Resenha: Métrica - Colleen Hoover

11:17 15 Comments A+ a-


Como começo algo que nem eu sei por onde começar? Bem, indo por eliminação, vou fazer uma pergunta que espero ser respondida antes que prossigam com a leitura da resenha: O que é mais importante para você, a vida ou a morte? Aqui não existe resposta certa ou errada, apenas adequada para determinado momento. Métrica trata de ambos os assuntos com tamanha sutilidade que chega a ser espantosa, por acaso esta foi a primeira vez, neste ano, que fiquei tão apegada a uma obra. Talvez seja minha transferência, junto com a da Lake...

Ao começar a ler o livro, achei que seria algo tocante, entretanto, ele não é apenas tocante, mas chocante e em alguns momentos até mesmo agressivo. Não agressivo fisicamente, psicologicamente. Em encontros e desencontros de amor, morte e vida se desenvolve a estória de duas famílias marcadas pela tragédia, ou não, que é a morte. Enquanto vários acontecimentos são desencadeados um grande, lindo e proibido romance se passa.

Lake acabou de perder o pai, a casa e toda sua vida que tinha no Texas quando sua mãe, Julia, resolve que irão se mudar para Michigan. Ainda com feridas abertas da morte de seu pai ela conhece Will, seu novo vizinho, e apartir daquele primeiro encontro sente que algo mudou
 dentro dela. Will também tem suas marcas deixadas pela morte, mas ele as superou e agora tenta levar uma vida o mais normal possível, sendo 'pai' de seu irmão mais novo. Kel e Caulder são irmãos de Lake e Will respectivamente, assim como os últimos, eles começam uma linda relação de amizade a primeira vista, o que será crucial no decorrer da estória.

Não dá para fugir para outra cidade, outro lugar, outro estado. A coisa de que a pessoa está fugindo, seja ela qual for, vai junto com ela. E fica com ela até a pessoa descobrir uma maneira de confrontá-la.

Sabe quando você acha que sua vida está perfeita e que felizmente ela finalmente começou a dar certo após um longo, muito longo, tempo sem nenhuma felicidade? É esta a sensação que o livro passa nas primeiras 40 páginas, quando Will e Lake começam a se conhecer e o leitor identifica logo de cara a afinidade que aquele casal exala. Então, como a morte, sorrateiramente tudo muda. É incrível como um simples fato de encontrar Will no corredor de seu colégio desencadeia uma série de momentos infelizes e chorosos.

O livro não é triste, não mesmo. O livro é uma linda lição de vida aprendida por mim e tenho certeza, que será aprendida por aqueles que o ler. A vida não é perfeita e nós temos que aceitar o modo como ela segue tentando bater de volta nela e dar seu melhor. E é exatamente sobre isto que o livro aborda tão majestosamente. Me senti cativa desta obra desde as primeiras páginas, quando se desenrola o romance de Will e Lake, até as últimas, quando a autora mostra que tudo na vida tem jeito, até mesmo a morte.

Não foi a morte que deu um murro em você, Layken. Foi a vida. A vida acontece. Merda acontece. E acontece muito. Com muita gente.

Métrica foi para mim, assim como No Limite da Atração, um modo de me fazer acordar para algo que estava dormindo dentro de mim: A vida. A vida que nos resta, a vida que nunca para, a vida que um dia vai virar a morte. Me faltam palavras para expressar tamanha beleza deste livro. Dos poemas que neles são lidos, porque sim, Will é apaixonado por poesia, não bastava ele ser lindo, perfeito, integro, atencioso e tudo mais. Ele tinha que gostar de poesia. A trilha sonora do livro então, parece que foi feita especialmente para ele. Perfeita.

Será que ele está falando sério? Um cara que é gato, me faz rir e adora poesia? Acho que estou precisando de um beliscão. Ou não... Vai ver é melhor não acordar.

Já notaram que elogios são infinitos vindos de mim, certo? Métrica realmente entrou para a lista de livros que não empresto, não risco e não saí da minha cabeceira! Espero que gostem e reflitam tanto quanto eu enquanto o lia.

