[Devaneio] Quem tem medo de clássicos?

14:30 11 Comments A+ a-


Em uma conversa muito produtiva com a Alê (Twitter), resolvi fazer um post onde pudesse falar um pouco mais sobre clássicos literários e o medo que cerca a leitura dos mesmos. Confesso que como leitora, existem alguns livros que jamais parei para ler por medo. Medo de ser uma leitura chata, que seja cansativa e eu abandone, e o pior de todos: medo de não conseguir acompanhar a leitura por falta de conhecimento.

O que se vê atualmente no cenário literário, principalmente na blog esfera, são muitas leituras dos novos gêneros, porém pouco se vê menções à grandes clássicos da literatura como: Crime e Castigo, A Divina Comédia, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O nome da Rosa, e assim
por diante. A leitura contemporânea é maravilhosa, mas há de se concordar comigo que é preciso ter conhecimento do que veio antes, até para que possamos saber de onde surgiu tantas ideias maravilhosas que vigoram atualmente dentro deste cenário.

Muitas pessoas deixam de se debruçar sobre obras maravilhosas apenas por medo, ou preguiça, da linguagem que alguns escritores usaram. Ou até mesmo porque a leitura parece ser um pouco mais truncada que a leitura atual. Mas, será que no final esse esforço não valeria a pena? Lembro-me bem como quando terminei a leitura de Norte e Sul da Elizabeth Gaskell (Resenha), como tinha visto a época da revolução industrial de um outro ponto de vista. Os clássicos nos dão esse poder de discernimento sobre acontecimentos do passado que refletem no presente da sociedade.

Há quem diga que sem o passado não seríamos nada. Então por que na literatura estamos deixando ficar no esquecimento os livros do passado? Uma confissão que preciso fazer é: Eu tenho MUITO medo de clássicos! Sim. Tenho medo de não acompanhar a leitura, dos termos usados, as notas de rodapé, e até mesmo, de não ter certo conhecimento prévio que a obra irá demandar. Mas querem saber? Nos últimos tempos li dois clássicos, um bem pesado, confesso que precisei dar umas pesquisadas. No fim, foram leituras muito boas, que me trouxeram um enriquecimento enorme e que não foi esse bicho de sete cabeças que todos acham ser os clássicos.

Um dos meus maiores medos literários é: Guerra e Paz. Então, a meta deste ano é ler, pelo menos, o primeiro volume dessa estória. Apesar de estar morrendo de medo, estou muito animada e mal posso esperar para resenhar ele aqui no blog. Espero que este Devaneio tenha aguçado a curiosidade de vocês por clássicos, afinal conhecer o passado literário é tão gostoso quanto conhecer os mais novos lançamentos de todas as editoras.

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

11 Comentários
Comentários

11 comentários

Write comentários
11 de abril de 2014 14:37 delete

Acho que o maior medo de ler clássicos se dá pela imagem que foi associada aos mesmos. De que são leituras obrigatórias e difíceis. Ninguém gosta de nada difícil e obrigado, portanto as pessoas costumam dizer que não gostam antes mesmo de experimentar.

memorias-de-leitura.blogspot.com

Reply
avatar
11 de abril de 2014 15:21 delete

Rayyyyyyyyyy eu comprei Guerra e paz <3 Edição da Cia das Letras!!
Quero mt ler Norte e Sul da Elizabeth Gaskell , adoro o contexto da revolução industrial!
Parabéns pelo post!!Ótima reflexão!
E mandem os Clássicos!!!

Reply
avatar
Alessandra
AUTHOR
11 de abril de 2014 15:23 delete

Ray, tenho certeza que você não é a única que tem o pé atrás com esse tipo de obra. Interessante você ter mencionado o medo de "não ter conhecimento suficiente" para acompanhar o conteúdo da leitura, mas no final das contas acho que isso é uma das coisas mais bacanas dos clássicos, eles nos fazem correr atrás do conhecimento, e ao final da leitura, percebemos quantas coisas novas aprendemos, como mudamos nosso modo de ver as coisas e o melhor, os clássicos nos proporcionam a oportunidade de aprender História de uma forma agradável e não obrigatória. O contexto histórico e o ponto de vista dos personagens nos são apresentados naturalmente e descobrimos até mais do que nos é ensinado na escola.
Dá medo sim, toda grande experiência provoca esse receio inicial, mas só os que se aventuram a seguir em frente na leitura saberão o quanto vale a pena! <3
Parabéns pelo texto, excelente reflexão!!

Reply
avatar
11 de abril de 2014 15:25 delete

Fabi, tenho certeza que você vai amar Norte e Sul! A Elizabeth Gaskell era uma mulher à frente do seu tempo, e sua visão social e econômica eram incríveis. Um dos melhores livros que já li!

