Resenha: ZOO, do autor James Patterson

12:38 41 Comments A+ a-

E se o efeito do homem sobre a natureza tivesse conseqüências devastadoras? E se os animais pudessem dizer BASTA!? Leia a aventura surpreendente de ZOO, do autor James Petterson, e descubra que os pets podem ser os piores inimigos do homem.

Jackson Oz é um biólogo que desistiu do mestrado para tentar provar sua teoria desacreditada, o CAH: Confronto entre animais e humanos. Há alguns anos, ele vem verificando o aumento na incidência dos ataques de animais em humanos e tem certeza de que não são eventos isolados. Ele se endividou até o pescoço para encontrar uma solução plausível para a sua teoria, mas tudo que conseguiu fazer foi publicar suas idéias num blog mal visto no meio científico. Oz passa os dias num escritório montado dentro do seu apartamento, com o seu companheiro Atilla, um chipanzé (irônico, não?), procurando por ataques de animais em humanos em sites ou canais de TV.

Natalie, sua namorada, tenta apoiar sua teoria na maior parte do tempo, mas quando ele recebe uma ligação de um amigo que trabalha numa reserva na África e decide ir até Botsuana a fim de confirmar suas suspeitas e provar ao mundo que sempre esteve certo, ela acaba lhe dando um pé na bunda. Na África, Oz e seu amigo sofrem um ataque coordenado por vários leões machos (isso mesmo, todos machos!) e consegue não só filmar, como recuperar a câmera, após a emboscada dos animais. Nesse cenário conhece a ecologista Chloe, por quem começa a se apaixonar rapidamente. (Uma pitada de romance para acalmar os ânimos.)

De volta à civilização (ou não) americana, e com muito esforço, Oz consegue a atenção de um grupo de cientistas, porém embora venha se dedicando por anos, não consegue explicar o porquê da mudança no comportamento dos animais. Quando os ataques passam a ser mais frequentes e deixam de ser protagonizados apenas por animais selvagens, os seres humanos começam a ser vítimas dos próprios animais de estimação. As autoridades se convencem de que a ameaça é real e recrutam Oz e uma equipe para um jogo contra o tempo, ele precisará descobrir uma forma de acabar com a matança nas ruas e proteger a sua família.

CLIQUE AQUI e adquira Zoo, do autor James Petteson.
Zoo é um livro dividido em quatro partes bem definidas que conta como tudo começou: (Livro 1: o começo do fim), a viagem de Oz à África (Livro 2: África), a sua volta (Livro 3: Lar, doce lar ) e a mobilização do governo, cinco anos depois, para controlar o surto de ataque de animais em humanos (Livro 4: Os Nativos estão inquietos).

A capa do livro dispensa comentários, não precisa de nenhuma frase de efeito para aguçar a curiosidade do leitor. Para combinar, a fonte no tamanho ideal e as páginas amareladas dão o toque final à leitura! A narrativa se divide em duas partes: em sua maior parte em primeira pessoa, contada pelo próprio protagonista e em terceira pessoa, sob a perspectiva dos animais. Isso mesmo! O autor deu vez aos animais e, diga-se de passagem, é muito importante para que a gente possa entender também o que eles sentem e porque agem de determinada forma, em certas ocasiões.

A divisão dos capítulos é incrível! São 98 no total, todos com duas ou três páginas, o mais longo tem cinco. No decorrer do livro, eu entendi o que ele quis dizer com “as páginas viram sozinhas”. Essa sacada de colocar capítulos pequenos impulsiona o leitor a sempre querer ler “mais um pouquinho” e dessa forma a leitura flui rapidamente.

Oz, o personagem principal, é maravilhoso! Inteligente e divertido, é quase impossível ler o livro sem criar uma afinidade por ele. Os personagens secundários também, como Attila, por exemplo, que eu me apaixonei! Acho que Chloe como ecologista poderia ter sido mais bem aproveitada, mas nada que comprometesse o desenrolar da história. 

A solução dada no livro para o surto dos animais é “estrambólica”, mas, pasmem, é bastante crível! E que pese a minha ignorância nesse tipo de gênero, ao contrário das críticas que observei em alguns blogs, não achei que ficou devendo algo. Vi algumas pessoas falando que esperavam mais aprofundamento da parte científica da coisa. Eu, por outro lado, achei que, talvez, essa falta de aprofundamento (se é que podemos chamar assim) dá pano para as mangas pro autor dar continuidade à história, que poderia ser incluído mais personagens secundários e mais detalhes sobre o cenário apocalíptico em que o mundo se encontrava.

