Resenha: Para continuar, do autor Felipe Colbert

13:55 30 Comments A+ a-


Uma história de amor, só que sem príncipes, princesas, bruxas ou dragões. Para Continuar, do autor Felipe Colbert e publicado pela Editora Novo Conceito, trouxe para seus leitores (ou seja, nós <3) uma analogia ao significado do amor. Apesar de meio clichê, o enredo é simples e envolvente.

Leonardo César, ou Léo (somente para os íntimos), foi diagnosticado recentemente como portador de cardiomiopatia dilatada idiopática, traduzindo: Léo tem uma insuficiência no músculo cardíaco. Por isso, ele não pode fazer diversas atividades que qualquer jovem poderia fazer, como, por exemplo, praticar esportes, correr atrás de um cachorro (?), levar um susto muito grande, etc.

“Meu coração faz um péssimo trabalho, e sou eu que pago o pato.” 

Léo estuda no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e cursa Design Gráfico. Todos os dias, para chegar até a faculdade, ele utiliza o metrô de São Paulo. E por coincidência do destino, ele vê uma garota a poucos metros de distância dele. Um clichê chamado amor à primeira vista.

“[...] é uma jovem de aparência oriental, com cabelos negros e longos, magra e que veste roupas comuns. Estou certo de que ela é descendente de japoneses [...] Sem dúvidas, ela é tímida. E eu, bastante irresistível.” (Léo além de ter esse cardíaco,  ele possui um ego enorme. (Risos)).

Ao vê-la, ele tenta uma aproximação frustrada e, ao meu ver, um tanto vergonhosa. Primeira dica para conquistar alguém: tente não iniciar uma conversa com um papinho furado. (Leve isso pra sua vida). Em vários alguns momentos durante o dia, Léo é pego pensando na garota desconhecida do metrô. E não só pensando, mas tentando encontrá-la no decorrer de seu percurso diário. Depois da ridícula tentativa de aproximação, Léo decide segui-la, acaba descendo no bairro da Liberdade, em São Paulo, e descobre que ela mora e trabalha numa loja de luminárias japonesas.

Ayako Miyake, ou “a garota do metrô”, tem um segredo guardado no porão de sua casa/trabalho. Lá, há várias lanternas. Cada uma delas contando uma história. Cada uma delas com um significado. E o dever dessa garota chinesa é proteger essas lanternas, pois ninguém pode apagá-las ou transfigurá-las.


Para continuar é um daqueles livros despretensiosos que acabam ganhando um lugar especial na sua estante. Quando o li, pensei que seria um romance bem água com açúcar, porém fiz um julgamento bem equivocado.  A leitura é simples, mas, no meu caso, foi o enredo que me conquistou.

Léo é o típico garoto “doente” e exageradamente protegido pelos pais. Ayako é cuidadora do avô e da loja de luminárias. E o vilão (nem sei se devo caracteriza-lo assim) da história é o Ho. Sabendo que Ayako estaria apaixonada por Léo, Ho tenta fazer o possível para separá-los, mas o problema é que Ho tem algum déficit cognitivo. Uma história simples, certo? Certo! Mas a finalização da história é o que faz você gostar do livro. Diria que o final é um pouco previsível, mas com uma pequena surpresinha.

Outro detalhe: gostei muito de ver o crescimento dos personagens. No início, é possível ver um Léo imaturo. No fim, um jovem que não quis perder tempo, procurou o seu melhor de uma forma consciente e sem a superproteção dos pais.

CLIQUE AQUI e adquira Para Continuar, do Felipe Colbert
Para continuar é um livro que fala sobre amor e confiança. Através da história, o autor nos faz ver as consequências e os benefícios desses sentimentos. Diria que essa analogia aos sentimentos em forma de lanternas foi muito bacana.  Leitura recomendada! Ótima leitura para quem tá com a famosa ressaca literária.  #FicaADica

Quer ganhar o livro "Para continuar" autografado + um lindo marcador de texto? CLIQUE AQUI e não deixe de participar! 

