Critica: Gotham - 1º Temporada

08:37 20 Comments A+ a-


Baseado nos personagens que aparecem nos quadrinhos do Batman, publicações da DC Comics, Gotham foi criada por Bruno Heller para nos apresentar a nova vida do detetive de polícia James Gordon (Ben McKenzie). A ideia evoluiu e passou a contar as histórias de como nasceram os vários vilões dos quadrinhos do homem-morcego.

SINOPSE: Na cidade do crime Gotham, Thomas e Martha Wayne são assassinados diante dos olhos de jovem Bruce Wayne. Embora o idealista detetive James Gordon, e seu parceiro cínico, Harvey Bullock, do Departamento de Polícia de Gotham City parecem resolver o caso rapidamente, as coisas não são tão simples. Inspirado pelo desejo de Bruce pela justiça, Gordon promete encontrar o assassino dos Wayne no meio da corrupção de Gotham. Assim começa a busca solitária de Gordon que vai colocá-lo contra seus próprios companheiros e o submundo do crime com suas próprias rivalidades mortíferas e mistérios. Nas próximas batalhas, a inocência será perdida e compromissos serão feitos. Alguns criminosos vão cair como vítimas, enquanto outros vão subir como vilões. Durante todo o tempo, o jovem Bruce observa essa guerra com uma obsessão crescente que um dia iria transformá-lo no Batman.

Apresentada recentemente pela TV Globo, mas só tive a oportunidade de conhecer Gotham através do Netflix. A série não é a melhor do mundo. Porém, é muito boa, apesar das péssimas criticas dos fãs do Batman. Acho que por não ser um fã dos heróis da Marvel e DC Comics, fui menos critico  e não comparei a série com os quadrinhos. Aproveitei bem mais a série que eles, só acho!

Segundo a sinopse da série, Gotham vai nos mostrar a vinda do detetive James Gordon na cidade do crime. Porém, tive uma leve sensação de que a série nos apresentou muito mais os vilões do que a vida do detetive. Basicamente, Jim servia para: 1) investigar o crime; 2) solucioná-lo; 3) encontrar o vilão, prendê-lo, matá-lo, etc. Talvez, esse devesse ser o objetivo do personagem, só que a diva suprema dona da série Fish Mooney (Janda Pinkett Smith) e o Pinguim (Robin Lord Taylor) roubaram a série e chamaram bem mais atenção que o Jim. Outro fato que deve ser comentado é acerca de Bruce Wayne (David Mazouz) ser um personagem chato, apagado e sem graça. Espero que essa nova temporada engrandeça bem mais o personagem. Afinal, ele é o Batman. 

Gotham também teve pontos muito positivos, como, por exemplo, o sutil nascimento do Charada, a sanidade presente na Barbara Kean (ex-namorada de Jim), espero continuar o show de interpretação da Fish Mooney e do Pinguim, além de continuar amando esses personagens geniais. E o principal: conhecer a caverna do Batman, finalmente. A abordagem dos casos investigados na série foi algo que curti muito, pois era maravilhoso saber que a cada episódio iríamos conhecer um vilão. Acho que isso deixou a série menos entediante. E deixa contar um segredo pr’ocês: os primeiros capítulos da série são chatos e servem basicamente para entendermos a máfia que envolve toda a cidade. Mas não desistam logo de cara. Sigam meu exemplo! A fotografia da série é um show. A falta de claridade e um clima meio cinzento dão a série um ar meio pesado e tenso. Em relação aos cenários e ambientações, Gotham deu um show, viu, haters de plantão!


O que esperar dessa segunda temporada? Estou pecando se disser que minhas expectativas são altíssimas? Não posso evitar isso. A série é lenta no início. Porém, no decorrer dos episódios, você acaba gostando do enredo e torcendo pelos personagens. 

Gotham é exibida às segundas-feiras nos EUA pelo canal Fox. No Brasil, o segundo ano da série estreia em 28 de outubro na Warner. Vamos marcar presença na estreia. E quem não assistiu... assista!

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

20 Comentários
Comentários

20 comentários

Write comentários
Vaness@
AUTHOR
30 de setembro de 2015 08:35 delete

Amei sua crítica! Sério mesmo! Estou ponderando em assistir Gotham há um bom tempo, acho que irei dar uma chance.

