Resenha: @mor - Daniel Glattauer

12:10 1 Comments A+ a-

Adquira o livro nas livrarias:
Saraiva
Cultura
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos.

A história começa por acaso, quando a Emmi Rothner tenta cancelar uma assinatura de revista e envia o email para o endereço de Leo Leike. Ele está passando por um período não muito bom após um divorcio e resolve responder, de forma nada convencional, à Emmi. A partir daí, um romance se tece da forma mais espetacular que já li.

"Eu não sei se você é como aquele que escreve. Mas se você for apenas uma parte daquele que escreve, então você já é alguém muito especial."

O que chamo atenção para esse livro é o fato de que ele é completamente escrito por emails. A relação entre Emmi e Leo é completamente platônica. Ela é casada, mas se sente insegura e inclinada a seguir com o sentimento de excitação que sente ao trocar emails com Leo. A narração do livro é extremamente estimulante e viciante. Você não consegue uma pausa até que tenha virado a última página.
“Penso muito em você, de manhã cedo, ao meio-dia, no fim da tarde, à noite, entre esses horários, e logo antes e depois deles — e também durante eles.
Com todo o carinho, Leo.”
O casal vive encontros e desencontros e várias ‘reuniões’ imaginárias narradas por emails. O engraçado é que mesmo sabendo o que ambos querem, eles relutam em encontrar-se e quando marcam, algo dá errado. Emmi tenta esconder do marido que está trocando emails com outro homem e questiona-se diariamente a razão pela qual o está traindo. Enquanto Leo tenta se desvencilhar de Emmi, que não o dá razões para acreditar que algo, além de trocas de emails, possa acontecer entre eles. 
“O tempo todo a gente adequa nossos sentimentos às circunstâncias, poupa aqueles a quem amamos, interpreta as centenas de pequenos papéis do dia a dia, pesa as coisas na balança, a fim de não pôr em risco a estrutura geral, afinal a gente também faz parte dela.”
Esse é o primeiro livro, de dois, que conta a história desse casal em seus encontros e desencontros. Ele nos faz questionar até onde vão os valores de cada um e o que é certo e errado na linha tênue entre o platônico e o real. Leitura atual e obrigatória para aqueles apaixonados por intelectualidade e boa história.

Perfil do blog Porre de Livros. Se gosta de ler, você está no lugar certo. 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais: 
Twitter: @_raypereira / Instagram: @PorreDeLivros / Facebook: Porre de Livros

1 Comentários
Comentários

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
13 de maio de 2014 14:34 delete

Ótima resenha! Já li o livro e recomendo!!!

Reply
avatar