Resenha: O refúgio do marquês, da autora Lucy Vargas

14:59 24 Comments A+ a-


O que fazer quando fantasmas do passado ainda perturbam sua vida? Em O refúgio do marquês, escrito pela autora Lucy Vargas, conheceremos a história, os segredos e o passado doloroso que envolve o marquês de Bridington e sua família. 

Por volta de 1804, Lady Caroline Mooren, viúva e sem um tostão para se manter, recebe uma proposta de Lady Hilde Preston, também viúva e mãe do marquês de Bridington. Usando o discurso de que ajudaria financeiramente a Lady Caroline, Lady Hilde delega uma missão - quase impossível - para Caroline: (1) tomar conta do filho dela, o marquês Henrik Preston, e dar uma repaginada na residência dele. Aparentemente, algo fácil, não é? Isso era o que ela pensava.

Chegando na residência em que ela ficará para cumprir a missão, Caroline percebe que não será tão fácil assim, por motivos óbvios: a casa está praticamente abandonada, quase não tem criados, além disso... o marquês vive atormentado com o passado, e isso o fez viver de um modo 'selvagem', sem bons modos, com grosserias, etc. Pensa que acabou? Tem mais: ainda ela terá que tentar educar a Lady Lydia, a criança da casa, filha SÓ do marquês, afinal a Lady Roseane a rejeita. E ainda tem a Lady Roseane, uma mulher louca, que vive gritando, reclamando, falando mal de tudo e todos. De uma coisa eu tenho certeza: não faltará trabalho para a Lady Caroline.

Inicialmente, essa missão parece impossível para Caroline, pois nem o Marquês gostou dessa ideia. Porém, com toda o empenho em realizar essa 'missão' com sucesso, Lady Caroline nega-se a ir embora e começa a 'por a mão na massa'. Em meio a toda essa confusão, Caroline acaba se encantado pelo Marquês de Bidington. Mas será que dará certo isso? Afinal ele continua casado, cheio de pretendentes para assumir o lugar da marquesa louca, e ainda há os fantasma do passado que perduram até hoje.

CLIQUE AQUI e confira as ofertas para O refúgio do marquês
Sem dúvidas, podemos perceber que O refúgio do marquês caracteriza-se por ser um romance de época, um gênero que nunca tive nenhum contato. Sobre o enredo: a história é legal, um pouco previsível, ao meu ver, com um ritmo um pouco mais lento, senti falta da dinâmica que encontrei somente da metade para o final do livro. De início, não me apaguei a nenhum personagem e achei a história bem fraca. Só no final do livro, quando me peguei torcendo para que tudo desse certo, foi que percebi que já gostava da história. E sobre não ter gostado de nenhum personagem: fui vendo o quanto Caroline era independente, justa e persistente. Depois vi que mudei totalmente de opinião. E Caroline mereceu um final maravilhoso. <3 

Fui refletir e percebi que todos os problemas que envolviam a residência do marquês foi devido à loucura e possessividade da esposa. Mas a culpa não é totalmente de Roseane, afinal o Marquês aceitou ficar naquele situação e a verdadeira prejudicada foi Lydia, filha do casal. Ainda bem que a Lady Hilde ajudou a família da melhor forma possível. E Caroline não desistiu de realizar o trabalho dado à ela.

Em suma, a história é legal, só esperava um pouco mais de amor-paixão-loucura-e-afins, mas acho que a falta disso no início do livro não aconteceu pelo tempo em que a história se passava. Estou me familiarizando com esse tipo de gênero. Mas adianto uma coisa: esse livro abriu meus olhos para outras histórias do gênero "romance de época". A revisão da Editora Charme está muito boa, o tamanho das letras está ótimo e o detalhe no início dos capítulos deram um toque de delicadeza ao livro. Lembrando: uma história simples, com uma escrita simples e com personagens aparentemente fracos, mas que, no final, mostram-se encantadores. Pra mim, uma leitura válida. 