Beijos, Vanessa
(http://amamosaleitura.blogspot.com.br/)

Reply
avatar
Andresa Dias
AUTHOR
30 de setembro de 2015 17:18 delete

Tá aí uma série que comecei junto com o lançamento mas que empaquei feiamente! Até hoje não consegui passar do oitavo episódio e estou muito frustrada com isso. Eu amo séries de TV e vejo mais de 30 e tinha certeza que amaria Gotham, porque adoro esse mundo de HQ e quadrinhos que envolvam algum super herói adaptado pra TV ou cinema, mas acontece que até o momento eu ainda não consegui me prender com essa série. Vejo tantos comentários positivos, fiz meu pai assistir e ele virou fã, mas eu mesma ainda não fui fisgada pela série.
Mesmo tendo visto só 8 epis até o momento, concordo que quem rouba a cena nem é o protagonista, mas principalmente o Pinguim; E também concordo que Bruce é bem chatinho, espero que o personagem melhore mais pra frente, poxa ele é o Batman! Tem que melhorar!
Como vocês mesma disse, vou tentar seguir seu exemplo e insistir na série porque acredito que ela tenha potencial pra melhorar dos episódios iniciais.
Adorei a critica!

Abraços,
Andresa.
http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Dani V
AUTHOR
30 de setembro de 2015 18:51 delete

Olá,
Sabe que ainda não peguei a série, até tenho vontade, mas preciso terminar as que já comecei.
Bom Batman é assim, os vilões sempre chamam mais atenção que o herói, pelo menos na maioria dos filmes.
Eu cheguei a assistir um episódio perdido, e gostei da fotografia, me lembrou um pouco noir, e eu gosto muito desse clima.

www.poyozodance.blogspot.com.br

Reply
avatar
30 de setembro de 2015 19:33 delete

Olá, Jadson. Eu tentei assistir Gotham no inicio do ano mas não me adaptei nenhum pouco com a série. Não gostei dos personagens e nem da história em si. Tambem fui conquistada pela fotografia, mas acho que não deveria ser diferente... É basicamente um padrão dos filmes do Batman e se fizesse de outra forma perderia o sentido. Não pretendo voltar a assistir tão cedo, mas indico para quem gosta do genero.
Beijos
SIL | Estilhaçando Livros

Reply
avatar
1 de outubro de 2015 00:34 delete

Oiiiii

Então e claro que eu conheço essa serie, acho ela muito boa, porem confesso que ainda não vi toda a primeira temporada,, mas o que eu assisti eu adorei, afinal e de lá que venho meu amado Batman, creio que a pegada mais sinistra, mais tensa e o que mais realça a serei, e uma das poucas que foi lançada recentemente que vale a pena.
Os atores, não poderia ser melhor,todos realmente incorporaram seus personagens, de uma maneira que não a palavras, conheço alguns deles de outros trabalhos e só elogios também.
Sua critica está ótima, parabéns mesmo.

Beijinhos
Kah Fernandes
http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

Reply
avatar
1 de outubro de 2015 08:35 delete

Olá!

Parabéns pela crítica! Eu não curto esse estilo de série, mas vi que as atuações parecem ótimas. Para quem gosta deve ser um prato cheio, apesar das críticas!

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Reply
avatar
1 de outubro de 2015 16:21 delete

Oláá´!

Eu ainda não assisti essa série, mas estou louca para começar. Achei sensacional já estar no netflix <3
Gostei da sua critica e estou mega ansiosa agora (acaba semana de provas) acho que normalmente essas séries são assim mesmo né? lentas no inicio e depois viciantes.

Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com

Reply
avatar
2 de outubro de 2015 00:12 delete

Oi Jadson, tudo bem?
Confesso que não gosto do Batman, mas amo o universo do mesmo. Comecei a assistir essa série e parei no sétimo episódio, mas pretendo rever. Assisto tantas séries que acabo deixando uma na geladeira, mas vou retornar.
Eu gostei da série, mas os primeiros episódios são chato mesmo, mas não foi por isso que parei de assistir. Só digo uma coisa: Pinguim MARAVILHOSO. Assim que tiver de férias da facu pretendo colocar em dia todas essas séries atrasadas e Gotham está na lista.

Beijos,
www.leitorasempre.com

Reply
avatar
2 de outubro de 2015 11:00 delete

Olha eu sinceramente não gosto muito desse tipo de série com super herois e tudo mais, mas eu achei legal a trama. Eu até assistiria, mas o problema maior é que não tenho muita paciencia com série que vai se estendendo sabe? Eu comecei várias e nunca terminei. Preciso dar um fim nas que tenho ainda para assistir para ver outras que tenho achado bastante interessante pela blogosfera. Mas esse na verdade quem iria gostar é meu irmão. Acho que ele sim ia curtir.
Vou passar o nome pra ele =]

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

Reply
avatar
Ju
AUTHOR
3 de outubro de 2015 08:54 delete

Acho que quem consegue não comparar uma série ou um filme com as obras originais, sejam livros ou quadrinhos, sempre aproveita mais... Nesse caso específico eu não compararia porque nunca li, então acho que valeria a pena assistir - só preciso arrumar tempo. Vou ter em mente seu aviso de que preciso superar os primeiros episódios para chegar à parte boa. Achei interessante isso do foco nos vilões, porque não sei quase nada sobre eles.

