[Resenha] O Mágico de Oz - L. Frank Baum

16:27 8 Comments A+ a-



Quem nunca ouviu falar de 'O Mágico de Oz'?, ou até mesmo assistiu a alguma adaptação deste conhecidíssimo clássico? Pois é, foi inspirada nisso que resolvi comprar o livro para ler. O último filme baseado na obra que assisti foi o da Disney 'Oz, mágico e poderoso', que agora creio ser uma prequel do verdadeiro livro o mágico de Oz. Com uma colocação do Lyman Frank Baum antes do primeiro capítulo do livro, o leitor já toma ciência que ao virar aquela página entrará em um universo alternativo e imaginário, nada ali é real. Ou pelo menos é isso que ele quer nos fazer acreditar. E o leitor é quase que jogado neste novo universo. A Terra de Oz é o lugar onde a casa de Dorothy aterriza após ser levada por um ciclone. Dorothy é uma garotinha simples, que vive no Kansas, e apesar de passar por muitas dificuldades morando com seus tios numa casinha pobre, a garota gosta de sua vida. Ela é feliz com a simplicidade que a cerca, e ao chegar a terra do famoso Oz, ela já quer voltar para sua ensolarada e quente Kansas.
"A verdadeira coragem consiste em encarar os perigos quando se tem medo, e você tem muito dessa coragem dentro de você."
Porém, Dorothy, causou um certo rebuliço ao chegar naquela terra desconhecida onde ninguém sabe onde fica O Kansas, ela matou uma das últimas bruxas más daquele lugar. E por pura coincidência, ou sorte, a garota é tomada como uma salvadora. Mas ela não quer ser nada disso e decide que quer partir de volta para seus tios, então com ajuda e indicação da Bruxa Boa ela segue  até A Cidade das Esmeraldas, onde ela espera encontrar o Poderoso Oz, e assim conseguir ter sua vida de volta. Mas no caminho até esta cidade, Dorothy conhece amigos, O Espantalho, O Homem de Lata e o Leão covarde, que já são personagens bastante conhecidos por todos nós, porém não com a profundidade e as lições que o livro passa para o leitor. E nesta viagem em busca da sua antiga casa os amigos passam por perigos, aventuras e descobrem o valor da verdadeira amizade.

Preciso confessar que fiquei chocada com quanto mais eu lia o livro, mais notava que não conhecia nada de O Mágico de Oz. É incrível o poder que a mídia tem de alienar você e te fazer achar que porque viu algumas adaptações domina todo o conhecimento sobre a obra que deu origem a elas. O que é retratado nos filmes que assisti ao longo da vida não representa um terço do que as poucas páginas deste incrível clássico traz. Além de quotes incríveis, temos personagens tão bem construídos que as vezes você realmente acha que espantalhos falam e que homens de lata existem, tal como leões que não são corajosos. Oz é um personagem TOTALMENTE secundário no livro, e isto foi um choque. Ele vem aparecer muito no final da obra e aparece como alguém não muito agradável, o que é o oposto do que a Disney vem pregando ao longo dos anos. O engraçado sobre a construção da obra é o quanto os personagens não se enxergam como realmente são.
"Foi terrível passar por aquilo, mas durante aquele ano em que fiquei ali, tive tempo de pensar e conclio que a mais perda que enfrentei foi a perda do meu coração."
Cada amigo que vai se juntando a Dorothy durante seu caminho, os que citei acima, desejam algo: o Leão quer coragem, O Espantalho um cérebro e o Homem de Lata um coração, pois ele deseja amar novamente. E o leitor vai conhecendo em cada capítulo o que aconteceu com cada um desses personagens. É indescritível ver como o Espantalho é tão mais esperto que Dorothy, sendo que esta tem o cérebro o qual ele tanto deseja para que possar ser tão inteligente quanto qualquer outro humano. E mais indescritível ainda que o Homem de Lata que tanto quer amar, não note o quão sensível ele realmente é. Ou mesmo que o Leão não note quantos perigos enfrentou para salvar/ajudar os seus amigos. E isso tem uma conexão tão forte com como o ser humano realmente se vê, na verdade somos todos cegos perante nossas qualidades, procurando ver apenas o que nos falta para sermos melhores.
"-É claro que não consigo entender. Se a cabeça de vocês fosse preenchida com palha, como a minha, provavelmente todos vocês viveriam em lugares bonitos e no Kansas simplesmente não haveria ninguém."
A edição que eu li, foi uma básica da Universo dos Livros que comprei muito baratinho (R$10,00) durante a Bienal do Livro aqui de Pernambuco, e ele atendeu as minhas expectativas. Apesar de ser uma edição economica as páginas são polinizadas e tem uma boa fonte e espaçamento. Não tem comentários nem ilustrações, mas tem a estória integral e acho que isso é realmente o que importa.

