[Resenha] Por Trás da Escuridão - Chirlei Wandekoken

11:00 6 Comments A+ a-



Quando a bem sucedida Ana, uma mulher de 34 anos com dois filhos para criar, se vê sem seu emprego dos sonhos, sabe que vai ter que aceitar o que vier pela frente para voltar a dar um mínimo de conforto para seus filhos. Essa é basicamente o início da estória com a qual o leitor se confronta nesse livro. De autora nacional, Por Trás da Escuridão se passa, quase inteiramente, no interior de Minas Gerais, cenário que a maioria dos leitores não está acostumado a ver nos livros com estória contemporâneas. Apesar de ser uma estória atual, ela se mescla com o passado de tal forma que não dá para anular isso.

Ana era publicitária, e nunca preocupou-se com dinheiro, ou melhor, a falta dele. A mesma é até um pouco soberba ao relatar esse fato exatamente dessa forma no início do livro. De repente, ela se viu sem emprego, sem amigos e até mesmo sem um teto. Seus filho e ela passam por uma situação financeira bastante delicada e isso a leva a aceitar um emprego muito suspeito. O tal emprego é como acompanhante de uma idosa, dona Maria Helena, que de doce não tem nada. Ela é arisca, gosta das coisas do seu modo e não vai facilitar a vida da Ana. Aceitando o emprego, ela deixa tudo para trás, inclusive seus filhos, o que me assustou um pouco, pois por mais necessitada que a mesma estivesse, uma mãe sempre fica bastante relutante em separar-se de seus filhos. Mesmo assim, Ana embarca nessa aventura.
Ana, minha doce e linda Ana, o amor é sacrificial. É decisão. Decide-se amar e pronto. Já a paixão é fogo incontrolável, indomável, loucura mesmo, mas também é dor.
Quando chega na fazenda da Família Montenezzo, Ana percebe que as pessoas que moram ali têm uma maneira estranha de se relacionar. O amor que deveria existir, não está em parte alguma. Rodrigo, filho de dona Maria Helena logo se interessa por Ana, e ambos em pouco  tempo conseguem se tornar muito próximos, porém, apesar do amor claro de Rodrigo pela Ana, essa interessa-se mesmo pelo médico dos arredores, Eduardo. O Amor aconteceu para ela novamente, mas o destino apronta muuito antes que ambos possam dedicar-se a serem felizes. E enquanto eles lutam para conseguir isso, vários personagens vão surgindo no livro. Tantos, que o leitor fica um pouco tonto, mas logo percebe-se que eles são necessários e que têm suas funções.

A autora consegue amarrar bem o enredo, porém como leitora, senti certa dificuldade de me prender a estória. Ela faz várias referências à Época de Ouro dos Barões do Café e a fatos históricos. Fica claro desde a primeira página da obra que a autora irá mergulhar, junto com o leitor, em vários momentos da trama, num universo do passado. Outro ponto que deve-se ressaltar é a excessiva descrição da autora durante a estória, o que é um fato bom, pois ela transporta o leitor, com bastante facilidade para aquele universo. Seja presente, ou o passado. Rodrigo é um personagem bastante misterioso, e em algumas passagens da trama o leitor descobre que ele realmente gosta de esconder certos fatos das pessoas. Já Eduardo, o amado da Ana, também não fica atrás em questão de caráter, já que ele na hora do compromisso sempre pula fora.

Entre voltas, reviravoltas e vários, muitos, excessivos, acontecimentos, o leitor vai se enredado na trama que conta a estória da Ana e espera que algo mais eletrizante aconteça, na verdade o leitor fica com medo que algo assim aconteça, já que o livro é uma constante. E quando isso acontece, leitor espanta-se, já que até tal ponto a autora não se mostrava propícia a ter esse tipo de escrita, porém quebra a monotonia da estória. Mesmo que após isso a constante volte, o leitor sente-se revigorado para prosseguir com a leitura até o fim. Para quem gosta de drama com partes históricas, o livro é uma boa pedida.

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

6 Comentários
Comentários

6 comentários

Write comentários
Luiza
AUTHOR
19 de março de 2014 12:31 delete

Conhecendo esse livro agora, pareceu ser interessante ;)
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Reply
avatar
D e s s a
AUTHOR
19 de março de 2014 18:43 delete

Olá! Li a resenha e a sinopse, e não consegui me agradar do enredo... ):
Porém, sua resenha ficou ótima, você falou muito bem sobre o que se trata a história.
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br

Reply
avatar
20 de março de 2014 17:10 delete

Não é muito meu estilo de leitura, mas é brasileiro, e ando precisando ler mais livros nacionais, acho que vou encarar haha. Amei a resenha.

Beijinhos
http://booksandflowers.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Luan Sampaio
AUTHOR
20 de março de 2014 19:56 delete

Oi , oi !
Não conhecia o livro , mas ficou bem interessante na sua resenha ( ficou maravilhosa )
Bom fiquei louco pra ler agora mesmo haha
Espero gosta-lo :3
Amei a resenha ²
Beeeijos !
Vem visitar meu cantinho :3 http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/2014/03/da-boca-pra-dentro-de-yohana-sanfer.html

Reply
avatar
Ivana Montiel
AUTHOR
20 de março de 2014 23:54 delete

Oii Ray, tudo bem?
Nossa, amei sua resenha, tá super bem explicadinho. Embora não faça meu gênero de livro, quem sabe mais pra frente eu leia. Tenho receio de achar ele confuso já que vc diz que a autora joga bastante coisa, personagens, fatos, presente, passado, ao longo da história, mas... por ser nacional, é uma boa pedida para tentar.
Ótima dica
Beijos e se cuida

Ivana
http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

Reply
avatar
23 de março de 2014 22:47 delete

Esse livro tem partes boas e ruins, algumas reviravoltas são mesmo desnecessárias e o livro se estendeu em algumas partes. Foi uma boa leitura, mas deixa a desejar em alguns momentos.

Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com

Reply
avatar