Resenha: 8 Segundos, da Camila Moreira

07:57 2 Comments A+ a-

Romance | 280 páginas | Suma de Letras | Classificação: 5/5 | Ofertas
Pietra é uma menina mimada que sempre teve tudo que quis, na hora que quis. Até que seu pai se cansou. Após tantas confusões e encrencas o pai dela diz que ela poderá realizar o sonho da sua vida e ir morar em Paris, no entanto, primeiro ela precisará cumprir uma 'pena': passar um mês na fazenda de seu pai.  Acostumada a usar sempre as melhores marcas e os melhores sapatos que os homens são capazes de produzir, Pietra não sabe o que é a simplicidade de andar de botas e calças jeans, mas resolve aceitar o acordo de seu pai para que finalmente possa ir viver seu sonho e morar em Paris. Porém, o que ela não esperava era que um 'xucro' ganhasse seu coração ao primeiro olhar. 

Lucas é o veterinário da fazenda Girassol e é totalmente o oposto de Pietra: centrado, trabalhador, pé no chão e muito simples. Seu único sonho é ser o maior peão do Rodeio de Barretos, e nada nem ninguém poderia o impedir de realizar o seu sonho. Quando esses dois se cruzam, a atração é tão forte que eles não conseguem ficar longe um do outro, suas diferenças começam a parecer muito maiores do que realmente são, mas eles não sabem se serão fortes o suficiente para enfrentar tudo isso para ficarem juntos.

Confesso que não tinha nunca lido nada dessa autora e confesso mais ainda que só comecei a ler porque amo histórias de peão. Adoro esse cenário de fazenda, campo, tranquilidade e tudo mais. Confesso também que fui com uma altíssima expectativa para a leitura de '8 Segundos' e tenho que admitir: O livro é SENSACIONAL. Com a narrativa em primeira pessoa, o livro é narrado por Pietra e Lucas, intercaladamente, o que dá ao leitor muito mais profundidade dos acontecimentos e dos sentimentos dos personagens no transcorrer da história. A forma como a autora escreve é simples e ao mesmo tempo tocante, têm cenas que de verdade me levaram às lágrimas. Mas o que mais gostei, sem sombra de dúvidas, foram os trejeitos que só os brasileiros têm. Claro que a trama se passa no Brasil, e só por isso eu poderia amar a Camila pra sempre, pois acho muito mais que digno as autoras nacionais honrarem as qualidades do nosso País, entretanto meu atual estado de paixão pela autora vai muito além disso, então se você também quer entender esse amor continue lendo a resenha, ou apenas compre os livros dela. Você não vai se arrepender.

"- Temos um ditado aqui no campo. - Ele se afastou um pouco e pude ver o desejo em seus olhos. - Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer."

O que falar desses personagens? Lucas, mais conhecido como Ranger, é o típico cowboy gostosão que pega geral, porém ele é humilde e odeia quem fica alardeando que ele é "tudo isso e mais um pouco". Após perder os pais, ainda muito novo, ele foi criado por seu tio, que o deu todo amor, carinho e suporte que ele poderia querer, lhe deu até uma 'irmã', Mariana, que é uma daquelas personagens coadjuvantes pelas quais você torce tanto quanto pela mocinha. O mundo desse veterinário é muito simples, até que Cristal (Apelido SUPER carinhoso que Lucas dá para Pietra), chega em sua vida. Posso dizer com certeza que fazia muito tempo que não lia um livro com um personagem masculino tão cativante quanto esse. Lucas é simplesmente maravilhoso, mesmo tendo tantos defeitos, o que traz uma enorme riqueza para a história. A personalidade dele é bem formada, simples e, ao mesmo tempo, apaixonante. Na verdade, eu conseguia visualizar uma pessoal real ali e confesso que estava torcendo pra que ele saísse do livro e viesse me enlouquecer em 8 segundos, como ele falou à Pietra que faria com ela.

Se Lucas é tudo isso, Pietra não fica nem um pouquinho atrás, pois apesar dela ser uma mala nas primeiras páginas do livro com sua chatice de patricinha, todas as suas atitudes no resto do livro compensam tudo que ela fez no começo. O que me assustou nessa personagem foi o quanto a falta de sua mãe a alterou. Pietra acha que sua mãe era uma socialite e quer de todo modo seguir os passos dela, mas, na Fazenda Girassol, ela descobre que o passado esconde segredos que ela nem sonhava que existissem, e é aí que a história dela se cruza diretamente com a de Lucas. Não posso falar muito sobre o passado de Pietra porque senão vou acabar com o mistério do livro, mas é impressionante como tudo se encaixa com maestria quando autora começa a resolver os enigmas. Sobre Pietra: posso dizer ainda que o leitor é surpreendido com o quanto ela muda e amadurece no transcorrer da história, ela passa a ver o mundo de uma maneira mais realista que poucas pessoas têm, realmente, a capacidade de passar a enxergar. Um personagem que saí, totalmente, do padrão mocinha boazinha, mas que agrada de toda forma.

A história conta com várias tramas secundárias, o que dá uma dinamicidade muito boa ao livro e termina desfocando em alguns momentos, muito necessários, do casal principal. Particularmente, achei isso uma sacada de mestre da autora pra não cansar na leitura. 

Pedro, melhor amigo de Lucas, e Mariana são os personagens que mais desfocam da trama central, mas não pense que isso é ruim, na verdade, é maravilhoso, e eu espero seriamente que a autora decida fazer um livro só deles, porque, de verdade, ali tem pano pra manga, e eu quero saber de todos os detalhes sobre como eles ficaram juntos. No mais, o que posso dizer é que o livro é excelente, uma história apaixonante, de fácil leitura, que empolga e que tem cenas hots muito bem escritas. Isso só mostra ainda mais o quanto temos autores maravilhosos, às vezes muito melhor que alguns internacionais.

Antes de dar minha nota final ao livro, só quero falar sobre a diagramação dele:  apesar de seguir o padrão da Suma de Letras, vou insistir: a fonte do livro é MUITO pequena. Isso incomoda um pouco na leitura, mas as páginas são amareladas, o que já é uma grande ajuda. Identifiquei alguns erros de digitação no livro, mas não é nada que atrapalhe a leitura com um todo. Sobre a capa só posso dizer que amei, apesar do material com a qual ela foi feita desbotar e ela ir perdendo a cor com o tempo. Agora minha classificação: 5 estrelas, porque esse livro merece ser lido por todo mundo. Perfeito!

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

2 Comentários
Comentários

2 comentários

Write comentários
Milena Soares
AUTHOR
30 de abril de 2015 21:49 delete

Estou doida pra ler esse livro, já li outros livro da Camila e gostei muito, e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser excelente.

Reply
avatar
Natália Keli
AUTHOR
1 de maio de 2015 19:47 delete

É tão bom quando lemos um livro com altas expectativas e elas são supridas. A história do livro parece ser bem no estilo que gosto.
Abraço,
All My Life in Books - Aguardo sua visita!

Reply
avatar