(Para os amantes de séries, a boa notícia é que a emissora de televisão CBS resolveu adaptar o livro e os direitos já foram comprados pelo Netflix (Oba!!!). A série estreou dia 30 de junho nos EUA, e eu já ouvi dizer que muita coisa foi modificada, mas assim que eu conferir venho aqui contar TUDO pra vocês.)

Em suma, ZOO é uma leitura recomendadíssima, cheia de aventura e emoções, e que me rendeu muitos pesadelos e conseguiu transformar o tão batido tema do fim do mundo, numa novidade surpreendente e inspiradora!

Eles podem ser seus piores inimigos. Então, cuidado com os animais falsianes...

Pisciana, 2.6, humor de 60, dramática, apaixonada por livros e animais.

Instagram: @deebritoo

41 Comentários
Comentários

41 comentários

Write comentários
13 de outubro de 2015 12:55 delete

OIii tudo bem??

Então realmente a capa do livro dispensa frases de efeito, a capa já e um efeito e tanto, essa questão que ele abordou no livro dos animais atacando os humanos, se formos para pra pensar friamente não e nada que não possa acontecer algum dia, agora 98 capítulos,quase morri quando vi, mas quando vi também o quanto "grande" era os capítulos o susto sumiu, rsrs.
Eu gostei do livro, achei interessante, e a sua resenha também foi bem interessante, parabéns.

Beijinhos

Kah Fernandes
http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

Reply
avatar
13 de outubro de 2015 18:17 delete

Já é a terceira resenha que leio em menos de um mês sobre esse livro, e apesar de a premissa ser ótima e a temática tambem, definitivamente eu não leria

Bjs
Tay do Let It Shine

Reply
avatar
13 de outubro de 2015 18:27 delete

Oi, tudo bem?

Não sabia que esse livro existia. Pois é. Foi um caso de "descobrir pela adaptação". A série me interessou imediatamente, logo, quando descobri que era um livro, surtei levemente, porque a premissa é muito boa! Quero muito poder admirá-lo na minha estante e me aventurar por essas páginas que, de acordo com diversas resenhas que vi, contam uma história realmente incrível.

Fernanda Oliveira | Meraki

Reply
avatar
14 de outubro de 2015 11:22 delete

Uau, amei a sua resenha.
Mesmo, de verdade.

James é um dos meu autores favoritos e essa capa realmente não precisa de nenhum outro elemento para compor. Simplesmente adorei a forma como expôs as característica do livro, sem entregar toda a história. Já anotei o livro aqui, por que com certeza quero lê-lo.

Parabéns pela resenha.

Beijos

Reply
avatar
Glaucia
AUTHOR
14 de outubro de 2015 22:42 delete

Oi Diana, tudo bem?
Ainda não li nada do autor, e embora tenha achado a proposta do livro interessante, não senti vontade de ler. O tema foge muito do que costumo ler, então por enquanto acho que vou preferir assistir a série.

Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com

Reply
avatar
15 de outubro de 2015 14:52 delete

Parceria ? http://bibliotecaresytonline2.blogspot.com.br/

Reply
avatar
15 de outubro de 2015 15:44 delete

Ola confesso que fiquei curiosa com esse livro pela capa e pelo tema, os animais se revoltando com que lhe trata bem (pelo menos grande parte ) imagino o caos que isso causou afetando a todos. Dica mais que anotada. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com

Reply
avatar
15 de outubro de 2015 16:04 delete

Oi,
Confesso que quando vi esse livro sendo trnasformado em série fiquei meio pirada.Já li alguns livros do Patterson e sei como sua escrita e dinamica. Fiquei feliz ao saber que os animais também tem vez nesse livro e quero ler se tiver oportunidade.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com

Reply
avatar
Ju
AUTHOR
15 de outubro de 2015 17:30 delete

Bom, se a leitura te rendeu pesadelos, tenho certeza que não vou ler. Na verdade, a premissa não me agradou nem um pouquinho, mas foi sua afirmação final que me fez ter certeza de que quero passar longe. Não curti nada essa coisa de em determinado momento os seres humanos passarem a ser vítimas de seus próprios animais de estimação... vontade zero de ler, mas que bom que gostou.