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

24 Comentários
Comentários

24 comentários

Write comentários
Sil
AUTHOR
28 de outubro de 2015 17:10 delete

Olá, Jadson.
Romances de época está entre os meus gêneros favoritos. E amo livros com vestidos na capa. Já compro só por causa disso. Eu já li um livro da autora e gostei bastante, por isso acho que irei gostar desse. Leia mais livros do gênero. Uma dica é O Príncipe dos Canalhas que é ótimo.

Blog Prefácio

Reply
avatar
28 de outubro de 2015 17:18 delete

Adoro romances de época, quero ler todos que vejo pela frente, esse livro parece ser legal, uma personagem sofrida que vai para um lugar tentar da um jeito na vida e encontra o cavalheiro que pode salva-lá ou atormenta-lá que parece no caso... Histórias assim gosto de ler nos finais de semana para relaxar! Adorei a resenha!
Beijinhos..

https://amanhecerliterario.wordpress.com/

Reply
avatar
28 de outubro de 2015 19:04 delete

Olha eu já vi tanta resenha sobre esse livro que eu fiquei doida para comprar e SIM, comprei, mas até então ainda não li por falta de tempo, mas espero poder gostar da estória, pois todos falam muito bem. Gostei da sua resenha por conta de saber que se trata de um romance, mas mesmo assim percebi que o livro de certa forma não atingiu suas expectativas querendo ainda mais na estória. Para mim tendo romance tá ótimo. Não gosto de livros que são exagerados com cenas hot e tudo mais. Lógico que tem cenas sensuais, mas assim manerado e não aquele absurdo que vemos em tantos livros. Enfim...Mas em tudo adorei tudo que você colocou sobre o livro.

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/especial-conhecendo-os-autores-6.html

Reply
avatar
Ivi Campos
AUTHOR
28 de outubro de 2015 20:05 delete

Adoro romances, mas li poucos de época e apesar de vc ter esperado mais do livro, eu me interessei. Achei a capa maravilhosa!!!!
meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
beijos

Reply
avatar
Laura Truan
AUTHOR
28 de outubro de 2015 20:13 delete

Oi!
Realmente o genero é diferente, tem que se acostumar um pouco com a leitura e com os costumes da época. Eu amo romances de época e pretendo ler esse!
Bjos

Every Little Book

Reply
avatar
Dryh Meira
AUTHOR
28 de outubro de 2015 20:21 delete

Oiee ^^
É uma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente, mas por você ter torcido pela Caroline, já é um passo...haha' Já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, e me parece ser incrível! Amo romances de época, então estou um pouco acostumada com a previsibilidade dos finais *-* estou doida para ler ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Reply
avatar
Carla
AUTHOR
28 de outubro de 2015 21:44 delete

Oie!
Eu achei esse livro tão fofo! Concordo quando diz que faltou um pouco mais de romance, mas a história é lindinha \o/
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/

Reply
avatar
Ju
AUTHOR
28 de outubro de 2015 22:31 delete

Romances de época não conseguiram me conquistar, e não tenho vontade de ler esse. Fico feliz que a dinâmica tenha melhorado do meio para o final do livro e que no fim você percebeu que estava gostando, tanto da história quanto da Caroline. E que bom que a protagonista conseguiu ter um final maravilhoso.

Beijo.

Ju
Entre Palcos e Livros

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 07:51 delete

Ola, Jadson.
Então, nenhum românce de época conseguiu me fisgar, li vários entre os 15 e 18 anos e decidi que não é para mim.
Torço para que você seha fisgado por todos os livros que se dispuser a ler.

www.poyozodance.blogspot.com.br

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
29 de outubro de 2015 09:52 delete

Oi, Sil! Não é um gênero ruim. Vou ler, sim. Obrigado pela dica! vou dar uma conferida ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
29 de outubro de 2015 09:57 delete

Oi, Sil! Verdade! Gostei do livro, mas não foi aquele amor, sabe? Leia e volte aqui para nos contar o que achou! ;)

