Surtada na dieta, dos autores Neomb e Caramel

12:24 0 Comments A+ a-


O que você faria para conseguir o corpo que tanto deseja? “Surtada na dieta”, dos autores Neomb e Caramel, HQ publicado pela Editora Conrad, vai nos mostrar que emagrecer pode ser uma coisa divertidamente difícil. Prepare-se para rir com as trapalhadas de Sujee.



Surtada na Dieta é o primeiro livro da trilogia “Quero emagrecer”, que conta o dia a dia de Sujee, uma garota de 25 anos que tenta emagrecer de todas as formas. Ela come compulsivamente e depois chora com a consciência pesada. Tudo o que Sujee deseja é ser “normal” e fazer coisas “normais”, como ir ao clube e poder entrar numa piscina sem vergonha ou comprar uma roupa que não seja GG e cortar as unhas dos pés sem precisar fazer um esforço sobre-humano.

Depois de inúmeras tentativas frustradas, ela conhece Chan-Hee, um personal trainer pra lá de estranho que se mostra disposto a ajudá-la a emagrecer de forma saudável sem sofrer com o efeito sanfona. Para isso, Chan- Hee vai morar na casa de Sujee e passa a controlar a alimentação dela 24 horas por dia. E isso faz da vida de Sujee um tormento pior que se livrar das tentações oferecidas pelo seu chefe, que além de ser apaixonado por ela, tenta boicotar a sua dieta a todo custo.

A capa do livro chama bastante atenção, pois mostra uma gordinha - a personagem principal - vestida de mulher maravilha numa analogia divertida as pessoas que precisam fazer ou já fazem dieta e sabem o quanto é difícil. O livro é todo em formato de HQ, o que deixa a história bem mais divertida, e nos faz ter uma percepção melhor dos sentimentos da personagem principal. O Interessante também é que em determinados pontos do livro, o autor traz dicas reais de como emagrecer e se alimentar corretamente.


O marcador que acompanha o livro também é super fofo e mostra a Sujee fazendo exercícios na sua empreitada rumo ao corpo perfeito. Achei legal a interação do autor com o leitor na parte final do livro, onde ele mostra as tensões dele e do editor Caramel para entregar as edições dentro do prazo, o medo da aceitação do público e até a criação do biótipo da personagem.

O primeiro ponto negativo é a história acontecer no Japão. Assim, algumas coisas remetem à cultura de lá. Os quadrinhos e as dicas do autor acabam não servindo para nós, brasileiros. O segundo ponto que talvez nem deva ser considerado negativo, é a forma como Chan- Hee fala com a Sujee. Em algumas passagens, eu achei muito grosseira a linguagem utilizada pelo personagem. Olhando por outro ângulo, talvez a intenção do autor tenha sido essa: mostrar que quando não se tem força de vontade em determinadas situações, só conseguimos enxergar com um pouco de dureza. Bem, talvez, o Chan tenha sido duro demais com a pobre Sujee.


Pontos negativos à parte, a história, além de cativante, é real, pois todo mundo que já foi/é gordinho ou já precisou ou faz dieta, sabe o quanto é difícil emagrecer e já passou por pelo menos meia dúzia de situações semelhantes às que a personagem passa. Acredito que mesmo aqueles que não precisam emagrecer ou seguir uma dieta vão gostar de ler e, com toda a certeza, vão dar boas risadas com as trapalhadas da Sujee. Então, super recomendo e já espero o segundo livro da trilogia ansiosamente.

Autor: Neomb - Ilustrador: Caramel
SBN-13: 
9788576165392
ISBN-10: 8576165392
Ano: 2015 / Páginas: 317
Idioma: português 
Editora: Conrad
SINOPSE: Sujee come compulsivamente, depois fica com a consciência pesada e tenta — apenas tenta — fazer dieta. Ela tem 25 anos e sempre sonhou que um dia emagreceria e poderia se vestir de um jeito mais compatível com a sua idade. Agora, Sujee está em uma duvidosa empreitada rumo ao corpo saudável. Para conquistar sua meta, ela vai receber o apoio do personal trainer Chan-Hee, que passa a morar na sua casa e a tomar conta da cozinha, virando seu mundo de cabeça pra baixo. E também vai sofrer com as tentações oferecidas por seu chefe comilão, que é apaixonado por ela. Surtada na dieta é o primeiro volume da trilogia QUERO EMAGRECER, que vai contar o dia a dia de Sujee com muito humor e doses de nonsense.

Pernambucano, blogueiro e bailarino nas horas vagas. Para ficar mais próximos dos livros, escolheu ser revisor textual. Instagram/Twitter: @Jadsongomees

0 Comentários
Comentários