Beijo.

Ju
Entre Palcos e Livros

Reply
avatar
Jéssica Melo
AUTHOR
15 de outubro de 2015 20:06 delete

Olá Diana, a historia do livro é bem bacana, essa revolta dos animas que tanto sofrem nas mãos de alguns humanos, e pela resenha o autor conseguiu abordar bem o tema *-* Espero poder lê-lo em breve ou assistir a série.

Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

Reply
avatar
15 de outubro de 2015 21:35 delete

Olá, Diana! Eu não tenho muita experiencia com os livros do James Partterson, mas pelo que leio por ai acredito que seja uma marca registrada dele fazer capítulos pequenos e por isso seus livros tem vários capítulos. Gostei bastante da premissa da obra e fiquei interessada em ler, mas sabendo que tem a adaptação eu acho vou acabar optando por assistir primeiro ao invés de ler primeiro e caso goste parto para a leitura. Acho muito mais fácil a identificação acontecer dessa forma.

Beijos
SIL | Estilhaçando Livros

Reply
avatar
Matheus Braga
AUTHOR
16 de outubro de 2015 00:05 delete

Olá, tudo bem?

Confesso que se eu ver esse livro em uma vitrine de livraria, eu atravesso a rua HAHAHAHA. Sério, eu tenho pavor do James como autor, sem falar que acho que ele nunca escreveu um livro sozinho, ele é tipo a Nick Minaj da literatura, os livros dele são sempre feat. alguém. Outro ponto que me faz correr são 98 capítulos com 2 ou 3 páginas cada. ODEIO quando os autores fazem isso, pois gosto de algo mais desenvolvido. Tudo bem que um capítulo com 100 páginas é muito, mas bora encontrar um meio termo ai, né? Acho que vou conferir a série de TV, mas não tenho certeza.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Lumartinho
AUTHOR
16 de outubro de 2015 00:14 delete

OI, tudo bem?!
Tenho lido tantos livros com soluções estrambólicas para epidemias, ataques e outras coisas que saber que essa, apesar de doida, é crível, me deixa mais feliz. Não pedi zoo em parceria exatamente por achar que o autor não iria dar um motivo legal para os ataques dos animais. Por mim, podem dizer que é uma mosca d'água que atacou e mimimi, desde que me deem um motivo para tudo aquilo ter acontecido, sabe?!
Que bom que o personagem principal é incrível, mais um ponto positivo para eu ler esse livro e olha que eu não estava animada. Sua resenha foi salvação!
Beijos

LuMartinho | Face

Reply
avatar
16 de outubro de 2015 15:31 delete

Oie, tudo bem? Eu li Zoo! É uma obra muito legal *-*
A capa do livro dispensa mesmo comentários e me lembrou na hora o filme "A sombra e a escuridão". Que alias, indico muito você assistir. Fala de um lugar na África assolado por dois leões assassinos. Adorei sua resenha. Sobre o final... espero sinceramente que tenha continuação e estou doido para ver a série de TV.
Beijos


Academia Literária DF

Reply
avatar
17 de outubro de 2015 07:25 delete

Oi Diana, sua linda, tudo bem
Vou aderir ao coro: essa capa está sensacional, de arrepiar. Achei a história bem diferente e bem crível sim, já vi alguns noticiários esse ano e no ano passado relatarem ataques de animais em residências, mas o motivo era o desmatamento, estavam acabando com o habitat deles, então, eles estavam indo para as cidades. Não sei a explicação que o autor deu, mas não estamos muito longe dessa realidade. Dica mais do que anotada, não vejo a hora de ler.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Reply
avatar
17 de outubro de 2015 10:06 delete

Oi!
Estou vendo bastante esse livro, e com certeza quero ler ele.
Essa temática de os animais se rebelarem, e causarem maior pânico nos humanos é fantástico, pois nos faz refletir muito como nós humanos os tratamos, as caças ilegais, maltratos em circos, zoológicos.... Se acontecessem de eles se rebelarem na realidade estariamos perdidos.. rsrsrs
Gostei dessa divisão do livro, e de capítulos curtos, assim fica muito mais fluida a leitura.
Eu já tenho o livro e está nas minhas leituras do próximo mês, espero que goste também ^^
www.gordinhaassumida.com.br

Reply
avatar
Rafaella Lima
AUTHOR
17 de outubro de 2015 14:14 delete

Oi Diana, tudo bem?