O livro tem duas continuações, sendo o segundo um ponto de vista do Will, e o terceiro o futuro deles:

2. Point of Retreat (2012) - ainda não publicado no Brasil.
3. This Girl (2013) - ainda não publicado no Brasil

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

15 Comentários
Comentários

15 comentários

Write comentários
nathy gouveia
AUTHOR
11 de julho de 2013 11:21 delete

OHHH
Comecei a ler esse ontem....espero amar a leitura!

Reply
avatar
11 de julho de 2013 12:17 delete

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHhh
finalmente uma resenha GRANDE da Ray!!!!!!!!!!!!!

Segredinho meu Ray.... adorooooo resenhas grandes!!!

Vou ler, fiquei curiosa!!!

Bjoooo

Reply
avatar
Neriana Rocha
AUTHOR
11 de julho de 2013 13:46 delete

Oi, Ray! :) Tudo bem?
Bem, acho que o que seria mais importante para mim, seria a vida... ou a morte... sei lá... que pergunta difícil... Hehehehehehe!!!
Gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa em relação ao livro. :)
Beijos!

Café com Leituras!
http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Karen Costa
AUTHOR
11 de julho de 2013 16:00 delete

Adorei a resenha, eu já tinha visto algumas antes, mas a sua me deu mais vontade de ler o livro. Fiquei curiosa rs

Te indiquei para uma tag lá no blog (:
http://viajandonaestante.blogspot.com.br/2013/07/tag-alfabeto-literario.html

Beijos
Karen Costa

Reply
avatar
Luara Cardoso
AUTHOR
11 de julho de 2013 16:29 delete

E essa resenha só me serviu para querer ler ainda mais esse livro. Nossa, ele parece ser PERFEITO. Se ele me conquistar um pouco como No limite da atração, tenho certeza que eu vou amar esse livro em todos os aspectos possíveis. <3

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Reply
avatar
D e s s a
AUTHOR
11 de julho de 2013 19:20 delete

Não sabia que tinha continuação. :O
Adorei a resenha, já estava louca para ler, agora então... ahaha *-*
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br

Reply
avatar
11 de julho de 2013 19:45 delete

Nossa, depois de você ter implorado pra eu ler, preciso dar uma chance pro livro. Eu já tinha me interessado por ele pela sinopse e depois da sua resenha então, lerei o mais rápido que puder e espero amar também.

Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com

Reply
avatar
Paula Souza
AUTHOR
11 de julho de 2013 21:59 delete

Estou suuuuuuuuuuuuuuuuuuuper curiosa para ler esse livro!
Ótima resenha!

Bjinhos
Paula, http://psicosedaleitura.blogspot.com.br

Reply
avatar
11 de julho de 2013 23:12 delete

Uow!! Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, só a sinopse, e estava com muita vontade de lê-lo. Porém sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda, amo livros assim, com uma lição de vida. A morte é algo que marcou a minha infância, perdi meu pai com 5 anos, e cresci meio frustada com isso, porém hj em dia já superei a um bom tempo. Acredito que me identificarei com a obra. Pode ter certeza que está na minha lista.

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Blake
AUTHOR
12 de julho de 2013 16:24 delete

Oi!
Amei a resenha. OMG! Você me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro. Acho que vou ter um treco. Preciso desse livro!
Agora também fiquei curiosa com "No limite da atração" rs Ele ta aqui na estante, acho que vou ler logo.

BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/

Reply
avatar
13 de julho de 2013 08:14 delete

Ei a continuação ja lançou?

Reply
avatar
13 de julho de 2013 08:14 delete

Ei a continuação ja lançou?

Reply
avatar
16 de julho de 2013 12:00 delete

Nooossa, li ontem. Um livro desses todos precisam conhecer, muito bom1!

Reply
avatar
18 de julho de 2013 17:40 delete

amei sua resenhs! que livro incrível.
Já pedi o livro para a editora, devo receber em breve, e irei ler. ansiosa!

http://www.lostgirlygirl.com

bjos

Reply
avatar
Paula Maciel
AUTHOR
16 de agosto de 2013 23:23 delete

Essa resenha que tu fez Ray me deu uma GRANDE vontade de lê-lo! UAOSHUAOH AMEI!

Reply
avatar