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

30 Comentários
Comentários

30 comentários

Write comentários
Dani V
AUTHOR
23 de setembro de 2015 18:46 delete

Esse livro já está na minha lista, que bom que você gostou, eu espero gostar também, mas não estou esperando muito, parece ser uma história despretensiosa, então é com esse pensamento que irei ler.
Vlw pela dica ^^

www.poyozodance.blogspot.com.br

Reply
avatar
Kamylla Prado
AUTHOR
23 de setembro de 2015 20:34 delete

Olá Jadson, seu blog está muito organizado. Achei lindo. <3 Dei uma olhadinha nas outras resenhas e vi resenha do Isaac Asimov. Adoro o autor, pretendo ler cada vez mais dele. Aparentemente então, você tem um ótimo gosto para a leitura, o que me despertou certa curiosidade nesse livro. Darei uma boa olhada aqui e quem sabe participo da promoção também. (nunca tenho sorte, então quase não tento nada haha)

Beijos,

vidaemserie.com

Reply
avatar
23 de setembro de 2015 21:52 delete

Olá!

Estive na Bienal e tive a oportunidade de conhecê-lo, mas não tive money pra comprar o livro :( mas é claro que está na minha lista. A história é linda e o Felipe é um amor de pessoa!

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
23 de setembro de 2015 22:38 delete

O livro parece ser muito lindinho *-* Romance não é meu gênero preferido e costumo evitar ler, mas curto muito os que são bem água com açúcar, são ótimos principalmente depois de uma leitura pesada e cansativa. Espero poder ler esse algum dia <3
Abraços,
Duda - www.mylittlewonderland.com.br

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
24 de setembro de 2015 11:34 delete

Muito bom esse livro, Kamilla. Aproveita! participa do sorteio e ganha o livro autografado ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
24 de setembro de 2015 11:46 delete

Obrigado, Kamylla. Parece-me que temos gostos bem parecidos. Dei uma olhada no seu blog. ;) Isaac Asimov é maravilhoso! Super indico! Participe! Se ganhar, ainda levará mimos e autografo ;)

Reply
avatar
24 de setembro de 2015 13:02 delete

Olá!
Li o livro recentemente e gostei bastante. A escrita do Felipe é envolvente e a história que ele criou é maravilhosa, gostei muito, principalmente do final.
Beijos.

Li
Literalizando Sonhos

Reply
avatar
Liv
AUTHOR
25 de setembro de 2015 01:11 delete

Olá
Esse é mais um livro, que cada vez que leio uma resenha fico com mais vontade de ler e espero poder ler em breve, porque a premissa chamou muito minha atenção, gostei da resenha.
Bjss

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
25 de setembro de 2015 10:32 delete

Um ótimo livro, não é? Principalmente para curar aquela ressaca literária (risos)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
25 de setembro de 2015 10:59 delete

Oi, Dani. Não espere mesmo. No inicio, pode até achar o livro bem normal. Mas a lição do final é ótima. :) Boa leitura!

Reply
avatar
25 de setembro de 2015 11:31 delete

Olá!!

Esse livro está na minha lista de espera..hahah
Mas li a primeira página e estou muito curiosa para ler o resto.

beijos

Reply
avatar
Daiane
AUTHOR
25 de setembro de 2015 12:29 delete

Ain, adorei a resenha! Faz um tempinho que estou louca para ler o livro, mas ainda não tive a oportunidade. Espero poder conferir a leitura logo.

Beijos,
Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

Reply
avatar
25 de setembro de 2015 13:57 delete

Bela resenha :D me chamou bastante atenção.
Anotado como dica :D

Abraço

Reply
avatar
25 de setembro de 2015 14:49 delete

Desde o lançamento desse livro que eu estou de olho nele. Por enquanto estou meio lenta nas leituras, por causa do estágio e da faculdade.
Mas assim que der, quero ler Para Continuar. Acho que deve ser um livro muuuito fofo! *-*

Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br

Reply
avatar
25 de setembro de 2015 15:19 delete

Oii!

Esse livro me ganhou quando você disse do crescimento da personagem! AMO quando isso acontece. Eu conheci o autor na Bienal, mas não cheguei a comprar um livro para mim. Ele é super simpatico e eu adorei ele *-*
Goooostei da sua resenha!


Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com

Reply
avatar
Nina Tavares
AUTHOR
25 de setembro de 2015 16:25 delete

Olá!
Já li muitos elogios à escrita de Felipe Colbert, mas ainda não li nada dele. Tenho muita curiosidade para ler esse livro, ele parece ter uma pegada sobrenatural, ou é impressão minha?
Ótima resenha!

B-jusssss!
http://www.quemlesabeporque.com/

Reply
avatar
Mila Cris
AUTHOR
26 de setembro de 2015 02:39 delete

Oi Jadson! Eu li a sinopse desse livro e gostei muito, em breve vou adquirir meu exemplar. É do jeito que eu gosto!
Mila-Scraplivros

Reply
avatar
26 de setembro de 2015 15:09 delete

Olá, eu estou com esse livro aqui na minha estante para ler, mas não tive tempo ainda. Confesso que depois da sua resenha irei passar ele na frente de todos para ler! fiquei bem curiosa haha

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/

Reply
avatar
Karen Barbosa
AUTHOR
26 de setembro de 2015 22:24 delete

Ei, Jadson! Eu li Para Continuar e simplesmente amei! A ideia das lanternas foi bem interessante a a leitura foi super gostosa <3
Abraço

minhasecretapoesia.blogspot.com

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
27 de setembro de 2015 20:28 delete

Jadson, tenho uma mega curiosidade de ler algo do Felipe e essa história me chama mais ainda atenção a cada resenha que leio.
Fico curiosa para ver esse crescimento do personagem e saber mais sobre essa história de amor e a parte de que ele é ótimo para te tirar da ressaca literária me interessou mais ainda.

Lisossomos

Reply
avatar
28 de setembro de 2015 11:03 delete

Olha eu ainda não li esse livro do autor, mas me parece ser uma estória muito linda, porque pelas resenhas que ando lendo, as pessoas tem comentado muito bem e aqui não tá sendo diferente, porque eu gostei bastante de tudo que você falou da estória e principalmente percebi que a estória me parece bem envolvente. Espero fazer a leitura assim que tiver oportunidade, porque tem vários da novo conceito que estou doida para ler. =x

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-menina-que-semeava.html

Reply
avatar
28 de setembro de 2015 16:07 delete

Oi!
Esse livro parece ser ótimo, adorei o fato da NC ter lançado um livro que trata da cultura oriental, é bem diferente dos que estão escrevendo no momento.
A história parece ser linda e bem fluida de ler, e o trabalho grafico está perfeito também

Reply
avatar
29 de setembro de 2015 07:30 delete

Mano preciso desse livro, e da minha luminária, preciso colocar ela acesinha na minha casa hahahaha
Bjs
Tay do let it shine

Reply
avatar
Tahis
AUTHOR
1 de outubro de 2015 20:23 delete

Olá!
Já li algumas resenhas sobre esse livro e estou louca por ele.
A história pode ser um pouco clichê, mas eu adoro clichês rs'
E sem contar que tem um mistério hein, tem romance e mistério eu irei ler rs'
Ai essas luminárias chinesas são lindas. quero uma!

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
1 de outubro de 2015 20:38 delete

Adquira! O livro é maravilhoso e tem um enredo bem simples! ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
1 de outubro de 2015 20:44 delete

Acelere essa lista e leia-o! É ótimo! Você não vai se arrepender! :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
5 de outubro de 2015 21:03 delete

Oi, Tahis. As luminárias é parte do mistério. Diga-me o que achou, após a leitura ;)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
5 de outubro de 2015 21:13 delete

Oi, Silvana. A história é ótima. Não vou nem falar da editora, não é? Todos nós amamos ela! <3. Leia e diga-me o que achou! :)

Reply
avatar
PorredeLivros
AUTHOR
5 de outubro de 2015 21:21 delete

Compre-o e diga-me o que achou! ;) Com certeza irá aprovar a leitura ;)

Reply
avatar
10 de outubro de 2015 09:52 delete

Oie, tudo bom?
Juro que não imaginava que esse livro falava sobre amor, mas adorei a mistura de romance e mistério. Gostei também de saber que os personagens amadurecem porque isso é muito positivo em um livro. A capa é perfeita.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Reply
avatar