Gostei bastante da sua resenha, e se já queria ler, agora que soube que vai virar série da Netflix, com certeza vou ler. Na verdade, achei a ideia do autor genial, os animais devolvendo tantos anos de crueldade e maus-tratos... quero ver como isso foi desenvolvido e fiquei curiosa para a explicação para isso. Não acho que explicações técnicas fazem um livro melhor ou pior, tudo depende como o autor aborda isso, as vezes pode ficar extremamente massante, e acho que não foi o objetivo ser técnico no livro. Capítulos curtos são ótimos e dão mesmo aquela sensação de não ver as páginas passarem.

Beijinhos,

Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

Reply
avatar
Tahis
AUTHOR
17 de outubro de 2015 19:25 delete

Olá!
James Patterson é um ótimo escritor, sempre que quero ler um suspense procuro seus livos. Realmente a capa desse livro é maravilhosa, e concordo com você as páginas passam sozinhas, eu adoro isso, você nem percebe o quanto já leu devido estar tão envolvida na estória. Estou bem curiosa com essa trama, e espero ler em breve! Adorei a novidade de que está sendo adaptada em uma série. Irei aguardar e adquirir esse livro logo!

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

Reply
avatar
19 de outubro de 2015 12:45 delete

Uma das minhas colaboradoras leu esse livro e sinceramente quando li a resenha fiquei meia assim, agora lendo a sua com mais detalhes gostei bastante, mas não sei se eu pegaria para ler esse livro, até porque eu acho que não estou no clima. Mas a escrita do autor me parece ser envolvente, pois todos tem comentado muito bem e com certeza iria adorar fazer a leitura. Mas eu acho que vou deixar para mais pra frente. Quem sabe né?


http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/especial-conhecendo-os-autores-5.html?m=1

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:24 delete

Oi Kah! Pois é, o mais assustador é que a explicação para os ataques chega a ser crível! Não deixa de ler, você vai gostar, bjos!

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:25 delete

Por quê Tay? Dê uma chance, você não vai se arrepender. Bjos!

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:27 delete

Oi Fernanda! Sério, se você gostou da série vai amar o livro! Como eu li primeiro, fiquei um pouco desanimada com o primeiro episódio, mas em breve retornarei a assistir! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:28 delete

Obrigadaaaa! *.* Você vai amar o livro!

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:30 delete

Oi Gláucia! Também não costumo ler livros assim, mas insisti e me apaixonei. Quem sabe não acontece o mesmo com você? Bjos :*

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:34 delete

Joyce, confesso que mesmo com o caos tomando conta do pedaço, eu, como boa amante dos animais, sentia pena deles! kkkkkkk Quando você ler me conta o que achou tá? Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:35 delete

Oi Raquel! A melhor parte do livro é justamente essa, dos animais terem vez! Também amei a escrita do autor! Leia sim, você não vai se arrepender! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:37 delete

Ju, eu confesso que ficava olhando pros meus gatos e pensando : eles não seriam capazes! huahuahuaauau Meus pesadelos na verdade foram com crocodilos O.O Que pena que não te interessou, o livro é muuuito legal! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:39 delete

Oi Jéssica. Eu indicaria a leitura antes da série mesmo eu tendo ficado um pouco decepcionada. Eu sabia que seria difícil conseguir captar alguns "sentimentos" e principalmente algumas cenas descritas no livro, mas mesmo assim vale a pena assistir e PRINCIPALMENTE ler! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:42 delete

Oi Sil. Acredito que você tem razão, porque eu li primeiro e acabei desanimada com a série. É como eu disse, de toda forma, indico primeiro a leitura porque quando você começa a assistir já tá meio que situada, sabe o que esperar! Espero que você goste do livro e da série. Bjos!