Beijo!

Ju
Entre Palcos e Livros

Reply
avatar
Déborah
AUTHOR
3 de outubro de 2015 19:36 delete

Jadson, acho que você é a primeira pessoa que não faz comparações com os quadrinhos.
E pelo que já tinha ouvido falar foi uma temporada morna, mas com alguns episódios bem bons.
Talvez eu dê uma chance.

Lisossomos

Reply
avatar
3 de outubro de 2015 19:51 delete

Olá.. Jadson, tudo bem??
Eu também não faço comparações com os quadrinhos, porque simplesmente não os leio rs..... mas adoro a série e ao contrário de você, não achei os primeiro capítulos cansativos, muito pelo contrário eu gostei de assistir cada um deles e devo dizer que assim como você estou com altas expectativas para a segunda temporada... xero!!

Reply
avatar
Dreeh Leal
AUTHOR
4 de outubro de 2015 10:49 delete

Eu não gosto do Batman, só por isso descartei a série assim que vi a divulgação.
Quando assisto adaptações de quadrinhos eu também me permito só assistir ao invés de ficar comparando com o original. As vezes é bom sair dessa neura hahahaha
Pena que o personagem principal foi jogado pra escanteio. Talvez tenha sito até proposital, já que os vilões são mais conhecidos do publico. Uma pena.

Beijos, Andressa
www.maisquelivros.com

Reply
avatar
5 de outubro de 2015 07:43 delete

meu marido assiste essa série, já até tentei acompanhar mas não rola, acho que ela foi feita mesmo para os fãs do homem morcego, e como eu não assisti nenhum filme dele completo, não consegui me situar na série, e entender a pegada dela, mas é uma ótima indicação para os fãs dele.

Reply
avatar
Matheus Braga
AUTHOR
5 de outubro de 2015 21:09 delete

Olá, tudo bem?

Nunca gostei do Batman e quando vi que sairia uma série sobre a infância do Cavaleiro das Trevas acabei me animando, pois pensei que ela teria uma abordagem diferente do que sempre foi abordados nos filmes e quadrinhos... me enganei. Achei a série um festival de clichês, sem falar que odeio o ator que faz o Jim desde The OC. Contudo, devo admitir que a interpretação da atriz que faz a Fish Mooney está impecável e que vi a maioria dos episódios por causa dela, mas acabei abandonando a série antes de terminar a primeira temporada. Talvez eu volte a assistir, mas não tenho planos para fazer isso por agora.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Reply
avatar
2 de novembro de 2015 00:35 delete

Eu adoro o Coringa...sempre gostei mais dos vilões do que dos heróis, exceção do Capitão América.

A série é chata para a galera que adoro Batman, porque dar mais ênfase para os vilões, mas vamos ser realista? Como eles iam só falar da vida do garoto das futuras asas de morcego? Não teria lógica e nem nada que agradasse o público.
Fish e Pinguim são os divos e Jim é bem parecido com seu personagem nos quadrinhos. Ele sempre foi o Bonzinho e apagado da história haha.

A segunda temporada está com tudo e vai agradar a maioria e principalmente os esquerdistas kkk.

Beijos!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

Reply
avatar
2 de novembro de 2015 21:25 delete

Eu estava na mesma, empaquei no 10 episódio, mas vai por mim, melhora no 13. Só senti falta mesmo de um maior aprofundamento na história. Se a segunda temporada for assim, talvez eu deixe de acompanhar

Reply
avatar
2 de novembro de 2015 21:25 delete

Eu estava na mesma, empaquei no 10 episódio, mas vai por mim, melhora no 13. Só senti falta mesmo de um maior aprofundamento na história. Se a segunda temporada for assim, talvez eu deixe de acompanhar

Reply
avatar
Débora Costa
AUTHOR
5 de novembro de 2015 13:22 delete

Essa série ta na minha lista desde a primeira temporada. Prometi que quando ela acabasse eu iria começar a assistir, mas não comecei e estamos assim até hoje.

http://laoliphant.com.br/

Reply
avatar
7 de novembro de 2015 16:33 delete

Oi, tudo bem?
Não sou fã do Batman e por isso nunca tive vontade de assistir essa série. Mas como o herói tem muito pouco destaque e a história parece ser legal, talvez eu dê uma chance a ela.

Beijos, Gabi
Reino da Loucura

Reply
avatar