Reply
avatar
Rízia Castro
AUTHOR
29 de outubro de 2015 11:52 delete

Oi Jadson, meu conterrâneo!
Não consigo me envolver em romances de época. Não rola sabe!
Mesmo assim, gostei de conhecer através da sua resenha, bom saber que apesar de simples, foi uma leitura agradável.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 12:00 delete

Olá! Não costumo ler livros desse gênero, mas há algum tempo venho tendo interesse. Pelo que você contou acredito que seja um bom título para dar uma chance. Dica anotada. Parabéns pela resenha!

http://www.deixaela.com/

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 12:50 delete

Olá!
Já li o livro e concordo com você
O começo é meio cansativo, mas com um tempo a leitura fica agradável.
Tbm esperava um pouco mas do livro.
A capa eu acho uma das lindas da Charme
Adorei a resenha, passou tudo o que senti lendo
bjs

http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 13:01 delete

Oi Jadson!
Hum, romance de época não é pra mim, mas sabe que eu gostei da premissa???
Tudo bem, lá no fim tu detonou as minhas expectativas...kkkkk...quando disse que não te agradou (muito) mas ainda assim, apesar de não ler romance, muito menos de época...tua resenha meio que me cativou....
abraços...
Eu Pratico Livroterapia

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 14:17 delete

Oi Jadson, eu nunca li nenhum romance de época, pelo que você falou desse livro eu tenho a impressão de que iria adorar a leitura. Parece ter um romance cativante e chamou minha atenção, sem contar que sou louca para ler algum livro dessa editora!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 14:21 delete

Olá Jadson,
Poxa, que triste que o livro não é dinâmico até metade dele. Achei a ideia bem interessante e fiquei super interessada em ler, mas estou um pouco receosa por conta dessa sua frase. Enfim, é previsível que ela se encantaria pelo Marquês, mas quero saber o que ela faz com isso. Personagens independentes são demais ♥
Beijos
Um Oceano de Histórias

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
29 de outubro de 2015 16:33 delete

Oláá
O livro não chamou minha atenção pois não curto esse tipo de romance mas conheço amigas que adorariam, pena que não foi tão bom assim haha

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Reply
avatar
29 de outubro de 2015 21:25 delete

Olá Jadson! parabéns pelo texto, gosto muito como você desenvolve sua resenha! Achei a premissa do livro legal, na verdade, imaginava outra temática, mas ao ler sua resenah vi que estava errada. Fico feliz em saber que, os personagens conseguem cativar você, que por mais que a leitura não seja dinâmica, o livro consegue segurar o leitor, abraços.

http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Livreando
AUTHOR
29 de outubro de 2015 23:01 delete

Conheço a autora e sou apaixonada pela sua escrita, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pretendo fazer isso em breve e pelo fato de ser um romance de época, é com certeza mais um ponto a favor.
Bjim!
Tammy
livreando.com.br

Reply
avatar
30 de outubro de 2015 08:55 delete

Olá!

Parabéns pela resenha, muito bem escrita! Já tinha lido algumas resenhas dele, mas como não curto o gênero de época, então não é algo que lerei. Mas pra quem é fã, pode ler que não vai se arrepender!

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
1 de novembro de 2015 00:13 delete

Oi Jadson!
Amo romances de época, adoro ver pessoas descobrindo novos estilos e gostando disso! Eu sempre leio, tenho até minha cota de autoras preferidas do estilo! Julia Quinn e Lisa K são minhas preferidas! Esse da Charme está na minha lista!!! Beijos
Paulinha
http://overdoselite.blogspot.com.br/

Reply
avatar
1 de novembro de 2015 13:25 delete

Oii, tudo bem?
Eu confesso que romance de época não é meu gênero favorito, mas eu tenho visto as pessoas falando tão bem desse livro que estou curiosa, acredito que eu iria gostar de historia.

Reply
avatar
4 de novembro de 2015 15:13 delete

Oi,
Então estou com esse livro aqui em casa para ler. Sabe que gosto de romances de época e já li alguns espero que esse entre para minha lista de favoritos.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com

Reply
avatar