Resenha: Do Seu Lado - Fernanda Saads

14:25 4 Comments A+ a-


Esse livro foi a primeira leitura nacional que fiz há muitos anos. Como a maioria dos leitores, sou um pouco traumatizada com aquelas leituras nacionais obrigatórias durante o ensino médio. Isso me fez ver os livros de autores brasileiros como chatos um dever. Não um prazer.

“Ser alguém que você não é pode fazer os outros felizes. Mas, e quanto a você?”

Confesso que fiquei assustada com o quanto me empolguei ao notar que tudo que a Fernanda escreve é tão próximo a nossa realidade. Quando ela falou do forró e da festa na roça, consegui
 visualizar perfeita como seria aquela festa nos padrões brasileiros. O que não notamos é que mesmo que conheçamos os costumes americanos, nunca poderemos entender realmente, como quando o livro fala sobre situações que estão engajados dentro da nossa cultura.

“Deve ser fabuloso ter alguém que se empenhe tanto para fazer você feliz. Por mais que seus desejos sejam incomuns. Talvez isso seja o mais próximo da felicidade. Será que algum dia vou viver isso?”

A estória do livro é simples, mas cativante. Contudo não posso dizer o mesmo da Sarah, a personagem principal. Ela é um pouco tapada e muito previsível. Ela é melhor amiga de Igor, que a ama desde sempre. Contudo ela não esquece Bruno, o ex-namorado que a traiu e ainda a fez escutar tudo. Igor é totalmente o tipo de cara que qualquer menina ama: nerd, usa óculos, super fofo e atencioso. Entretanto, aparentemente não é o que a Sarah quer.
— Vó… — eu sento ao seu lado.
— Diga, querida.
— Como é amar alguém pela vida toda? — pergunto, baixinho.
Ela olha para cima como se estivesse rememorando. Depois dá um longo suspiro.
— É a melhor sensação que alguém pode ter na vida — ela responde. — É como gostar de comer o pão daquela padaria da esquina e saber que eles nunca vão trocar de padeiro.
Momentos que valem uma ressalva são os que a Sarah manda mensagem para sua psicanalista. Essas partes quando não são engraçadas são, no mínimo, legais. Amei o livro, sinceramente derrubou o que eu pensava sobre a leitura nacional e ampliou meu horizonte para me jogar nesse novo setor. Estou muito curiosa sobre outros livros da Fernanda, que se provou uma boa escritora e que me fez querer ter uma coleção de todos os livros que ela lançar. Eu não indico o livro, eu super indico.

Jornalista, taurina, viciada em livros, filmes, seriado e em conhecer novos lugares. Adora estudar inglês e acha que essa deveria ter sido sua língua mãe.

4 Comentários
Comentários

4 comentários

Write comentários
22 de maio de 2013 19:56 delete

Solicitei esse livro esta semana. A capa não me chamou muito a atenção, mas a sinopse e as resenhas sim. Adorei saber que ele é bem parecido com a realidade, livros bons são aqueles que a gente consegue trazer algo para o nosso mundo. Bom, eu acho.

Bjs, @dnisin
www.seja-cult.com

Reply
avatar
Mariana Gomes
AUTHOR
23 de maio de 2013 22:07 delete

Uau, realmente parece ser um bom livro, mesmo que a capa não tenha chamado minha atenção.

Beijos,
biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de junho de 2013 18:17 delete

Eu adorei o livro e li depois de ler essa resenha. Vim aqui só pra agradecer. :)

Reply
avatar