Reply
avatar
Ray Pereira
AUTHOR
11 de abril de 2014 15:54 delete

Ai gente, a Alê sabe que sou suspeita pra falar de Norte e Sul. Essa obra me pegou pelos pés, mãos e corpo todo. A reflexão do livro me deixou estarrecida. Recomendo demais! Obrigada pelos comentários meninas! <3

Reply
avatar
11 de abril de 2014 16:30 delete

Oi Ray,
Eu morro de medo de ler clássicos. Tenho medo da linguagem e medo de ser massante.
Tnho vergonha em dizer que nunca li Jane Austen, isso é uma heresia de minha parte.
Pra não dizer que nunca li nada a respeito, quando estava no ensino médio eu li, mas ali eu era por obrigação e não gostei de 90% dos livros. Quem sabe se hoje eu desse oportunidade para eles novamente seria diferente.
Quero mudar, quero ler clássicos, mas e tempo pra isso? Tempo para ler tudo que tenho na minha estante? É complicado.
Adorei o post.
Bjuss!
Katielle
leituramaravilhosa.blogspot.com.br

Reply
avatar
Ivana Montiel
AUTHOR
11 de abril de 2014 20:59 delete

oii Ray, tudo bem ?
Aii esse post me fez lembrar dos tempos de colégio. Eu fui obrigada a ler Memórias Póstumas d eBrás Cubas e lembro que não entendi nada, achei super difícil e fiquei traumatizada (mesmo tendo amado O Cortiço).
Preciso me livrar desse trauma. Quem sabe teu post me da inspiração (e coragem) pra ler um clássico tb né? Gostei da idéia.

Beijos, Ivana

http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

Reply
avatar
11 de abril de 2014 23:29 delete

Nossa, Ray, eu nem sei o que falar em relação a isso. Confesso que eu não sou a pessoa mais especializada ou recomendada para falar sobre clássicos, mas os poucos que eu li, eu amo. No momento estou endo um grande clássico da literatura e que se tornou o meu preferido, Os Miseráveis. Mal posso esperar para falar mais sobre clássico com você.

Att,
V. I. Neves

Reply
avatar
12 de abril de 2014 00:28 delete

Sempre quis muito ler clássicos, mas como você também tenho um pouco de medo e receio, principalmente por medo de achar eles chatos. Dos clássicos brasileiros pode-se dizer que não li praticamente nada, mas do pouco que li posso dizer que estava totalmente errada. Claro que eles não são super empolgantes como os livros contemporâneos e tal, mas são legais e tem um ponto a seu favor, historicidade. A melhor maneira de aprender história é lendo clássicos. Minha autora clássica favorita é a Jane Austen, simplesmente amo tudo o que ela escreveu e posso dizer que os livros dela são fantásticos e não tem nada de chatos... toda aquela crítica social, intrigas, dramas e romances <3
Quero muito ler mais clássicos, mas se você for ver é bem difícil encontrá-los hoje em dia... Quase não há nos sites para comprar e cada vez mais eles estão sendo substituídos nas bibliotecas. Um clássico da pesada que gostaria de ler é Ulisses de James Joyce, também quero me desafiar a ler A Divina Comédia e algo de Dotoievski.
Beijos! Adorei o texto, super bem escrito *-*
http://vanille-vie.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Flávia
AUTHOR
12 de abril de 2014 14:13 delete

Também já tive medo de clássicos sabe? Até que li alguns livros do Júlio verne e um do Dostoiévski, e vi que nem todos seriam um bicho de sete cabeças. Agora estou lendo um dos livros da Jane Austen e apesar de a linguagem ser um pouco mais rebuscada do que estou acostumada, estou conseguindo acompanhar a estória bem tranqüilamente. Enfim, meu sonho de infância é ler Guerra e Paz, desde os 11 ou 12 anos quando li um livro no qual a protagonista estava lendo esse livro, fiquei com vontade de saber como era essa estória, e apesar de já ter adquirido os dois primeiro volumes, ainda estou criando um pouco de coragem de lê-lo. Rs

Thoughts-little-princess.blogspot.com

Reply
avatar
Ju LiteRata
AUTHOR
17 de abril de 2014 12:29 delete

Oi Ray, sabe que concordo com você, há de se deixar o medo de lado e mergulhar nos clássicos. Infelizmente, ou felizmente, não tenho tido muito tempo para eles por causa dos livros de parceria. Mas sua postagem até que me deu a ideia de fazer um desafio para mim mesma, em que eu lerei um clássico ao menos por mês. Será que consigo? Afinal de contas me falta tempo entre faculdade e leituras para o blog, mas com certeza irei tentar! http://blogliterata.blogspot.com/

Reply
avatar