Uma das frases que mais me marcou no livro foi uma das finais, no qual se levanta um fato que Dorothy não precisava ter percorrido todo o caminho que percorreu para voltar para casa e o Espantalho fala que se isso não tivesse acontecido todos estariam perdidos e sem rumo, pois Dorothy de certa forma os ajudou a serem mais. Isso me foi uma lição enorme. Sabe aquele ditado: os erros me fizeram quem eu sou? É exatamente isso que esse final me revelou, que tudo que Dorothy passou foi por um bem maior, uma causa maior além da dela mesma. O Mágico de Oz foi a escolha para a resenha de clássico do mês que me impus a fazer do mês passado em diante, e sinceramente, não consigo imaginar na minha estante algo que teria sido mais proveitosos que foi Oz no momento de leitura no qual me encontro. Adorei ter conhecido realmente qual é a verdadeira estória de O Mágico de Oz.

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

8 Comentários
Comentários

8 comentários

Write comentários
Amanda Alves
AUTHOR
10 de abril de 2014 03:42 delete

O Mágico de Oz me lembra uma peça que fui quando era pequena e até hoje lembro perfeitamente... <3 Incrível o post, Ray!

Beijos,
Amanda.
www.aloamiga.com.br

Reply
avatar
Paty Algayer
AUTHOR
10 de abril de 2014 08:39 delete

Oi Ray!
Bem verdade mesmo, quem só viu as adaptações ão faz deia do texto que é trazido neste livro... li a edição da Martin Claret, que também traz a história na íntegra, e me apaixonei! O Mágico de Oz é um clássico inigualável, e traz muitas lições para o leitor...
Adorei sua resenha!
Bjus,
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

Reply
avatar
ludmillaneres
AUTHOR
10 de abril de 2014 12:03 delete

Amei seu layout!
Li esse livro quando estava na 4ª série. Assim como você, quando li percebia que eu não sabia nada da história. Quero muito ler novamente, já que uma das minhas séries preferidas está narrando a história, Once Upon a Time.
http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Yasmin
AUTHOR
10 de abril de 2014 14:17 delete

Eu sou completamente apaixonada pelo filme, o que faz o livro estar a muito tempo na minha listinha de compras. Fiquei bem interessada quando você disse que vai muuuuuito além do filme. Sabendo disso, eu com certeza vou dar um jeito de ler.
Amei a Resenha.
Beijos,
Yasmin
deitadosnagrama.blogspot.com.br

Reply
avatar
Larissa
AUTHOR
11 de abril de 2014 01:03 delete

Eiii, nossa, estou surpresa com isso porque também me achava a sabichona sobre o clássico e esperava um carinha legal como o Oz. Me deu uma vontadezinha de matar a saudade do classico e de ter esse livro aqui para ler. Pelo visto, o livro nos ensina mais lições do que a versão para tv. Gostei muito da sua resenha sobre um dos clássicos que mais amo <3

Beijos,
Larissa

- Vitamina de Pimenta -

Reply
avatar
13 de abril de 2014 16:51 delete

Quando eu comecei a ler O mágico de Oz eu tava pior que você, não conhecia quase nada do livro e nem tinha visto filme nenhum. Foi um livro ótimo e que eu li super rapidinho. Adorei todos os personagens e a Dorothy com seu jeitinho mais pra frente foi a minha preferida.

Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com

Reply
avatar
15 de maio de 2014 07:50 delete

O Mágico de Oz é um livro Fantástico! Adorei também os dois filmes, tanto o clássico da década de 1930, quanto o "Mágico e Poderoso" da Disney. Bela resenha. Gostei. Bom saber que você é pernambucana também! Abraços conterrâneos! rsrsrs
Também resenhei a obra, mas de outra editora, confere! ;)
O Que Tem na nossa Estante: Resenha O Mágico de Oz.

Reply
avatar
6 de julho de 2014 11:59 delete

Eu li esse livro há muito tempo, e adorei. Acho uma história enternecedora!!! Pretendo reler qualquer dia desses.

Cheros, Pandora.

Reply
avatar