[Resenha] Vamp_Eros - Vários Autores

10:30 5 Comments A+ a-


No livro Vamp_Eros somos apresentados a 12 contos de autores nacionais que retratam de alguma forma o universo vampiresco. Alguns anos atrás, a febre foi, sem sombras de dúvidas os vampiros, porém aqui nada brilha e muito menos é tão bonzinho quanto estamos acostumados. O livro retrata essa paixão louca que os humanos sempre sentem pelos seres, ou ao menos era isso que o subtítulo do livro prometia. Apesar de não cumprir no setor romance, o que foi prometido, os contos não deixam nada a desejar. Desde a primeira página o leitor se dá conta que o livro não vai ser nada leve nem engraçado. São contos bem escritos, muito bem ambientados e que levam ao leitor desde cidadezinhas do Brasil, até grandes centros londrinos.

Percebi que o livro não ia ser romântico logo no primeiro conto. A estória de uma vampira que usa a internet para arrumar 'encontros' que se tornam sua próxima refeição. Em um daqueles lugares onde se conhece várias pessoas que pretendem arrumar um encontro ela topa com um policial que foi devastado pela perda de sua esposa e filho. Seu único objetivo de vida, agora é caçar essas  criaturas que andam a solta em todo o mundo. Bem, o final é digamos assim, inesperado, ou ao menos foi para mim. Daqui para frente só me surpreendi com o que vieram dos outros contos.
"Muitas moças bonitas frequentavam o lugar, loiras-stiletto e morenas-chocolate, mas ela... como dizer? Lili fazia ferver os homens."
Um dos que mais me marcaram também é a descrição de uma dessas criaturas sobre como é ser um vampiro, na verdade é uma descrição bastante biológica de todo o processo. Foi bizarro de um modo incrível, pois enquanto todos sabem da biologia básica humana, quase nada se sabe sobre esses seres. Daí, partimos para um conto que fiquei bem triste com o final, pois o vampiro era realmente apaixonado, mas ele era um comunista e mereceu o fim que teve. E ainda temos espaço para um conto bem erótico e gay! Sim, um conto gay muito bem escrito e nada vulgar.
" - Eu vejo um vampiro como um ser complexo. Imagine a vida de alguém condenado a viver para sempre, a se alimentar de seres humanos, mesmo que se sinta culpado. Condenado, talvez a sugar o sangue das pessoas que ama. Como seria a vida de uma criatura assim?"
O que mais me chamou atenção nesse livro foi o fato de que para se fazer boas estórias não precisamos de milhares de páginas, pois todos os contos retratados nessa obra de menos de 200 páginas, são maravilhosas e com ótimas prerrogativas, que não deixam pontas soltas. Outro extra que o leitor tem é uma pequena biografia de cada autor antes do início do conto, sendo assim, se ele quiser ler mais trabalhos daquele autor, está tudo ali. Além disso, a diagramação interna conta com várias ilustrações durante o decorrer de toda a obra. Um prato cheio para quem gosta de desvendar arte e se deliciar com ela.
"O corpo é condenado à morte. Aos condenados não se nega o último desejo. Uma vez que não sabemos quando vamos morrer, qualquer desejo pode ser o último."
Esse foi o primeiro livro de contos que li com a finalidade de resenhar para vocês, e acho que consegui passar aquilo que queria. Infelizmente não dá para falar sobre cada um dos 12 contos, porém dá para enfatizar que a obra é maravilhosa e uma excelente opção para quem gosta desses seres das trevas. O livro é curtinho, fácil de ler, ótimas estórias e envolvente. Classifiquei ele como quatro estrelinhas e marquei vários autores encontrados nele como possíveis próximas leituras.

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

5 Comentários
Comentários

5 comentários

Write comentários
Alessandra
AUTHOR
15 de março de 2014 12:32 delete

Gosto de histórias de vampiros maus, ou que ao menos não fiquem focados naquele romance incrivelmente doce, então acho que vou gostar bastante deste :D

bjs
http://www.confraria-cultural.com/

Reply
avatar
16 de março de 2014 15:05 delete

Oie, tudo bom?
Sobre vampiros eu li apenas a Saga Crepúsculo e Híbrida. Não tenho costume de ler livros de vampiros, mas esses contos parecem ser bem interessantes. Meu único problema é que sempre tenho a impressão de que falta história nos contos.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Laura
AUTHOR
17 de março de 2014 13:19 delete

Adoro contos, e vampiros. Por tanto como vc falou, prato cheio.
Gostei da resenha e soube fazer tudo certinho porque 12 contos é tenso.

Reply
avatar
Patrícia
AUTHOR
17 de março de 2014 13:25 delete

Raaaaaaay não gosto de vamps, mas a prerrogativa do livro é boa, e é da nossa terrinha. Acho isso importante.

Reply
avatar
18 de março de 2014 14:25 delete

Não conheci a o livro e achei a capa um pouco estranha e não sei se leria, pois não sou fã de contos. Mesmo você dizendo que são bons, eu sempre fico com a sensação que falta estória por serem curtos. Por enquanto eu não leria.

Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com

Reply
avatar