SKOOB

02:01 1 Comments A+ a-


Interação e gosto pela leitura são resultados da rede social que hoje está chegando aos seus 500 mil usuários.


Com certeza muitos de vocês já devem ter usado o Orkut, provavelmente estão na moda do Facebook, e agora já devem estar de olho na próxima rede social que vai dominar daqui a uns anos. Mas, e o Skoob, vocês já conhecem? Sabem de onde ele surgiu? O que significa e seu objetivo? Pois é isso mesmo que nós vamos esclarecer pra você, agora!
Antes de mais nada, uma curiosidade: a palavra "Skoob" vem de livro em inglês, Book, mas escrita ao contrário. Você sabia disso?! E o melhor é que é uma rede social colaborativa, onde as pessoas, os usuários, é que vão construindo o universo de estantes de livros particulares. É uma rede brasileira criada pelo analista de sistemas, Lindenberg Moreira, que resolveu criar-la a partir de uma conversa entre amigos onde cada um falava sobre seu ponto de vista sobre um livro e ele achou q seria legal fazer com que essas ideias pudessem atingir mais e mais pessoas.
"...na hora eu perguntei se havia algum lugar na Internet onde fosse possível ver a opinião de outras pessoas sobre os livros, como ninguém conhecia um lugar assim, achei que seria interessante criar uma rede social onde fosse possível trocar nossas experiências literárias."
Logo no primeiro mês foram mais de 7 mil usuários cadastrados e hoje a média é de 30 mil cadastros mensais aproximadamente. O criador também ressalta o fato de que o diferencial do Skoob é que tudo que é criado tem a participação dos usuários. "O usuário, que em nosso caso é o leitor, participa ativamente da criação da mesma, por exemplo, toda nossa base de livros, hoje já está chegando à marca de 700 mil livros, foi construída pelos nossos leitores."
E é assim que o Skoob funciona: você cria o seu perfil, preenche seus dados, adiciona seus livros na sua estante virtual,  lembrando que você pode classifica-lo em de acordo com a sua leitura como "lido", "lendo", "relendo", etc e também ter a vantagem de acessar resenhar, sinopses e pontos de vista de outros leitores.
E pra estreitar mais ainda o relacionamento entre os usuários, você ainda conta com a opção de se cadastrar como um perfil PLUS, que é uma forma de fazer com que você tenha a opção "troco" quando for adicionar um livro. E isso serve para ver quando um outro usuário plus quiser trocar também. 
E essa interação não fica só entre os leitores, ela vai até os autores e as editoras. São realizados encontros  entre usuários, para lançamentos de livros, onde, através do Skoob e seus grupos, você interage e se informa sobre tudo que vai acontecer nos eventos.
Olha só o que o Lindenber falou sobre o efeito dessa interação cultural e fique com mais vontade ainda de entrar nessa onda: "Todos os nossos usuários dizem que o Skoob incentiva a leitura, e que começaram a ler muito mais depois de participar da rede. Me coloco como exemplo. Sempre li bastante, porém a maioria dos livros eram técnicos e ligados à minha área profissional, depois de conhecer algumas pessoas no Skoob e conversar com elas, acabei tendo curiosidade em ler livros e conhecer autores que antes nem sabia que existiam, acabei ficando totalmente apaixonado por Kafka, Nietzsche, Saramago, Oscar Wilde e vários outros. Sem o Skoob eu não teria conhecido estas pessoas que me mostraram o lado mágico de um bom livro."
Para que você possa criar sua conta basta entrar no endereço http://www.skoob.com.br/ e se cadastrar, e, o melhor, você pode linkar seu perfil do skoob coma sua conta do facebook do Facebook ou do Twitter. Quanto mais redes você relacionar ao seu perfil Skoob, mais pessoas vão conhecer esse universo de livros e poder dividir suas experiencias literárias.
Comece agora sua estante!

1 Comentários
Comentários

1 comentários:

Write comentários
9 de maio de 2013 12:55 delete

Postagem bem curiosa, ñ tinha percebido a semelhança de skoob com books!!!! o.O rsrrsrsr
Valeuuuu

Reply
avatar