[Devaneios] Páginas branca, verdade ou mito?

20:23 7 Comments A+ a-

Olá leitores, faz tempo que não trago um devaneio louco meu aqui, né mesmo? Hoje, não é nada tenso, nem polêmico, é apenas uma observação, que acho, vocês vão gostar!



Esses dias, enquanto via um vídeo em um dos blogs de uma amiga minha, ouvi o comentário de que a leitura em páginas brancas era muito mais cansativa do que as feitas em páginas amarelas. Achei que era apenas conversa fiada, então me propus fazer uma experiência pessoal: observar a evolução da minha leitura em páginas brancas e a rapidez com a qual eu me cansaria.

Eu não sei se alguém já se propôs isso, ou se já se questionou com relação a coloração das páginas. Quando assisti ao vídeo até comentei com essa minha amiga que a leitura em página branca ou amarela para mim, não tinha diferença, pois até então eu não tinha observado bem. Antes de relatar o que aconteceu comigo, eu queria falar aqui sobre uma coisinha quase igual: luzes.

Levando em conta que desde a iluminação há uma diferença na hora de se sentir bem, seria provável que isso ocorresse nas páginas impressas, certo? Sim, a luz amarela passa
um 'ar' de relaxante, isso é comprovado, inclusive alguns arquitetos indicam a luz amarela para ambientes em que não há necessidade de trabalho. A luz branca, ou mais conhecida como luz fria, é indicada para ambiente como cozinha, ou área de serviço, onde claramente ocorra trabalhos.

Mas aí, vocês me perguntam: Ray, o que isso tem a ver com páginas de livros? E eu vou tentar expor em poucas palavras para vocês. Voltemos para minha experiência de páginas brancas x Amarelas. Preciso confessar que quando li, recentemente um livro com páginas brancas quase tive um surto, porque notei que não conseguia ler metade do que conseguia com as amarelas. Foi um susto para mim, mas percebi que não era conversa.

Assim como as lampadas, a cor das páginas altera o modo como nossos olhos se cansam, sendo as brancas mais rápido o cansaço e as amarelas mais relaxantes. Quando terminei o livro de páginas brancas faltou pouco para surtar e dizer que jamais iria ler um outro título que viesse impresso dessa forma, mas desisti, porém para mim é fato comprovado que páginas brancas são o terror de toda blogueira. E vocês, o que acham? Já notaram a diferença?

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

7 Comentários
Comentários

7 comentários

Write comentários
19 de agosto de 2013 21:30 delete

Confesso que nunca parei para observar! Farei isso e depois passarei aqui para comentar...

Abraços, Isabela!

www.universodosleitores.com

Reply
avatar
Alessandra
AUTHOR
19 de agosto de 2013 22:31 delete

Ray, mandou bem na explicação 'arquitetônica' da iluminação. Você tem toda razão, a luz branca é extremamente estimulante e pode ser cansativa para os olhos, por isso o mais indicado para os quartos de dormir, por exemplo, é a luz amarela (tipo incandescente). Tanto que os fabricantes das fluorescentes, que são conhecidamente mais econômicas, desenvolveram fluorescentes com a cor amarela como das incandescentes, só que consumindo muito menos energia.
Bom, sobre as cores das páginas, acredito que a lógica seja a mesma, já que o branco é a cor que mais reflete luz, portanto, cansa mais a vista.
No entanto, talvez em ambientes mais escuros, justamente por ter essa característica, elas sejam mais adequadas. Elas provavelmente irão refletir melhor a pouca luz do ambiente e permitir que os olhos consigam ler sem forçar tanto a vista. :)

Reply
avatar
19 de agosto de 2013 23:09 delete

Eu disse que fazia diferença. kkkkkkkkkkk
Não consigo ler folhas brancas a noite, me da dor de cabeça. Quando preciso ler um livro folhas brancas é só de dia e de noite leio outro. Só assim da certo.

Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com

Reply
avatar
20 de agosto de 2013 11:48 delete

Eu notei a diferença logo que comecei a ler obras nessas duas formas. As páginas amarelas são bem melhores; nas brancas parece que a luz bate na página e volta é muito incômodo. Imagina ler um pocket assim? Piorou. rs. Acho que as editoras hoje em dia estão pensando mais nisso, o que é ótimo. :)

::De Frente com os Livros::

Reply
avatar
20 de agosto de 2013 13:52 delete

Mas o queeeeeee???

Toda a diferença Ray!!! A "balzaca" aqui menina, só lê páginas amarelinhas :D

Comprei o box do HP pro meu filho e pra minha tristeza(que quero ler HP tbm) as páginas são brancas!!!! ahhhhhhhhh que ódio!!!

Reply
avatar
22 de agosto de 2013 20:52 delete

Definitivamente páginas brancas são muito mais cansativas do que as de pólen. Recentemente eu reli a minha coleção de as Brumas de Avalon, que infelizmente são em páginas brancas, e eu tive uma dor de cabeça agudíssima. Mas isso não me fez parar de ler livros em impressões inferiores. Afinal, todo livro é uma cultura a mais no curriculum.

Att,
V. I. Neves

www.solsticioeequinociooficial.blogspot.com.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de maio de 2016 16:54 delete

Uma das maiores decepções da minha vida é comprar um título e o mesmo vir impresso em folhas brancas, nisto já fica claro minha opinião.

Reply
avatar