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:45 delete

Oi Matheus. Bom, confesso que não tenho muita experiência com o James. Esse foi o meu primeiro livro e eu ADOREI! Essa questão dos capítulos é muito peculiar. Um capítulo muito grande já me deixa ansiosa, e nesse caso dos capítulos mega curtos só me fez querer ler mais e mais. Quando vi já tinha acabado! É, tenta a série. Vai que você acaba se interessando pelo livro? Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:47 delete

Oi Lu. A saída é estrambólica sim, mas dá pra acontecer, entende? Vi gente falando que poderia ter sido mais aprofundada a teoria, mas curti o desenrolar dos fatos! Eu super adorei o Oz, de verdade. Não sei se vou amar o Oz da série e isso já me deixa desanimada. Vou tentar amá-lo duplamente kkkk. Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:49 delete

Oi Luciano. Obrigada pela dica, é claro que vou assistir! Pois é, kkk também torço para uma continuação. Vou voltar a assistir a série. Parei no primeiro episódio :/ Mas era amor demais pelo livro gente kkkk não conseguiu me prender! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:51 delete

Oi Cilaaaa, que bom que você curtiu e que vai ler. Mas essa história dos noticiários me deixou de cabelos em pé! Pelo amor de deus mulher, não quero ser atacada pelos meus gatinhos kkkkkk Bjoss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:53 delete

Sabrina você vai amar! Pois é, mesmo com o caos que é descrito no livro, não consegui ver os animais como assassinos e sim como vítimas. Cá para nós, em determinadas passagens eu até torci para eles. Tem "humanos" que não merecem ser tratados como tais. Que bom que você vai ler, quero saber o que achou depois, tá? Bjoss

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:56 delete

Oi Rafa. Você pensou EXATAMENTE como eu. Também acho que não foi a ideia do autor se aprofundar ou ser técnico e também acho que dependendo da abordagem poderia deixar o livro beeeem massante. Também amei os capítulos curtinhos. Que bom que você gostou da resenha, espero que goste também do livro tanto quanto eu! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 11:57 delete

Oi Tahis! Que bom que você gostou da premissa do livro. Com certeza irá adorá-lo também! Bjos

Reply
avatar
Diana Brito
AUTHOR
20 de outubro de 2015 12:00 delete

Oi Silvana! Pois é, pelo que tenho visto ou você ama ou odeia o James. Sorte que tem mais adoradores! O livro é muuuuito legal e você não vai se arrepender. Espero ver logo logo as suas impressões viu? Bjos

Reply
avatar
10 de novembro de 2015 01:47 delete

Oie, tudo bom?
Que livro com premissa incrível! Fico imaginando o que os bichos sentem ao ser caçados e presos em cativeiros e esse livro personifica a revolta desses animais. Gostei muito da premissa e quero ler em breve.
beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Olívia Sousa
AUTHOR
11 de novembro de 2015 20:42 delete

Olá

Gostei da resenha,quero muito ler esse livro,primeiro porque nunca li nada do autor e segundo porque quero ver a série e prefiro ver depois de ler o livro.

Bjss

Reply
avatar
Vinicius Lima
AUTHOR
11 de novembro de 2015 21:42 delete

Olá Diana, tudo bem?

Eu vi esse livro pela blogsfera mas ainda não tinha parado para ler nada sobre, em suma, eu achei a ideia base bem parecida com a do clássico A Revolução do Bichos, do George Orwell, o que não deixa de ser bom. James Patterson é autor pra todo gênero, ele tem muitos livros e ainda não li nada dela, vergonhoso. Não sabia que já tinha série do livro, fiquei bastante curioso.

Ótima resenha, beijos!

http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Acacia Franco
AUTHOR
26 de novembro de 2015 21:14 delete

Florrr (com três R para enfatizar meu sotaque goiano kkkkk), tudo bom?
Primeiramente, futriquei bem o blog e preciso dizer que adorei e peguei algumas dicas de leitura hehe.
Segundo, adorei sua resenha, de verdade. Eu não sou muito fã de aventuras como essas, mas Zoo realmente me chamou bastante atenção. Na verdade, foi mais sua resenha que a sinopse rsrs.
Já estou shippando o Oz e a Chloe (que tal Chloz? kkkkk)!
Mesmo sendo uma virginiana, meu ascendente em escorpião me faz amar romances e torcer pelo casal é algo involuntário kkkkk.
Mas sério mesmo, Zoo já entrou na minha lista e acho que ele vai passar na frente de alguns hehe.
Obrigada pela dica!!
Beijão!!
Cacá Franco.
Blogueira no Caçadores de Livro https://cacadoresdelivro.wordpress.com e colunista no Books And Carpe Diem.
PS: amanhã sai resenha de um romance hot que pode te interessar, já que você me disse que o que estava lendo era repetitivo e morno...
Beijoca!

Reply
avatar