeiro de 2016 22:01 delete

Que linda estória, eu não conhecia e adoro quando sou surpreendida com estórias assim, que carregam a dor de uma família e ao mesmo tempo a superação de forma diferenciada. Vou ler esse lindo ainda! Bjs e até mais!

Reply
avatar
19 de janeiro de 2016 01:09 delete

Oiii
Nossa! Como eu quero esse livro! Também pegarei para ler cheia de expectativas. E espero que aconteça como aconteceu com você e não me decepcione.
Bjus

Reply
avatar
19 de janeiro de 2016 09:52 delete

Oi, tudo bem?
Acho a capa desse livro tão perfeita!
Gostei da premissa também e fiquei curiosa para saber tudo que envolve a Faina!
Bjs

http://a-libri.blogspot.com.br

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
20 de janeiro de 2016 21:57 delete

Oie
Estou bem ansiosa para ler o livro e espero poder em breve pois adorei a resenha e que bom que curtiu a leitura ahha essa capa é linda demais

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Nina Tavares
AUTHOR
21 de janeiro de 2016 08:24 delete

Oi!
Esse livro tem mesmo uma capa divina, e a diagramação é melhor ainda, a Novo Conceito é mesmo muito caprichosa com seus livros. Mas eu não gostei tanto assim da história, esperava um pouco mais dela.
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê

Reply
avatar
23 de janeiro de 2016 12:06 delete

Esse livro foi um dos que eu mais ouvi falar.
Já está na minha lista de desejados, espero ler ainda esse ano!
Beijos,
Blog ABCD dos Livros.

Reply
avatar
23 de janeiro de 2016 16:43 delete

Oiiie,

Devo começar falando sobre a capa desse livro, que simplesmente me encantei por ele. Desde o lançamento que estou louca para ler esse livro, só vejo as pessoas falarem bem dele, de quanto ela fala sobre amor, superação, e isso me encanta. Espero mesmo poder ler em breve.

Bjs

Amantes da Leitura

Reply
avatar
Andy Nantes
AUTHOR
23 de janeiro de 2016 19:46 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Andy Nantes
AUTHOR
23 de janeiro de 2016 19:48 delete

Oi!
Já li algumas resenhas sobre esse livro e ele não havia chamado a minha atenção até agora. Não sabia que é baseado num conto de fadas, fiquei curiosa par procurar a versão original e também pelo fato de falar sobre o relacionamento do casal. Sem falar que a capa desse livro é linda também!
Beijos,
Andy - StarBooks

Reply
avatar
26 de janeiro de 2016 01:16 delete

Sua resenha me fez me sentir a maior estranha do mundo. Sim, pois sua opinião é tão empolgante que eu fiquei me perguntando se a gente leu o mesmo livro hahahaha por isso que é bom que os gostos são diferentes. Para mim a leitura não rolou, mas com uma capa linda, fico feliz em saber que posso arriscar dar de presente e que o livro pode mesmo agradar ;)
Beijinhos,
Lica
amoreselivros.com.br

Reply
avatar
Livros & Tal
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 01:29 delete

Pensa em um livro que eu to louca para ler?
Então... e exatamente esse!
A história parece ser envolvente e incrível!
Adorei a sua resenha e eu não sabia que ele era baseado em um conto de fadas!! :o CHOQUEI!!

beijos
Mayara
Livros & Tal

Reply
avatar
30 de janeiro de 2016 07:57 delete

Olá!
Até hoje não vi uma resenha que não fosse positiva, e olha que já li várias. Eu toda vez que leio sobre esse livro fico curiosa para saber se a menina existe ou não. Estou quase me convencendo que ela não existe. Mas vou ter que ler o livro para confirmar.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.com.br/

Reply
avatar
Olívia Sousa
AUTHOR
30 de janeiro de 2016 10:59 delete

Olá

Ainda não li esse livro e só vejo criticas positivas a ele,adoro o fato de que ele foi inspirado num conto, pois amo contos e bom saber que ele desperta várias emoções na gente.

Bjss

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de outubro de 2016 05:13 delete

Socorro, devorei esse livro em dois dias, mas o final me deixou completa de duvidas: quem era Faina afinal? E o pai dela, era real? Ela morreu mesmo? Estou enlouquecendooo kkkk por favor, supra meus questionamentos. Bianca/Recife

Reply
avatar